7 Dicas Para Comprar Seu Primeiro Trench Coat

10

É um pouco surpreendente saber que tantos leitores estão a procura de um trench coat, em parte porque se trata de um casaco pesado para nosso inverno (geralmente ameno), mas também por ser um item pouco comum nas ruas do Brasil. Contudo, tenho recebido muitos pedidos, principalmente pelo Instagram, de dicas para escolher uma peça adequada ao estilo de vida de cada um, pois então, estes são meus pitacos:

7 Dicas Para Comprar Seu Primeiro Trench Coat

Antes de pegar o cartão de crédito, dê uma lida neste post, ele fala sobre a origem do trench coat e descreve as principais características do casaco, isso vai te ajudar a identificar a peça com mais facilidade!

1 – Escolha o comprimento

A maioria das pessoas tem aquela imagem de um trench coat longo, estilo Casablanca, ou os modelos populares nos anos 80, geralmente usados sobrepostos aos ternos, mas é importante saber que existem pelo menos 3 comprimentos básicos para um casaco deste tipo:

Até o fim do quadril – Tem uma pegada mais jovem e versátil, funcionando bem com roupas casuais.

Até a metade da coxa – Um pouco mais formal, ele ainda é uma boa para quem quer algo para qualquer situação, embora seja mais quente que o modelo mais curto.

Até o joelho – Bem com cara de casaco de agente secreto, protege do frio com eficiência, mas talvez não seja o caso para nosso clima, por outro lado é perfeito para quem quer manter o terno impecável em um dia de tempo ruim.

Escolha o que acha mais funcional e, claro, que tenha relação com seu estilo.

…….

2 – Escolha a cor

O clássico cor de palha tem um charme inegável, mas outras matizes não ficam atrás, como o azul marinho, o verde militar ou mesmo o preto. Para algo mais ousado pense em cores como turquesa, vermelho, vinho, laranja, terracota ou até mesmo xadrez.

Meu conselho: antes de comprar pesquise bem as opções de cores, procure algumas referências na internet, como as que colocamos em nosso Pinterest, vai ajudar a fechar negócio. Só lembre que quanto mais neutra a peça, mais fácil de usar.

…….

3 – Escolha o tecido

Gabardine

Gabardine (foto) é o tecido original do trench coat e é quase natural que as pessoas pensem em optar por ele, pois muito do estilo do casaco se deve a sua textura e peso, além de se tratar de um material que repele água. Ainda assim acho interessante pensar nas alternativas principalmente para o nosso clima. Um casaco de tecido leve pode ser usado mais vezes, o que melhora consideravelmente seu custo benefício.

Trench coat Burberry de nylon

Com um pouco de paciência você consegue encontrar trench coats ou casacos muito similares feitos com sarja leve, nylon, jeans e moletom.

Também é uma boa ideia dar uma olhada na etiqueta na hora da compra, saiba se o tecido parece ser uma coisa, mas na verdade é outra.

…….

4 – Saiba lidar com o trench coat

Ao comprar um trench coat você meio que adquire todo um lifestyle junto. Explico: tem que se acostumar com a ideia de usar um casaco por cima de toda a roupa; adotar um visual um pouco fora do comum no Brasil; lidar com o abotoamento duplo e a cinta que pode ser afivelada, amarrada para trás ou simplesmente retirada da peça; lembrar que para alguns ambientes fechados o casaco é ligeiramente exagerado, então o melhor é deixá-lo no guarda volumes ou chapelaria, etc.

Por que eu estou dizendo isso? Porque esses elementos vão te ajudar a escolher entre um trench coat ou algo similar, mas mais simples.

5 – Caimento é fundamental

Nos anos 90 um trench coat tinha tecido suficiente para fazer 3 peças no caimento atual. Felizmente essa silhueta ficou para trás, o casaco atual é elegante, levemente acinturado e sem sobras desnecessárias, mesmo assim é inteligente deixá-lo confortável no corpo, não compre nada muito justo, pois não conseguirá vesti-lo sobre uma jaqueta, blazer ou blusa de lã grossa.

6 – Atenção ao acabamento

Da costura ao forro, todos os detalhes são importantes no trench coat. Preste atenção na qualidade de botões, fivelas, abas, estrutura da gola, tecido interno, bolsos e tudo mais que você puder notar.

…….

7 – Saiba quando e como pretende usá-lo

Se a ideia é ter a peça para proteger o terno, talvez o clássico longo seja mais adequado, se você pretende deixar o casaco para uma balada ou encontro a pode ser algo mais descolado e moderno. Não que um não possa ocupar o lugar do outro, existem opções de look bem atuais para o modelo clássico, contudo a probabilidade de se usar mais algo que você já tem uma boa ideia de como combinar te garante que seu dinheiro vai para o lugar certo.

…….

Mais sobre trench coats:

Trench Coat: A Obra Prima de Thomas Burberry

Dica: Dando Mais Estilo ao Trench Coat

Tente Não Ficar Cool Usando um Casaco da Trench London

10 COMENTÁRIOS

  1. São artigos são bem escritos e bastante informativos. Parabéns pelo trabalho! Ah, e os vídeos do canal no Youtube… quando voltam?

    • Obrigado José Carlos, que bom saber que está gostando dos artigos do Canal Masculino!

      Voltaremos com o Youtube assim que possível, como você deve imaginar a atual situação está dificultando um pouco a produção de novos vídeos, mas publicaremos mais material em breve.

      Abs.

  2. Possuo um Trench Coat que adquiri na Alemanha, podendo ser utilizados dos dois lados (um preto e outro creme). Sem dúvida é uma peça elegantíssima.

Deixe uma resposta