Onde Usar o Lenço de Bolso Além do Paletó e do Blazer

13/04/2015 1 comentário por

lenco_bolso_colete_01A moda está constantemente tentando se reinventar, e é curioso notar que se o trabalho dos estilistas não está rendendo novidades impactantes, nós mesmos usamos nossa criatividade para gerar novos elementos ou usar os antigos de uma maneira diferente. Nos últimos tempos notamos aqui no Canal Masculino uma tendência recorrente de usar aquele mesmo lenço que antes estava atrelado ao bolso do terno ou do blazer para adornar as mais diferentes peças de roupa, da camisa casual ao casaco esportivo!

Abaixo relacionamos e comentamos alguns flagrantes de homens que resolveram fazer algo diferente com este velho e conhecido acessório:

1 – Na jaqueta jeans

lenco_bolso_jaqueta_02Geralmente usado com uma cor que crie um bom contraste com o índigo do jeans, como o laranja, por exemplo, este recurso é indicado para quem quer quebrar o visual monocromático de uma combinação jeans com jeans ou simplesmente quer criar um ponto focal próximo ao rosto.

…….

2 – No cardigã

lenco_bolso_cardigan_01Um lenço pouco volumoso, dobrado discretamente e inserido no bolso do cardigã pode dar um toque de elegância ao visual simples e descolado. Neste caso menos é mais, a peça só esta presente como um pequeno detalhe, portanto as cores neutras são fundamentais.

…….

3 – No colete de alfaiataria

lenco_bolso_colete_03É um dos usos mais recorrentes, já que parece mais natural migrar o acessório do bolso do paletó para o bolsinho do colete. A combinação fica a seu critério: uma cor complementar vai chamar atenção; uma cor análoga fará com que o lenço se torne menos chamativo.

…….

4 – Com camisa

lenco_bolso_camisa_01Dá um visual descolado, principalmente quando combinado com elementos que sugerem um visual retrô, como suspensórios e gravatas borboleta, exatamente como no exemplo da foto. Mais uma vez é necessário uma peça com pouco tecido para que não crie muito volume na camisa. Padrões e estampas são uma maneira de deixar o look mais descontraído.

…….

5 – Com jaquetas de couro

lenco_bolso_jaqueta_couro_02A estrutura mais encorpada da jaqueta de couro dá espaço para o uso do lenço, principalmente se seu design é similar ao de um blazer com um bolso no peito e dois na altura da cintura. Se o couro é marrom aproveite os tons de azul e violeta para chamar atenção para o acessório, se é preta, tons neutros fazem combos chiques.

…….

5 – Com colete esportivolenco_bolso_colete_nylon_01

Vamos combinar que a ideia do lenço no bolso não é exclusividade da alfaiataria, o acessório funciona para dar um toque a mais até naquele colete de nylon que você usa nos dias mais frios. Aqui vale novamente a ressalva sobre o tamanho do lenço: cuidado para não deixar o colete ainda mais volumoso na altura do peito. Como complemento vale o cachecol, como usado na foto, mostra que a intenção é realmente se proteger do frio, mas com estilo!

…….

6 – Com jaqueta bomber de sarja

lenco_bolso_jaqueta_militar_01O  modelo de jaqueta da foto tem um visual clean que serve muito bem para acompanhar a gravata e a camisa em um look de trabalho, então por que não complementar com mais alguma coisa que remeta ao traje social? O lenço está aí para isso!

…….

7 – Com jaqueta de nylon

lenco_bolso_jaqueta_nylon_01Os modelo mais secos, apenas para proteger do vento e do frio, já estão aparecendo com um corte muito mais próximo da alfaiataria, mas também temos as forradas e adornadas com matelassê que tem um charme especial. Em ambos os casos é possível usar o lenço para adicionar mais estilo ao look, mas não se prenda ao tradicional, explore tecidos mais rústicos e cores mais vivas caso queira um resultado descontraído e divertido.

……

8 – Com calça chino ou de alfaiataria

lenco_bolso_calca_01Se a sua ideia é apenas montar um visual simples com calça chino e uma camisa bacana, os bolsos abaixo da linha da cintura também podem ser explorados. O exemplo da foto, com uma estampa paisley, é uma boa sugestão, só evite deixar muito tecido a mostra, use apenas para que ele apareça como um detalhe discreto.

…….

Como você pôde ver, até o mais simples e clássico acessório masculino pode encontrar novos usos, novas maneiras de adicionar estilo ao visual do homem, basta apenas ter bom senso e lançar mão desse recurso sem exagerar ou parecer forçado.

Mesmo que este artigo não tenha te convencido a usar o lenço de bolso, esperamos que ele te faça olhar para seus acessórios de uma maneira diferente e começar a repensar no jeito como eles vão compor seu traje.

Caso você queira experimentar maneiras diferentes de dobrar o lenço, visite este post.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Onde Usar o Lenço de Bolso Além do Paletó e do Blazer”

  1. Jose Carlos says:

    Muito bom o artigo, hoje em dia qual quer homem pode se vestir bem só precisa de um dinheirinho extra pra montar suas peças.

Deixe um comentário