“Moc boots” é uma maneira, em língua inglesa, de chamar as botas masculinas ou femininas que tem a costura de mocassim no bico do calçado, elas também podem ser chamadas de “moc toe boots” em alguns casos.
Apesar do mocassim ser uma invenção dos índios da América do Norte que acabou sendo incorporada ao nosso vestuário de uma maneira mais sofisticada há várias décadas, o registro mais antigo que encontrei da moc boot é de 1964, quando foram apresentadas ao mundo pela Weinbrenner como calçados dos escoteiros, entretanto sua construção robusta acabou agradando os trabalhadores, transformando-a em uma segunda opção a work boot.
Atualmente muitas grifes especializadas em calçados tem ao menos um modelo de bota mocassim em sua grade de lançamentos de inverno, pois a popularidade dela só aumentou nos últimos anos, especialmente por ter caído nas graças dos hipsters e das pessoas adeptas do visual lenhador, já que a moc boot tem uma aparência muito adequada para looks com inspiração na vida ao ar livre.
Algumas características se repetem na maioria das moc boots além do “moc toe”, como as costuras laterais sempre em uma cor destacada, a sola grossa e com poucas ranhuras, bem diferente da tratorada, e o cadarço bicolor de algodão ou nylon passado por ilhoses na primeira metade e ganchos no restante do cabedal, facilitando calçar. O couro castanho (ou tabaco) é o mais fácil de se encontrar, mas podem surgir variações em caramelo, vinho, amarelo, café e preto, entre outras.
Esse tipo de bota é muito versátil, encaixando-se bem em looks de variados estilos, do urbano ao “outdoor living”. Veja exemplos de peças que acompanham:
Para sobreposição –peacoats, trench coats, jaquetas trucker, parkas, duffle coats, jaquetas de couro e jaquetas de nylon.
Peças intermediárias – camisas xadrez (flanela ou algodão), camisas jeans, malhas e tricôs de qualquer espessura, blusas gola rolê, cardigãs, coletes e moletons.
Peças de base – camisetas, malhas leves, camisas de algodão, camisas henley e polos.
Calças – jeans, sarja, chinos e veludo.
Acessórios – pulseiras de couro, relógios esportivos com uma pegada mais rústica, toucas, chapéus de feltro e cachecóis de lã.
Quer exemplos? Veja as imagens abaixo:
As moc boots não são difíceis de encontrar no Brasil, marcas como a Side Walk, Cavalera (foto), Jorgito Donadelli tem esse modelo a venda.
Nos EUA, Frye Company, Red Wing, Wolverine e Weinbrenner (linha Thorogood Shoes) são marcas conhecidas por trabalharem com botas estilo mocassim, mas, infelizmente, só a primeira vende para o Brasil.
Legal demais o post, Ricardo!
Recentemente fizemos aqui na Black Boots o lançamento das novas cores das nossas Moc Toe. Só pra completar o seu post! Os modelos são os primeiros da industria nacional a ter o solado vibram!
Vale a pena conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=_ZG2cpS2czI
Abraço,
Sharif