Moc Boots, As Botas Masculinas Estilo Mocassim

27/06/2015 1 comentário por

moc_boots_botas_mocassim_ft10

“Moc boots” é uma maneira, em língua inglesa, de chamar as botas masculinas ou femininas que tem a costura de mocassim no bico do calçado, elas também podem ser chamadas de “moc toe boots” em alguns casos.

moc_boots_botas_mocassim_ft13

Apesar do mocassim ser uma invenção dos índios da América do Norte que acabou sendo incorporada ao nosso vestuário de uma maneira mais sofisticada há várias décadas, o registro mais antigo que encontrei da moc boot é de 1964, quando foram apresentadas ao mundo pela Weinbrenner como calçados dos escoteiros, entretanto sua construção robusta acabou agradando os trabalhadores, transformando-a em uma segunda opção a work boot.

moc_boots_botas_mocassim_ft09

Atualmente muitas grifes especializadas em calçados tem ao menos um modelo de bota mocassim em sua grade de lançamentos de inverno, pois a popularidade dela só aumentou nos últimos anos, especialmente por ter caído nas graças dos hipsters e das pessoas adeptas do visual lenhador, já que a moc boot tem uma aparência muito adequada para looks com inspiração na vida ao ar livre.

moc_boots_botas_mocassim_ft12Algumas características se repetem na maioria das moc boots além do “moc toe”, como as costuras laterais sempre em uma cor destacada, a sola grossa e com poucas ranhuras, bem diferente da tratorada, e o cadarço bicolor de algodão ou nylon passado por ilhoses na primeira metade e ganchos no restante do cabedal, facilitando calçar. O couro castanho (ou tabaco) é o mais fácil de se encontrar, mas podem surgir variações em caramelo, vinho, amarelo, café e preto, entre outras.

moc_boots_botas_mocassim_ft11

Esse tipo de bota é muito versátil, encaixando-se bem em looks de variados estilos, do urbano ao “outdoor living”. Veja exemplos de peças que acompanham:

Parka com cardigã, camisa e gravata

Para sobreposiçãopeacoats, trench coats, jaquetas trucker, parkas, duffle coats, jaquetas de couro e jaquetas de nylon.

Peças intermediárias – camisas xadrez (flanela ou algodão), camisas jeans, malhas e tricôs de qualquer espessura, blusas gola rolê, cardigãs, coletes e moletons.

Peças de base – camisetas, malhas leves, camisas de algodão, camisas henley e polos.

Calças – jeans, sarja, chinos e veludo.

Acessórios – pulseiras de couro, relógios esportivos com uma pegada mais rústica, toucas, chapéus de feltro e cachecóis de lã.

Quer exemplos? Veja as imagens abaixo:

moc_boots_botas_mocassim_ft01

Com o jeans clássico e jaqueta de couro ela faz um look que pode ser usado na cidade ou em uma aventura de moto na estrada.

moc_boots_botas_mocassim_ft02

Mostrando sua versatilidade nos looks estilo preppy. Usar a calça por dentro do cano é uma opção.

moc_boots_botas_mocassim_ft03

Nos lugares muito frios o pessoal costuma prender a calça puxando a meia, isso também ajuda a aquecer as pernas e evita que a barra fique embolada na bota de cano alto.

moc_boots_botas_mocassim_ft04

Visual bem urbano com calça skinny: dobrar um pouco mais a calça é uma maneira de mostrar mais do calçado.

moc_boots_botas_mocassim_ft05

Jeans, casacos de cores claras e malhas fazem uma combinação perfeita para o uso dessa bota.

moc_boots_botas_mocassim_ft06

Aquela pegada lenhador, com muito xadrez e sarja, é o background ideal para uma bota que foi criada para ser usada por escoteiros ao ar livre! ; )

moc_boots_botas_mocassim_ft07

Na cidade casacos alinhados podem ser acompanhados da bota mocassim desde que você crie um visual bem casual e descolado.

As moc boots não são difíceis de encontrar no Brasil, marcas como a Side Walk, Cavalera (foto), Jorgito Donadelli tem esse modelo a venda.

moc_boots_botas_mocassim_ft14

Essa está no meu guarda roupas desde o início do outono!

Nos EUA, Frye CompanyRed Wing, Wolverine e Weinbrenner (linha Thorogood Shoes) são marcas conhecidas por trabalharem com botas estilo mocassim, mas, infelizmente, só a primeira vende para o Brasil.

Leia também:

Destaques, Estilo, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

One Response to “Moc Boots, As Botas Masculinas Estilo Mocassim”

  1. Lucas Sharif says:

    Legal demais o post, Ricardo!

    Recentemente fizemos aqui na Black Boots o lançamento das novas cores das nossas Moc Toe. Só pra completar o seu post! Os modelos são os primeiros da industria nacional a ter o solado vibram!

    Vale a pena conferir!

    https://www.youtube.com/watch?v=_ZG2cpS2czI

    Abraço,

    Sharif

Deixe um comentário