O Que É e Como Usar o Versátil Cardigã em Looks Masculinos

04/05/2015 7 Comentários por

looks_masculinos_com_cardiga_ft01Todo homem gosta de ter peças versáteis no guarda roupa, não é muito de nossa natureza ficar se preocupando com roupas que tem uso limitado ou que podem sair se tornar obsoletas em um piscar de olhos, acredito que este é o motivo pelo qual o cardigã vem ganhando tantos adeptos nos últimos anos, a peça agrada o público masculino por permitir combinações diversas em quase todas as ocasiões.

Definição – O que é um cardigã

O cardigã (ou cardigan, se preferir) é uma peça de malha fina ou tricô, fechada frontalmente por botões, sua gola pode ser careca ou do tipo xale, formando em ambos os casos um V na altura do pescoço. Os botões variam de acordo com o gosto do estilista que criou a peça, você pode encontrá-los em madeira, acrílico, madrepérola ou metal, entre outros tipos. As cores são variadas, mas há um predomínio de tons invernais devido ao clima da época em que a peça é usada, assim como as mescla de cores, além disso, ela pode ser estampada ou sua trama pode exibir listras, pontos ou o padrão chamado fair isle, assim conhecido por ser típico de uma ilha britânica homônima.

Origem

Foi James Brudenell, sétimo conde de Cardigan, farto do desconforto do colete usado pelo exército, quem resolveu criar uma malha mais confortável feita de tricô, sem mangas e fechada como um pullover. Só depois de algum tempo que o nome cardigan passou a designar também casacos com manga longa. Mais tarde, a peça ganharia um upgrade, passando a ser aberto na parte da frente com a opção dos botões para quem quisesse mantê-lo fechado. Provavelmente a popularidade do conde, conquistada depois de sua campanha como major-general a frente da Brigada Ligeira na guerra da Crimeia, tenha ajudado a fazer do cardigan um sucesso, tornando-se uma peça clássica tanto do guarda roupas masculino quanto do feminino.

Como usar o cardigã

Trata-se de uma indumentária muito versátil, os modelos em malha fina são ótimos para combinações de outono e aceitam sobreposições com facilidade, já os modelos de tricô pesado sobrepõem camisas, outras malhas e blusas manga longa, muitas vezes substituindo casacos ou jaquetas e em outras cobrindo-os.

Veja alguns exemplos:

looks_masculinos_com_cardiga_ft02Básico, o cardigã com camiseta e jeans é perfeito para momentos em que o visual casual e confortável se faz necessário.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft03Tom sobre tom com a camisa e a gravata garantem uma combinação a prova de falhas e a calça com a cor mais vibrante dá vida ao look.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft04Com pegada college/esportiva vão bem com calça de sarja, complemente com um tênis retrô como uma All Star ou um New Ballance para manter tudo no mesmo estilo.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft05Em dias de muito frio há quem substitua o paletó pelo cardigã, o visual fica bacana, mas pode ser complicado se você tiver que tirar o casaco e sentir a falta da parte de cima do costume.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft06É disso que estamos falando: versatilidade! A alfaiataria se mistura com peças casuais e o cardigã faz o meio de campo com perfeição.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft07Essa combinação abusa do off white e do tom sobre tom de azul, mas é preciso tomar cuidado com as listras horizontais se você é baixo ou está muito acima do peso, o melhor é tentar a opção a seguir…

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft08Basta inverter os papéis, as listras ficam por baixo e o casaco aberto cria uma linha vertical que ameniza o efeito alargador das listras.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft09A parceria com o colete de nylon dá um toque esportivo ao look, além de  proteger muito mais contra possíveis mudanças de tempo e ventanias.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft10A mescla de cinzas é muito comum neste tipo de roupa, mas pode deixar o look poluído se você combinar com uma camisa de listras muito finas e próximas, por exemplo. Se for usar algo que ostente um padrão, certifique-se que ele é bem discernível, como no caso dessa estampa de poá.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft11Muita gente acha o cardigã um item adequado para pessoas mais velhas, mas tudo depende do seu estilo, combinando com as peças e cores certas ela ganha um ar jovial e moderno.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft12Duas coisas legais neste look: a gola xale que protege o pescoço e o padrão fair isle que chama atenção para o tórax e ombros, atraindo olhar para o rosto e te fazendo parecer mais robusto.

…….

looks_masculinos_com_cardiga_ft13Por baixo do blazer ou do paletó do costume ele se torna um belo reforço nos dias de frio, além disso não é considerado uma quebrado do dress code pela maioria das pessoas!

…….

Dicas adicionais

Para quem está acima do peso: cuidado com os botões, se o tecido ficar muito esticado na área da barriga desista da compra, este tipo de detalhe só serve para destacar o que você não quer, escolha uma peça que tenha um pouquinho de sobra. Tricôs muito volumosos também podem te prejudicar, ao provar a peça fique atento, veja se ela te faz parecer maior e se isso está te incomodando.

Para quem tem baixa estatura: se for optar por listras, que elas fique apenas na altura dos ombros; cuidado com peças muito longas, elas vão encurtar sua silhueta o ideal é que o cardigã fique na altura da cintura ou um pouco abaixo disso.

Muito altos: evitem padrões verticais como o cable knit da última foto e sempre usem combinações de calça e tops com grande contraste para fatiar a silhueta horizontalmente.

…….

Dicas finais

Assim como no colete e no paletó, sempre deixe a última casa desabotoada. Se o visual for bem casual você também pode deixar outros botões abertos, inclusive na parte de cima, da um ar descolado e fica bem em momentos de lazer e descontração. Usá-lo totalmente aberto em ambiente de trabalho pode não ser uma boa se o local preza um visual bem alinhado, nesses caso, não dispense a gravata.

 

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

7 Responses to “O Que É e Como Usar o Versátil Cardigã em Looks Masculinos”

  1. Marcos Campos says:

    Gosto muito de cardigãs ! Bem legal a matéria !

  2. Fábio says:

    Valeu Ricardo! Agora tenho certeza de que roupa usar com o costume para os dias mais frio.

  3. Engler says:

    Bom dia Ricardo,

    Onde acho estes modelos para comprar?

    Abs.

  4. Iury says:

    Bom dia… Você sabe onde posso encontrar esse cardigan branco (do modelo com a mochila marrom)? Obrigado!

Deixe um comentário