A História das Abotoaduras

Conheça a história das abotoaduras. Saiba quando surgiu esse acessório masculino e qual foi sua trajetória até a moda masculina atual.

0

A História das Abotoaduras

Embora a história das abotoaduras nos mostre que elas estavam intimamente ligadas a evolução da camisa, esse item de vestuário masculino só foi atingir popularidade no século XIX com o lançamento do livro “O Conde de Montecristo” de Alexandre Dumas e a Revolução Industrial.

Mas calma lá! Vamos começar do princípio, muita água passou por baixo da ponte antes disso!

História das Abotoaduras – O início

Desde a Idade Média (século V a XV) já havia o costume de ornamentar as partes da camisa que ficavam visíveis, como o pescoço e as punhos, e por volta de 1600 os homens já usavam algo para manter o punho da camisa fechado, mas se tratava de uma fita simples, embora modelos rudimentares de abotoaduras já existissem no final desse período.

A História das Abotoaduras
Abotoaduras produzidas em meados do século XVII.

Até então a produção de tal peça envolvia um trabalho que era caro e demorado, resultando em um produto que não era para qualquer bolso, restringindo seu uso.

A História das Abotoaduras – Revolução Industrial e Alexandre Dumas

Assim foi até o século XIX quando a aristocracia e seus vestes rebuscadas deram lugar a burguesia que surgia com a Revolução Industrial (entre 1760 e 1840) e suas roupas sérias e práticas (para a época) com o terno despontando como traje do dia a dia.

Em 1844 o escritor Alexandre Dumas apresenta ao mundo o sucesso “O Conde de Montecristo” onde uma cena em particular, envolvendo o Barão Danglers, mostra que o personagem usa um “enorme diamante que brilhava em sua camisa e uma fita vermelha que dependia de seu buraco no botão”. Essa descrição atiçou a mente dos alfaiates e os levou a produzir abotoaduras para distinguir seus clientes.

Os métodos de produção implantados a partir da Revolução Industrial permitiram que abotoaduras fossem feitas em larga escala, barateando seu custo, o que se mostrou um incentivo adicional ao uso desse acessório tão funcional quanto decorativo.

A História das Abotoaduras – Início do Século XX

Eduardo VIII, o Príncipe de Gales.

No início do século XX figuras ilustres ajudaram a tornar as abotoaduras populares, principalmente o Príncipe de Gales, Edward VIII, que não tinha medo de ousar, optando por peças com formas peculiares, como as abotoaduras que tinham forma de ferradura, mostrando sua paixão pelas corridas de cavalo ou as coloridas pedras preciosas das criações do renomado joalheiro russo Fabergé.

Em 1924, a Boyer Company criou a abotoadura com sistema de fixação conhecido como “torpedo”, até hoje um dos mais populares e fáceis de usar. Nele suas hastes prendem em sua extremidade uma cápsula de metal que gira em seu eixo central para prender o acessório adequadamente. Para conhecer mais modelos de abotoaduras, leia este post.

Abotoaduras com fecho tipo torpedo.

Anos 50 e 60, o auge!

Nos EUA dos anos 50 as abotoaduras eram praticamente um item essencial para o homem bem vestido, já que mostravam uma ostentação de metais muito rara na década anterior devido a II Guerra Mundial, acessórios como relógios, pins de gravata, anéis e cigarreiras também faziam parte da indumentária da época.

As abotoaduras se mantiveram como símbolo de elegância e luxo masculino até os anos 60, na década seguinte a ascensão da moda casual sedimentou a camisa de botões no punho como padrão e poucos foram os homens que se mantiveram fiéis ao acessório.

A História das Abotoaduras
Jon Hamm como Don Draper na série Madmen.

A volta no novo século

Só a partir dos ano 2000 o público masculino voltou a prestar novamente atenção nelas graças a um forte sentimento saudosista e a exposição na mídia em séries como Mad Men, Boardwalk Empire e Peaky Blinders, que retratavam épocas distintas, mas sempre marcadas pela elegância masculina clássica.

A volta do interesse por moda masculina clássica também trouxe de volta os camiseiros e alfaiates, com eles ficou mais fácil mandar encontrar camisas de punho duplo e coordenar a peça com itens formais, algo complicada em décadas anteriores onde a roupa casual praticamente não dava espaço para mais nenhum tipo de traje masculino.

…….

Leia mais sobre abotoaduras:

Abotoaduras não são um item fundamental, mas mostram uma sofisticação e preocupação com a imagem que impressiona a todos, remetendo a épocas onde o homem tinha um cuidado ímpar com a vestimenta. Se você pretende incorporá-las a seu guarda-roupa, aconselho a ler os posts listados abaixo:

Quando, Onde e Como Usar Abotoaduras

Qual é a Camisa Certa Para Usar Com Abotoaduras?

Porque Evitar a Combinação de Estampas em Gravatas, Lenços e Abotoaduras

Deixe uma resposta