Porque Evitar a Combinação de Estampas em Gravatas, Lenços e Abotoaduras

08/12/2014 8 Comentários por

gravata_lenco_abotoaduras_combinacao_06É bem comum encontrar para vender na internet o kit com gravata, lenço e um par abotoaduras onde todas as peças possuem o mesmo padrão ou estampa. Para muita gente isso é uma mão na roda, pois evita a e perda de tempo e a queima de neurônios tentando combinar todas essas peças e ainda manter uma harmonia com o traje social, mas isso não passa de um erro que já foi comentado brevemente  neste post, mas merece um pouco mais de explicação.

gravata_lenco_abotoaduras_combinacao_03

Quando em dúvida use o clássico lenço branco de linho, não tem como errar.

Em primeiro lugar não há necessidade de combinar a abotoadura com a gravata e o lenço de bolso, o acessório deve combinar com o relógio em caso daquelas feitas de metal, já as nó de seda que geralmente são coloridas podem combinar com a camisa e se levarmos em consideração que a camisa será combinada com o terno, tudo ficará bem, não é? As que possuem algum tipo de pedra ou adorno podem ter alguma ligação com as cores da gravata, sem problemas.

gravata_lenco_abotoaduras_combinacao_01

Abotoadura e gravata da mesma cor, mas note como o lenço diferente deu um toque a mais ao traje social.

Excluindo a abotoadura da equação temos ainda a gravata e o lenço. Então porque não usar um par feito com o mesmo tecido e estampa? Porque seguindo essa lógica um costume preto com gravata preta e camisa branca seria acompanhado por um lenço preto! O que não parece muito elegante e até desnecessário, afinal o acessório mal apareceria no bolso.

Em caso de uma gravata com uma bela estampa ou padronagem, o lenço deve combinar com ela, mas sem repetí-la, ou seja, as cores presentes nos acessórios podem ser similares ou apenas se complementar. Se as cores do terno e da gravata forem neutras, um lenço com uma cor vívida pode dar um belo toque ao traje, por outro lado, o clássico lenço branco vem bem a calhar nessas horas, portanto a fica por sua conta: chamar atenção ou manter-se clássico e discreto?

gravata_lenco_abotoaduras_combinacao_02

Veja como as peças se complementam sem repetir a estampa.

Usar tudo exatamente igual apenas mostra que você tem preguiça e não estilo, um caso muito parecido com o de quem vai a loja de decoração do shopping e compra uma cópia exata do ambiente que está em exposição, ele até pode conseguir um resultado bonito, entretanto nunca terá marca da sua personalidade no ambiente, apenas um resultado pasteurizado e impessoal.

gravata_lenco_abotoaduras_combinacao_05

Este kit é mais aceitável, pois a gravata mantém o tom, mas torna-se mais interessante graças a estampa que quebra o combo.

Quando optamos por usar o trio com um visual mais casual existe uma maior liberdade, a abotoadura não precisa combinar com o relógio, por exemplo, mas mesmo assim a harmonia das cores deve ser mantida.

gravata_lenco_abotoaduras_combinacao_04

Uma escolha interessante, misturando estampas, mas prezando as cores.

Moda, acima de tudo, tem a ver com individualidade e com a maneira com que você se expõe seus gostos e, mesmo com algumas regras que limitam o uso de algumas peças ou suas combinações, ainda resta muito espaço para mostrar estilo e criatividade, então não desperdice essa chance!

Obs: este post foi feito devido a grande quantidade de leitores que enviam esta mesma dúvida para o Canal Masculino o tempo todo.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

8 Responses to “Porque Evitar a Combinação de Estampas em Gravatas, Lenços e Abotoaduras”

  1. Gillys says:

    Amigo, onde consigo comprar aquele kit da penúltima foto? O da gravata rosa. Estou atrás de umas gravatas estampadas, mas não acho nenhuma tão bonita assim.

  2. Lázaro says:

    Ricardo, se a pedra da abotoadura for transparente qual cor de gravata usar?

  3. Sávyo says:

    Olá, estou com uma breve dúvida. Usarei o Blazer com camiseta para dias comuns de trabalho. Porém, a logo da loja é dourada, usarei, camiseta branca, ou tons acizentados, blazer azul marinho, calça jeans e sapato preto. Porém queria armonizar um lenço no tom dourado, com um relógio dourado e talvez uma pulseira de couro com detalhes dourados. Combinaria? Qual sua sugestão para esta situação, desde já, muito obrigado.

    • Ricardo says:

      Sávyo,
      o dourado tende a deixar o visual um pouco exagerado e, sinceramente, não vejo motivos para querer combinar alguma peça de roupa com o logo da loja onde você trabalha, o visual está bem casual e discreto, acho melhor manter assim.

      Abs.

  4. Allan Kardec says:

    Ricardo você é o cara,valeu. Se puder me envie uma dica de como dobrar o lenço.

Deixe um comentário