Por Que Alguns Paletós e Blazers Tem “Punhos Funcionais”?

0

Você já se perguntou qual o motivo para alguns paletós possuírem botões funcionais na extremidade da manga, enquanto outros tem botões que são meros enfeites? E se é possível desabotoar, qual é a utilidade disso?

Existem duas possíveis origens para o “surgeon cuff”, ou punho de cirurgião, nome dado aos botões funcionais, mas que pouca gente usa para alguma coisa!

Origem 1 – Militar

A primeira versão sobre a origem da manga com botões funcionais está relacionada com o exército, claro! Segundo ela, no século XIX os caprichosos alfaiates de Savile Row – tradicional centro de moda masculina de Londres – assim fizeram os paletós dos uniformes dos médicos do exército britânico para que pudessem ter suas mangas arregaçadas durante o tratamento de um doente ou ferido. Mais do que puro desejo de manter seu uniforme impecável (protegendo-o de manchas de sangue, por exemplo) este recurso também tornava mais prático o atendimento, deixando as mãos livres e ágeis.

Origem 2 – A vizinhança

Falando novamente sobre Savile Row, a rua ficava em uma vizinhança antes conhecida por servir de residência para muitos médicos, mas, aos poucos, os alfaiates começaram a chegar ao local, transformando-o na capital mundial da moda formal masculina. Atendendo às necessidades dos atarefados doutores, os profissionais da famosa rua adicionaram o “surgeon cuff” (daí o nome: punhos de cirurgião) para agradar e facilitar o trabalho e dos clientes das redondezas.

Atualmente os punhos funcionais tem alguma serventia?

Só se você for arregaçar suas mangas por algum motivo, mas no geral são apenas mais um recurso que perdeu a função com o passar do tempo. Muita gente ainda deixa um ou dois botões desabotoados para dar uma ventilada, outros fazem isso para deixar o paletó com uma pegada informal, mas nada que realmente seja considerado funcional ou fundamental.

Por que os “surgeon cuffs” valorizam a peça?

Eles são a prova do esmero do alfaiate, já que produzir tal detalhe adiciona trabalho extra ao processo, além disso são a indicação de um traje de qualidade, pois geralmente ternos baratos não possuem este detalhe. Os punhos funcionais também evocam a época em que a alfaiataria era extremamente precisa e detalhista.

Do lado de quem veste, os punhos funcionais mostram um homem preocupado com a qualidade de seu traje, ligado na herança sartorial da história e respeitoso com os antigos costumes.

Um paletó ou blazer sem os punhos funcionais é de baixa qualidade?

Não exatamente, muitas marcas de luxo produzem peças sem os “surgeon cuffs” simplesmente porque acreditam que eles não terão serventia. É bom lembrar também que as mangas com botões fixos são mais fáceis de ajustar caso estejam longas, então os ternos “ready to wear” geralmente são feitos assim, pois podem precisar, posterioemente, de um toque profissional.

…….

Para complementar:

Savile Row: A Rua do Homem Britânico Elegante

Qual é a Diferença Entre Blazer e Paletó

Deixe uma resposta