Pecar pelo excesso é um dos problemas mais comuns de quem começa a se interessar por moda e se vestir melhor, a tentação de resolver todo seu problema de estilo com uma só peça é grande, então você não compra peças básicas, você compra uma camisa que tem todas as atuais tendências de uma vez, um jeans que possui todos os efeitos e lavagens possíveis ou um par de tênis com mais informação que a Wikipédia.
Existe um conceito conhecido como “Keep It Simple, Stupid” (também “Keep It Sweet and Simple” ou simplemente acrônimo “KISS”) que consiste em descartar tudo que parece exagerado em favor da simplicidade elegante e funcional. Essa filosofia de vida vale para quase tudo que conhecemos, mas, principalmente, se encaixa como uma luva quando falamos de moda masculina.
Mesmo com a popularidade de estilos como o streetwear e suas roupas visualmente poluídas, o interesse do homem por uma moda simples cresce a cada dia. Aqui mesmo nós já falamos sobre esse assunto algumas vezes e minha intenção com este artigo é pavimentar de vez o caminho que nos leva a elegância simples, básica e inteligente, quando você estiver dominando-a poderá alçar voos mais altos, com um estilo mais elaborado, porém muito “pé no chão”.
A grande sacada do “Keep It Simple”
Quando você simplifica o visual também diminui a probabilidade de cometer erros, além disso, perde menos tempo tentando criar uma boa combinação. Talvez eu esteja enganado, mas acho que esses são dois fatores extremamente sedutores para a maioria dos homens: eliminar possíveis erros e ganhar tempo! Não concorda?
Neste caso eu aconselho a dar uma olhada neste artigo:
…….
Menos penduricalhos inúteis e mais acessórios de estilo
Na verdade o problema não está em usar acessórios como relógios, lenços ou até abotoaduras, esses penduricalhos opcionais podem dar uma pouco mais de estilo ao seu combo e são de sua inteira escolha (só não exagere), o problema são as roupas que já vem com detalhes em demasia como zíperes, patches, botões, rasgos, estampas, bordados, etc.
Para não cair nesse erro eu recomendo conferir esta lista:
…….
Estampas e padrões mais simples
Não para a estampa barroca, sim para o xadrez vichy e o window pane! Estampas dão tempero ao look, mas as mais rebuscadas precisam de um bom domínio de composição e coordenação para resultaram em algo bacana, enquanto as mais simples não necessitam de muito planejamento.
Minha dica é consultar esses dois posts:
…….
Cores neutras
Acho extremamente respeitável quem sabe combinar cores com propriedade, alguns homens tem sacadas geniais impossíveis de não ganhar admiração, no entanto, a vida pode ser bem mais simples e você construir seu guarda-roupas em torno de peças com cores neutras, como você pode ver no artigo a seguir:
…….
Clássicos são um porto seguro
Você conhece alguma peça clássica exagerada? Arrisco dizer que não existe, até a jaqueta perfecto e seus zíperes e botões de metal tem um equilíbrio meticuloso que parece ter sido obra de um gênio. Pense em um blazer marinho, uma chino ou uma camisa branca, tem algo que não combina com isso?
…….
Mais criatividade na hora de montar o look
Por incrível que pareça a simplificação do guarda roupas masculino dá mais espaço para criatividade, pois algumas “peças tendência” são limitadoras. Com clássicos e cores neutras você precisa usar a cabeça para sempre criar novas combinações, isso exercita sua capacidade de combinar!
Veja alguns exemplos nesse post:
Galeria: Mais de 30 Combinações Minimalistas de Roupas Masculinas
…….
Nota do autor:
Você não precisa ser totalmente básico o tempo todo, mas se isso te mantém confortável, tudo bem, desde que você não se entregue a zona de conforto, usando sempre tudo da mesma maneira, sem nenhuma inovação ou criatividade. Mesmo em um guarda-roupa limitado existem uma quantidade enorme de combinações possíveis desde que você se disponha a colocar os neurônios para funcionar.
Maior problema que eu vejo em ter um visual simples é encontrar peças simples de boa qualidade.
Marcas que produzem produtos de qualidade querem expor sua marca nas peças, quebrando a ideia do simple e clean.
Não me sinto a vontade parecendo um outdoor de marcas. Por isso quando encontro peças de qualidade de boas marcas com detalhes discretos, compro pra estocar.
Thairon,
depende das marcas que você está comprando, a Richards, por exemplo, raramente coloca o logo em alguma coisa, ou quando coloca, faz de maneira discreta. O problema é que algumas grifes são voltadas para quem quer ostentar. O exemplo mais curioso é a Ralph Lauren que tem linhas onde os produtos mostram o logo a todo momento (Polo), enquanto a Purple Label nunca faz isso.
Abs.
Excelente indicações!
Obrigado Ricardo.
Também no meu dia a dia preciso ser certeiro e rápido nas escolhas e estar na moda, mas está bem diversificado o mercado seja o que gosta de ostentar e o que gosta do simples devemos sempre ficar atentos nas tendências sim e tomar cuidado para os exageros.