As bermudas masculinas são um item obrigatório em um pais quente como o Brasil, é por isso que é quase impossível encontrar um homem que não tenha pelo menos uma delas em seu guarda-roupas, mesmo assim muitos ainda erra na hora de comprar esse item tão simples, apostando em caimentos ruins, tecidos inapropriados e detalhes de gosto duvidoso.
No guia abaixo mostramos todos os elementos que devem ser levados em conta na hora de escolher a bermuda ideal:
1 – Caimento ideal das bermudas masculinas
Já foi moda a bermuda “soltona”, com pano suficiente para fazer umas duas peças, mas isso ficou no passado, o homem moderno quer uma peça ajustada, que alongue a silhueta.
Assim como os jeans, chinos e calças de alfaiataria atuais, as bermudas valorizam o corpo sem apertar demais, então fica óbvio que o corte slim fit migrou também para a roupa de verão.
O que fazer com as bermudas que estão sobrando nas pernas?
Se você tem pernas finas e não encontra bermudas com caimento que te agradem ou ainda tem peças antigas, mas que valem a pena manter no armário, mande ajustar em algum serviço de costura, é um trabalho simples, não muito caro e que pode salvar a roupa.
…….
2 – Comprimento das bermudas masculinas
Eu já falei mais detalhadamente disso neste post aqui, mas o básico que você precisa saber é que a bermuda funciona melhor quando seu comprimento vai até um pouco acima do joelho, pois alonga as pernas, te deixa mais fresco e elegante. Pode ser um pouco mais curta? Sem problemas! Pode ser mais longa? Não aconselho pelos motivos supracitados.
O que fazer se as bermudas estão mais longas do que o ideal?
Você tem duas opções: mandar ajustar ou dobrar uma, duas ou até 3 vezes a barra até chegar no ponto. Isso funciona muito bem com peças de tecidos mais estruturados como algodão, sarja e jeans, mas não terão o mesmo efeito com nylon, poliéster e poliamida que são mais moles e sintéticos, nesse caso, é melhor deixar como está, até porque você não vai usar esse tipo de roupa fora da praia, clube ou academia.
Mas e os shorts masculinos?
No Brasil temos essa diferenciação entre shorts e bermudas, nos EUA, por exemplo, tudo é shorts. Para a cultura brasileira o shorts é a peça que chega, no máximo, até a metade da coxa, comprimentos abaixo dessa linha já são caracterizados como “bermuda”.
…….
3 – Tipos de bermudas masculinas
a) Bermudas casuais masculinas
Abrangem modelos como a chino e a cargo e são versáteis o suficiente para serem usadas em ambiente urbano, praia ou campo. Também entram na conta as de jeans e os modelos cargo.
b) Bermudas esportivas masculinas
São voltadas para prática de esporte e exercício físicos, então são habitat é a academia ou o clube, usá-las em outros locais não é aconselhável.
c) Bermudas masculinas para água
As populares bermudas de surf não são só para esse fim, como secam muito rápido são perfeitas para quem vai entrar na água e se refrescar, mas depois não quer sentar todo molhado no carro ou chegar pingando se for comer alguma coisa.
…….
4 – Tecidos
a) Sarja
Um pouco mais pesado, é um boa escolha para a cidade, mas pode esquentar mais do que o desejado na praia e nem pense em entrar com esse tipo de tecido no mar, para isso existem materiais melhores.
Os pontos positivos da sarja estão na sua resistência, proteção e dificuldade de amassar.
b) Algodão
Esse é o nome que damos ao tecido similar a sarja, mas mais leve e agradável de usar. É uma boa escolha para um dia de muito calor, embora amasse com mais facilidade.
c) Linho
Fresquinho, ele tem aquele visual amassado que dá um toque especial a bermuda, tornando-a ainda mais casual. É um tecido excelente para o verão, ainda mais se você estiver de férias em uma cidade litorânea.
Curiosamente, enquanto não apreciamos o algodão amassado, não temos esse problema com o linho.
d) Poliamida
É o tecido das bermudas para água, pois seca rápido e não pesa muito quando molhado, dando liberdade de movimentos. Embora seja sintético, não costuma esquentar tanto.
e) Nylon
Tecido sintético muito popular em bermudas e shorts usados no esporte devido a sua resistência. Costuma esquentar, mesmo sendo da família das poliamidas, mas em peças curtas pode ser usado numa boa.
f) Poliéster
Mais um sintético muito usado em bermudas de praia, contudo tende a esquentar mais que a poliamida. A parte boa é que costuma secar rápido.
g) Jeans
O jeans está em calças e camisas, então é óbvio que as bermudas não poderiam ficar de fora. Tem um visual que combina bem com cidade e uma espessura que não o torna a melhor escolha para a praia, sobretudo em dias muito quentes.
h) Alfaiataria
São quase uma lenda, mas não são impossíveis de encontrar. Essas bermudas geralmente tem o corte similar das calças sociais ou da chino, mas são feitas de poliviscose (poliéster + viscose) ou lã fria e tem um visual bem elegante.
i) Moletom
São bem casuais e pouco estruturadas, mas graças ao caimento atual, mais seco, não parecem tão desleixadas quanto antes, ganhando um visual descolado e urbano, totalmente casual.
j) Viscose
É um tecido artificial (e não sintético, entenda melhor aqui) feito a partir da celulose, por isso mesmo é bem mais fresco do que o poliéster, por exemplo. Tem o caimento muito fluído e por isso mesmo não é muito apreciado em bermudas pelo público masculino.
k) Liocel/Tencel
Extraído da celulose, assim como a viscose, ele é mais resistente que ela e promete ganhar destaque nos próximos anos por ser um tecido sustentável, de toque suave e confortável. Existem bermudas de liocel com cara de jeans, mas mais leves e frescas.
…….
5 – Modelagens e caimentos mais comuns
a) Cargo
Conhecida por seus bolsos volumosos na lateral das pernas, ela adiciona muito volume a silhueta e tende a deixar as pernas muito grossas e curtas. O melhor é optar pelas que tem o bolso conhecido como “flat” que deixam a silhueta mais enxuta.
Ah, e nunca, em hipótese alguma, use os bolsos cargo para colocar tranqueiras!
Mais sobre bermudas cargo neste post.
b) Chino
Com a cintura ligeiramente mais alta, bolsos faca, quadril confortável e pernas levemente afuniladas, ela segue o molde da calça do mesmo nome, vestindo de uma maneira elegante e sem exageros, não é a toa que faz tanto sucesso.
c) Five pockets
O mesmo design da calça jeans ou de sarja se repete neste modelo, com dois bolsos atrás, dois na frente e dentro de um deles o famoso bolsinho porta níqueis. Geralmente com um caimento mais acertado (slim fit) ela também agrada a maioria dos homens.
d) Shorts
Geralmente são mais simples, sem tantos bolsos e detalhes, mas o que mais chama atenção é seu comprimento no meio das coxas, as vezes um pouco acima ou abaixo. São uma boa escolha para a praia, principalmente quando são feitos de material de secagem rápida.
…….
6 – Cores, estampas e padrões
Não é nenhuma novidade que as cores neutras são mais fáceis de combinar, uma bermuda chino bege ou cáqui vai bem com tudo, assim com as cinzas e a marinho, mas também dá para dar um chance para os tons mais vivos como o vinho, azul royal, mostarda, verde oliva ou verde-água, aí vai depender do quanto de destaque você quer dar para a parte de baixo de seu corpo.
Já as estampas e padrões acendem a luz de perigo: listras horizontais podem alargar demais o quadril, só use se estiver a vontade com a ideia, xadrez grande tende a criar muito volume e atrair o olhar que deveria estar em seu rosto, mas existem versões discretas que funcionam muito bem, sem roubar atenção, como o window pane, por exemplo. Listras verticais finas são uma escolha mais certeira, pois alongam a silhueta com discrição.
A bermuda masculina ideal
Pesando na balança elementos como tecido, conforto, custo/benefício, caimento e design eu ainda acho o modelo chino a melhor escolha, seguido de perto pela de sarja five pockets.
A bermuda chino reúne elegância, versatilidade, discrição e funcionalidade. Combinada com camisa e sapato casual ela faz um look sofisticado, com uma camiseta e tênis torna o look jovem e despojado.
Também conta a favor ser uma peça fácil de encontrar e, muitas vezes, por preços bem acessíveis. Com a padronização do caimento mais acertado está cada vez mais fácil comprá-la sem maiores dores de cabeça.
No quesito cor, se for sua primeira compra, tente um tom de bege ou cáqui, se já estiver em um nível avançado, considere o vinho ou verde militar nos tons escuros, e cinza claro ou mostarda se estiver procurando algo mais iluminado.
O comprimento, claro sempre acima do joelho, isso não tem nem discussão.
…….
Quer inspiração para criar seu look com bermuda masculina?
Eu poderia criar uma galeria de inspirações para usar bermudas masculinas aqui, mas acho que vale muito mais a pena visitar outros posts que já fizemos sobre essa peça:
16 Looks de Outono ou Inverno Para Quem Não Dispensa a Bermuda
Bom dia!
E era para homens que tem quadril grande?
Sou magro mas tenho um quadril grande, minha esposa brinca comigo e diz que eu pareço um babuíno. Já tentei usar bermudas com um corte slim fit na altura acima do joelho e não me senti bem.
Olá Andrey, tudo bem?
Algumas dicas para você:
Um erro comum em quem tem quadril largo é tentar diminuí-lo a força, o segredo é fazer as pessoas olharem acima da cintura e criar volume nessa região.
Abs.
Graças ao Senhor tudo certo!
Valeu pelas dicas, algumas delas já costumava fazer, o que mostra que estou no caminho certo. Só realmente ainda acho estranho bermuda muito acima do joelho.
Desejo sucesso e parabéns pela excelência do trabalho.
Não é muito acima do joelho, pode ser apenas 1 ou 2 centímetros, já é o suficiente para alongar as pernas e te deixar mais refrescado. ; )
Abs.