Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas

2

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas

Há alguns anos eu fiz um post sobre os tecidos mais indicados para roupas masculinas no verão, admito que o post é um tanto quanto superficial, tendo em vista que este assunto é longo e complicado, entretanto, de nada adiantaria tentar explicar tudo de uma vez só, ainda mais para o leitor que não tem muito conhecimento do assunto.

Neste texto vamos abordar outro fator decisivo para a escolha de um bom tecido adequado para roupas masculinas no verão: a trama!

Trama

A trama é o nome dado a maneira que os fios de determinado material (linho, algodão, etc.) se entrelaçam para formar o tecido(*), algumas são mais abertas, portanto mais frescas, outras são bem fechadas e não permitem o tecido “respirar”, ou seja, deixar o calor do corpo sair e o ar fresco entrar.

Só por essa explicação super simplificada já dá para saber a importância dela nessa história.

(*) Na verdade trama trata dos fios no sentido transversal e urdume (teia) é como se chamam os fios no sentido longitudinal, mas, popularmente, todo o entrelaçamento acabou sendo conhecido como trama.

Tramas mais comuns:

Tafetá ou trama de rede

É o padrão de tecido mais simples, também conhecido como tecido plano, com os fios se sobrepondo alternadamente, uma trama aberta que, na maioria dos casos, não vai te esquentar tanto.

Exemplos: Voile (voal), tafetá, tricoline e musseline.

São melhores em: camisas, bermudas, calças e casacos ou blazers leves.

Sarja

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas

Aquela trama diagonal que você vê quando olha para uma calça de sarja ou para um jeans (ele também um tipo de sarja) surge devido ao entrelaçamento dos fios da trama que passam por cima de dois a quatro fios da teia, avançando uma unidade para a direita ou para a esquerda. Aqui o que vale é a gramatura (vamos falar sobre isso mais adiante), criando tecidos leves ou mais pesados.

Exemplos: gabardine encontrado nos trench coats, o espinha de peixe de algodão e o brim são alguns dos tecidos com esse tipo de trama.

São melhores em: calças, bermudas, casacos, jaquetas e blazers.

Malha

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas

A malha é composta por um único fio que vai se entrelaçando horizontalmente até formar o tecido. O resultado apresenta elasticidade e maciez, por isso é amplamente utilizado em roupas para bebês e moda esportiva. As t-shirts, na maioria dos casos, são feitas de malha de algodão.

Exemplos: moletom, piquet, meia-malha e jersey simples.

São melhores em: camisetas, polos, suéteres, blusas, henleys, meias, underwear.

Jacquard

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas

Um dos mais impressionantes, na minha opinião, pois a sobreposição dos fios é controlada de maneira a formar desenhos mais complexos na trama. O jacquard de seda ou de poliéster é amplamente usado em gravatas.

Ex: jacquard de ceda e duplo jersey.

São melhores em: gravatas, jaquetas e casacos.

…….

Fibra

As fibras que compõem o tecido também são muito importantes e se você já lê o Canal Masculino há um certo tempo deve saber que as naturais são mais indicadas, embora algumas sintéticas também sejam usáveis.

O linho e o algodão são fibras naturais oriundas de vegetais, o cashmere, a lã fria e a seda são de origem animal. Na verdade temos 4 tipos de fibras:

Fibras Naturais

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas
Tecido de linho com uma pequena porcentagem de algodão e trama aberta.

São fibras oriundas da natureza, ou seja, de fonte animal (ex: lã da cachemira), vegetal (ex: algodão) ou mineral (ex: fibra de basalto). Dificilmente se tem resultados ruins com elas, é por isso que são sempre as mais indicadas pela maioria dos guias de moda.

Exemplos: linho, algodão, seda e lã.

Fibras Artificiais

Viscose, tecido muito presente em camisas masculinas deste verão e no forro de paletós.

Feitas a partir da celulose, elas passam por um processo químico que cria a fibra. São uma alternativa ao produto natural, embora raramente exibam um visual tão nobre.

Exemplos: viscose, acetato e rayon.

Fibras Sintéticas

O poliéster é muito durável, mas sua aparência entrega que ele é um tecido sintético e barato.

De certo modo também são fibras artificiais, mas muitos tratam-nas como sintéticas porque são feitas com substratos do petróleo, outros juntam tudo em um mesmo caldeirão. Não tem uma aparência tão bonita quanto as naturais e ainda apresentam um problema térmico: esquentam demais.

Para melhores resultados muitas vezes elas são misturadas com as fibras artificiais como viscose e acetato, isso faz com que elas sejam mais frescas e o tecido apresente um caimento melhor, um exemplo disso é a polivicose (poléster + viscose), muito melhor que o tecido feito só com poliéster.

Exemplos: nylon, poliéster, acrílico e poliamida.

Fibras Inorgânicas

Tecido reforçado com fibra de carbono para proteger ciclistas de quedas e arranhões.

Como o nome já diz, não são feitas a partir de material orgânico, mas de polímeros sintéticos e estão presentes em muitos produtos de alta tecnologia. Na moda podem aparecer mescladas a outras fibras para aumentar resistência, durabilidade ou impermeabilidade, ou simplesmente como isolante térmico em forros, como é o caso da lã de vidro.

Exemplos: fibra de carbono e fibra cerâmica.

…….

Fibra + Trama

Quando você une esses dois fatores você tem o tecido de verão ideal: com propriedades térmicas e respirabilidade que te deixam mais confortável. Curiosamente, mesmo o linho pode ser um tecido quente com a trama errada, existem roupas de linho muito abafadas.

É bom lembrar que mesmo algumas fibras artificiais são frescas, como é o caso da viscose e do rayon.

…….

Como saber qual é a melhor trama?

Como Escolher Tecidos Para o Verão: Fibras X Tramas
Camisas de chambrê, linho e tricoline são feitas com fibras frescas e tramas abertas, portanto são indicadas para o verão brasileiro.

Na prática, é só pegar a roupa na mão, você sente pelo toque, pela temperatura, pela textura. Outra maneira bem básica é olhar contra a luz ou bem de perto (se você não tem hipermetropia, claro!) e notar os espaços entre os fios.

Obviamente isso pode funcionar com tecidos mais leves, como aqueles usados em camisas, mas no caso de um terno não é tão simples.

Mas não é só comprar um costume de lã fria? Sim, mas existem ainda os trajes feitos de lã tropical, isso parece ficção ou um golpe de marketing, porém algumas poucas marcas trabalham com esse tecido de lã fria com trama mais aberta, só que isso é bem difícil de notar e ainda tem os malandros que vendem poliviscose como lã tropical, então o melhor é verificar as etiquetas e comprar em lojas idôneas.

…….

E a gramatura do tecido?

Calças chino. O tecido usado nessas calças, que alguns também chamam de chino, está bem próximo uma sarja bem leve.

Pois é, essa conversa fica cada vez mais complicada! : )

A gramatura é medida em gramas por cm² de tecido, quanto maior o número, mais pesado o tecido e, geralmente, mais quente, embora também possa ser mais macio em alguns casos (depende da trama e da fibra).

Os jeans de gramatura alta tem bom caimento, mas são quentes, a sarja também. A tecido de algodão usado na calça chino clássica é, na verdade, uma espécie de sarja bem leve, por isso elas são frescas e confortáveis.

…….

Conclusão:

Os tecidos planos de fibras naturais tem 99% de chances de serem mais frescos que os restantes, exceto aqueles que, por algum motivo, tenham uma gramatura alta ou sejam específicos para o inverno. Os artificiais vão pelo mesmo caminho, mas não tem o visual tão nobre, nem são tão duráveis. Os sintéticos são sempre os mais quentes, mas um mix com outras fibras e tramas abertas podem torná-los mais confortáveis e usáveis no calor.

No fim das contas dá para entender porque todo mundo sempre aconselha a fibra natural no verão, pois a possibilidade de erro com ela é bem baixa e o visual sempre bacana.

…….

O que já foi dito sobre isso…

Saiba Mais Sobre Tecidos Adequados Para os Homens no Verão

2 COMENTÁRIOS

    • Os tecidos sintéticos tem aqueles problemas de bolinhas, embora alguns misturem fibras para que isso aconteça com menor frequência. As fibras naturais usadas em blusas de frio são o algodão e os diversos tipos de lã (merino, cashmere, carneiro, alpaca, etc.) cujo toque e qualidade são melhores, mas necessitam de cuidados contra traças.

      Tenho suéteres dos dois tipos, mas ainda acho os fios naturais incomparáveis.

      Abs.

Deixe uma resposta