Saiba Mais Sobre Tecidos Adequados Para os Homens no Verão

06/01/2016 Sem comentários por

tecidos adequados para os homens no verão

Com o aumento da temperatura no alto verão os homens buscam se vestir de uma maneira confortável, escolhendo roupas que não tornem a estação ainda mais quente, porém, antes de tudo, é importante saber quais os tecidos mais adequados para o calor e as características principais de cada um para ajudá-lo a fazer a escolha certa na hora de comprar. Explicamos melhor logo abaixo:

Tecidos adequados para os homens no verão:

a) Linho

tecidos adequados para os homens no verão - linho

Feito a partir da fibra extraída da planta herbácea com o mesmo nome, ela é utilizada para confecção de roupas desde os tempos bíblicos. Por ser um tecido natural permite que a pele respire bem, deixando o corpo mais fresco, mas encontra detratores que afirmam ser um material muito pesado para a a vestimenta do verão, o que é um erro, basta escolher uma peça com tecido leve para resolver isso.

Roupas feitas de linho para o calor:

Camisas casuais, bermudas, blazers, costumes.

Na hora da compra…

Sua roupa tem que ser feita com tecido de baixa gramatura, se sua camisa tem a espessura de um cobertor ela será quente, claro! Experimente uma camisa de linho bem leve, com certeza gostará da sensação de frescor do material.

Outra reclamação sobre o linho é devido a sua facilidade de amassar. Se isso te incomoda ao ponto de excluir roupas feitas desse tecido de suas compras, procure o linho híbrido que mistura algodão (entre outras fibras naturais) deixando-o mais maleável e, ao mesmo tempo, mais estruturado.

Obs: existe também a gaze de linho, que é um tecido de trama muito aberta e fresco, esteve em alta há poucos anos, mas agora é um pouco mais difícil de achar.

…….

b) Algodão

tecidos adequados para os homens no verão - algodão

Mais uma fibra natural que ajuda muito no verão, principalmente em camisetas e camisas! No caso do algodão egípcio a qualidade é ainda maior, pois o fio resistente e fino colhido no delta do Rio Nilo permite a confecção de peças com toque agradável, que respiram bem e super macias, desde que você tenha dinheiro para pagar por este tecido. Outro tipo de algodão tão nobre quanto o egípcio é o Pima; originário do Perú e colhido a mão, ele também proporciona peças confortáveis e leves. Mas é claro que nenhum destes coloca para escanteio o algodão básico e simples, aquele das t-shirts Hering, ele sempre será uma boa e barata alternativa.

Roupas feitas de algodão para o calor:

Camisetas, camisas (sociais/casuais), costumes, blazers, bermudas, coletes, calças chino, cuecas, shorts e regatas.

Na hora da compra…

Assim como o linho, de nada adianta você comprar uma peça de algodão se o tecido é espesso e pesado! Escolha sempre as peças mais leves e fique atento para ver se não há nenhuma fibra sintética misturada com a finalidade de dar maior brilho ou estrutura ao tecido, isso pode deixar a peça quente e, na dúvida, vista-a para sentir no corpo se o “blend” vai funcionar.

Para alfaiataria também vale atentar para o forro dos paletós e blazers, se for só de poliéster é provável que o algodão não faça muita diferença, pois a fibra sintética esquenta demais, já as misturas com viscose são mais agradáveis, mas não se comparam ao cetim e tafetá de seda que são muito mais nobres e caros.

Tecidos indicados feitos de algodão: tricoline, chambré e cambraia para camisas, algodão chino para ternos, malha de algodão para camisetas.

Pouco indicados: sarja, jeans e gabardine por causa de sua gramatura.

…….

c) Lã fria

tecidos adequados para os homens no verão - lã fria

É a melhor opção para quem precisa usar roupa formal e não que se sentir dentro de um micro-ondas durante os dias mais quentes, além de ficar protegido no frio no inverno. Sim a lã fria tem essa propriedade fantástica de funcionar como um isolante térmico, deixando seu corpo até 8 graus mais fresco! Não é por acaso que os beduínos já usavam o tecido para enfrentar as temperaturas rigorosas do deserto!

Trata-se de um material feito com fios de lã muito finos e compridos de uma raça de ovelhas chamada merino. É comum encontrar ternos e costumes feitos com esse material marcados com as tags super 100 ou super 120 por exemplo, essa, na verdade, é a medida da espessura do fio, quanto mais alto o número, mais leve e respirável o tecido.

Em tempo: A lã tropical nada mais é do que a lã fria com uma trama um pouco mais aberta e espessura bem fina (acima do Super 180).

Roupas feitas de lã fria:

Ternos, costumes, blazers, calças sociais e coletes.

Na hora de comprar:

Verifique a composição, algumas misturas contam com fibras sintéticas para realçar cor, brilho ou simplesmente baratear o terno. Também merecem atenção os ternos com lã muito fina (do Super 180 em diante), eles tem que ser muito bem feitos, principalmente a parte da entretela do tórax, senão ficam parecendo uma mortalha!

…….

d) Rami (ou ramie)

tecidos adequados para os homens no verão - rami

Assim como o linho, o rami vem de uma planta homônima muito cultivada na Ásia, e que fornece uma fibra com 150 a 200 milímetros de comprimento que é mais resistente que o já citado linho, a juta, o sisal e o cânhamo. Entretanto seu toque é mais áspero, fazendo com que seja misturada a outras fibras para um resultado mais agradável.

Roupas feitas de rami para o verão:

Ternos, costumes, camisas, calças, coletes, bermudas e blazers.

Na hora de comprar:

tecidos adequados para os homens no verão - ramie

Atencão para o toque e a gramatura, se for muito áspero e/ou muito pesado, provavelmente será também desconfortável e amassará bastante. Pode ser um tecido com um brilho indesejável, um pouco extravagante até, mas existem blends que resolvem os problemas com a textura e visual sem deixar o rami quente, impedindo também os vincos constantes (como no exemplo logo acima). Infelizmente é um pouco raro no Brasil, mas Zara e C&A são duas lojas que já ofereceram peças desse material.

…….

Correndo por fora: Tencel (ou lyocell)

tecidos adequados para os homens no verão - tencelO tencel é um tecido composto por uma fibra feita de celulose e teve um certo destaque nos final dos anos 90, mas não chegou a se tornar muito popular, pelo menos por aqui. Tem o toque muito suave, contudo sua aparência pode ser similar ao jeans em alguns casos, e ao tricoline em outros, mas com muito mais fluidez, o que torna o tecido bom para roupas casuais, mas não muito indicado para peças que necessitem de um corte estruturado como é o caso do traje formal.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Saiba Mais Sobre Tecidos Adequados Para os Homens no Verão”

Deixe um comentário