Com o aumento da temperatura no alto verão os homens buscam se vestir de uma maneira confortável, escolhendo roupas que não tornem a estação ainda mais quente, porém, antes de tudo, é importante saber quais os tecidos mais adequados para o calor e as características principais de cada um para ajudá-lo a fazer a escolha certa na hora de comprar. Explicamos melhor logo abaixo:
Tecidos adequados para os homens no verão:
a) Linho
Feito a partir da fibra extraída da planta herbácea com o mesmo nome, ela é utilizada para confecção de roupas desde os tempos bíblicos. Por ser um tecido natural permite que a pele respire bem, deixando o corpo mais fresco, mas encontra detratores que afirmam ser um material muito pesado para a a vestimenta do verão, o que é um erro, basta escolher uma peça com tecido leve para resolver isso.
Roupas feitas de linho para o calor:
Camisas casuais, bermudas, blazers, costumes.
Na hora da compra…
Sua roupa tem que ser feita com tecido de baixa gramatura, se sua camisa tem a espessura de um cobertor ela será quente, claro! Experimente uma camisa de linho bem leve, com certeza gostará da sensação de frescor do material.
Outra reclamação sobre o linho é devido a sua facilidade de amassar. Se isso te incomoda ao ponto de excluir roupas feitas desse tecido de suas compras, procure o linho híbrido que mistura algodão (entre outras fibras naturais) deixando-o mais maleável e, ao mesmo tempo, mais estruturado.
Obs: existe também a gaze de linho, que é um tecido de trama muito aberta e fresco, esteve em alta há poucos anos, mas agora é um pouco mais difícil de achar.
…….
b) Algodão
Mais uma fibra natural que ajuda muito no verão, principalmente em camisetas e camisas! No caso do algodão egípcio a qualidade é ainda maior, pois o fio resistente e fino colhido no delta do Rio Nilo permite a confecção de peças com toque agradável, que respiram bem e super macias, desde que você tenha dinheiro para pagar por este tecido. Outro tipo de algodão tão nobre quanto o egípcio é o Pima; originário do Perú e colhido a mão, ele também proporciona peças confortáveis e leves. Mas é claro que nenhum destes coloca para escanteio o algodão básico e simples, aquele das t-shirts Hering, ele sempre será uma boa e barata alternativa.
Roupas feitas de algodão para o calor:
Camisetas, camisas (sociais/casuais), costumes, blazers, bermudas, coletes, calças chino, cuecas, shorts e regatas.
Na hora da compra…
Assim como o linho, de nada adianta você comprar uma peça de algodão se o tecido é espesso e pesado! Escolha sempre as peças mais leves e fique atento para ver se não há nenhuma fibra sintética misturada com a finalidade de dar maior brilho ou estrutura ao tecido, isso pode deixar a peça quente e, na dúvida, vista-a para sentir no corpo se o “blend” vai funcionar.
Para alfaiataria também vale atentar para o forro dos paletós e blazers, se for só de poliéster é provável que o algodão não faça muita diferença, pois a fibra sintética esquenta demais, já as misturas com viscose são mais agradáveis, mas não se comparam ao cetim e tafetá de seda que são muito mais nobres e caros.
Tecidos indicados feitos de algodão: tricoline, chambré e cambraia para camisas, algodão chino para ternos, malha de algodão para camisetas.
Pouco indicados: sarja, jeans e gabardine por causa de sua gramatura.
…….
c) Lã fria
É a melhor opção para quem precisa usar roupa formal e não que se sentir dentro de um micro-ondas durante os dias mais quentes, além de ficar protegido no frio no inverno. Sim a lã fria tem essa propriedade fantástica de funcionar como um isolante térmico, deixando seu corpo até 8 graus mais fresco! Não é por acaso que os beduínos já usavam o tecido para enfrentar as temperaturas rigorosas do deserto!
Trata-se de um material feito com fios de lã muito finos e compridos de uma raça de ovelhas chamada merino. É comum encontrar ternos e costumes feitos com esse material marcados com as tags super 100 ou super 120 por exemplo, essa, na verdade, é a medida da espessura do fio, quanto mais alto o número, mais leve e respirável o tecido.
Em tempo: A lã tropical nada mais é do que a lã fria com uma trama um pouco mais aberta e espessura bem fina (acima do Super 180).
Roupas feitas de lã fria:
Ternos, costumes, blazers, calças sociais e coletes.
Na hora de comprar:
Verifique a composição, algumas misturas contam com fibras sintéticas para realçar cor, brilho ou simplesmente baratear o terno. Também merecem atenção os ternos com lã muito fina (do Super 180 em diante), eles tem que ser muito bem feitos, principalmente a parte da entretela do tórax, senão ficam parecendo uma mortalha!
…….
d) Rami (ou ramie)
Assim como o linho, o rami vem de uma planta homônima muito cultivada na Ásia, e que fornece uma fibra com 150 a 200 milímetros de comprimento que é mais resistente que o já citado linho, a juta, o sisal e o cânhamo. Entretanto seu toque é mais áspero, fazendo com que seja misturada a outras fibras para um resultado mais agradável.
Roupas feitas de rami para o verão:
Ternos, costumes, camisas, calças, coletes, bermudas e blazers.
Na hora de comprar:
Atencão para o toque e a gramatura, se for muito áspero e/ou muito pesado, provavelmente será também desconfortável e amassará bastante. Pode ser um tecido com um brilho indesejável, um pouco extravagante até, mas existem blends que resolvem os problemas com a textura e visual sem deixar o rami quente, impedindo também os vincos constantes (como no exemplo logo acima). Infelizmente é um pouco raro no Brasil, mas Zara e C&A são duas lojas que já ofereceram peças desse material.
…….
Correndo por fora: Tencel (ou lyocell)
O tencel é um tecido composto por uma fibra feita de celulose e teve um certo destaque nos final dos anos 90, mas não chegou a se tornar muito popular, pelo menos por aqui. Tem o toque muito suave, contudo sua aparência pode ser similar ao jeans em alguns casos, e ao tricoline em outros, mas com muito mais fluidez, o que torna o tecido bom para roupas casuais, mas não muito indicado para peças que necessitem de um corte estruturado como é o caso do traje formal.
Sou deficiente cadeirante ; gostei de tudo que vi aqui neste site, sou negro , me da uma luz ai como ficar elegante e sei la.. sem ser ridículo e com pouco dinheiro rsrs. Abraços Gilmar
Olá Gilmar, tudo bem?
Comece tendo boas roupas básicas, elas não custam caro e são a base de um bom look. Camisetas (brancas, pretas, marinho e cinza-mescla) são fundamentais, depois que você tiver essas (ou se já tem) pode partir para algumas cores mais fortes e a pele negra se dá muito bem com tons vibrantes como vermelho, rosa e amarelo. O mesmo vale para camisas, tenha pelo menos uma boa camisa branca e uma marinho, depois pense em algumas mais ousadas.
Outra peça básica é o jeans. Não escolha modelos muito rebuscados, fique com os simples e escuros, eles servem para qualquer ocasião, mas pense em ter uma calça mais clara para o verão.
Não torre seu dinheiro com tênis caríssimos da moda ou sapatênis, encontre um modelo simples, pode ser branco de couro, por exemplo. tenha pelo menos um sapato casual para combinar com jeans e um formal preto para casamentos e formaturas.
Invista em óculos de sol clássicos, não nos modelos esportivos e chamativos. O aviador, o wayfarer e o clubmaster estão entre as melhores opções.
Escolha roupas que não deixem sobras, mas também não use nada muito apertado, o ideal é que o tecido só encoste na sua pele, mas não comprima. Tem muita coisa sobre caimento de roupa aqui no Canal Masculino, basta dar uma procurada.
Também vale a pena ler estes posts:
https://www.canalmasculino.com.br/checklist-do-guarda-roupa-basico-masculino/
https://www.canalmasculino.com.br/roupas-basicas-masculinas-para-montar-looks-arrasadores/
https://www.canalmasculino.com.br/como-deve-ser-o-caimento-de-um-terno-slim-fit-no-seu-corpo/
https://www.canalmasculino.com.br/aprenda-a-comprar-direito-para-se-vestir-direito/
Abs.
Boa noite! Queria te pedir uma ajuda…
Estou para abrir uma marca de roupas masculinas, e a minha ideia é usar esse tecido que esta na moda agora que fica justo ao corpo. Colocam o nome de camisa oversized, mas não existe esse tecido. Voc^~~e sabe qual tecido seria o ideal para mim ?
Igor,
infelizmente sua descrição não ajudou muito, não posso tenho como te informar.
Abs.