Por Que Dizemos Par de Calças Quando Trata-se de Uma Peça Só?

07/01/2016 3 Comentários por

duvida-calcas-calca-correto

O que parece uma dúvida boba na verdade necessita que revisitemos uma parte da história para que possamos entendê-la e explicá-la melhor, afinal, você, em algum momento, já deve ter se perguntando o motivo de usarmos a palavra calças ao invés de calça, já que se trata de uma peça única! E mais, por que muitos usam a expressão “par de calças”? De novo parece não fazer muito sentido! Então vamos lá…

A palavra está no plural porque cada perna que você veste é uma calça, logo são duas calças! O mais interessante é saber que o par de calças (há!) já foi usado separadamente: existia uma parte que ia da cintura até os joelhos e outras duas que cobriam das canelas até os pés, estas últimas chamadas meias calças, que, com o tempo, tiveram sua nomenclatura reduzida apenas para meias, o que resolve outro mistério, acredito eu! ; )

Calças vem de “calceas”, que em latim significa calçados (sapatos) e, por falta de um termo melhor, assim foram nomeadas pelos romanos quando eles tiveram que incorporar estas peças vindas do repertório dos germanos, pois suas túnicas não eram suficientes para enfrentar o frio de certas regiões da Europa. No início as “calceas” eram como meias, mas com o passar do tempo foram se tornando cada vez mais compridas até cobrir metade do corpo, chegando a cintura.

Mas afinal, devemos dizer a calça ou as calças?

Apesar da segunda maneira ser considerada mais culta, atualmente, na língua portuguesa, são aceitas as duas formas. Você só não pode dizer a calças ou as calça! : )

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Por Que Dizemos Par de Calças Quando Trata-se de Uma Peça Só?”

  1. Alessandro Borges says:

    Aqui no Centro Oeste, Goiânia-Goiás, falamos apenas calça. Desde que comecei a frequentar lojas nunca vi, li, escutei a expressão par de calças.

    Abração.

  2. Jonas says:

    Legal o artigo! Tinha essa curiosidade.

    Para mim era normal ouvir “par de calças” em minha infância, no interior de SC.

Deixe um comentário