Roupas Básicas Masculinas Para Montar Looks Arrasadores

10/02/2016 9 Comentários por

roupas-basicas-masculinas-looks-18

Entre os vários perfis de estilo, está o básico, o cara que gosta da sua camiseta branca, seu jeans bruto e seu tênis All Star marinho, e quer saber de uma coisa? Não tem nada de errado com isso! Dá para fazer muita coisa bacana só com as roupas básicas masculinas e cores neutras, basta escolher itens de qualidade e usar a criatividade para montar looks arrasadores como mostraremos a seguir, mas, antes, vamos falar sobre o que é necessário para ter um guarda roupas básico, começando pelas cores neutras que vão facilitar muito sua vida, veja abaixo:

Roupas básicas masculinas – Paleta de cores

Vamos trabalhar somente com cores neutras. Você sente arrepios quando alguém te mostra uma camisa amarela ou uma calça vinho? Não tem problema, aqui você está em terreno seguro e, além de tudo, seguindo as tendências da moda que este ano indicam uma paleta bem mais limitada e séria do que nos anos anteriores. Veja abaixo:

cores-neutras-looks-basicos

Combinações com preto e branco estão em alta para este inverno, assim como a dupla composta pela cor azul (marinho ou médio) e o marrom, formando um belo contraste, funcionando para looks casuais ou para um visual mais elaborado para ambiente de trabalho. O cinza e o grafite fazem o meio de campo e se encaixam perfeitamente em qualquer ocasião.

…….

Roupas básicas masculinas – Peças para compor o guarda roupas

roupas-basicas-masculinas-camisetas

Camisetas: branca, preta, cinza-mescla. Alterne entre as de gola careca e as gola V e, se quiser, insira também o modelo com mangas raglan e algumas azul-marinho.

roupas-basicas-masculinas-camisas

Camisas: branca, azul claro, jeans e preta ou marinho. A branca e a azul (de algodão) são ótimas para trabalho ou para eventos que exijam traje formal, a jeans é descolada e a preta ou marinho pode ser usada em uma balada.

roupas-basicas-masculinas-jeans

Jeans: marinho bruto para todas as ocasiões, denim médio com pouca lavagem faz o look casual, claro é ideal para o verão. Se você é magro pode optar pelo slim fit ou skinny, se está acima do peso ou tem pernas muito grossas, fique com os de corte reto.

roupas-basicas-masculinas-blazers

Blazers: marinho é o mais versátil, marrom contrasta bem com jeans, grafite (ou preto) é sério e elegante, o cinza pode ser até de lã ou moletom e o bege cai bem no verão. Invista em lã fria para se garantir o ano inteiro, mas considere comprar alguns de linho ou algodão para o verão.

roupas-basicas-masculinas-ternos

Ternos: marinho e grafite são duas opções versáteis e sóbrias para qualquer compromisso que possa surgir e que necessite de traje social. Aqui também lã fria é a melhor matéria-prima, tanto no inverno quanto no verão.

roupas-basicas-masculinas-malhas

Moletons e malhas: marinho e cinza mescla dão conta tanto no visual casual, quanto no profissional com toque formal. Não se prenda a um só modelo, explore os cardigãs e os com gola V usados com camisa social.

roupas-basicas-masculinas-bermudas

Bermudas: marinho é quase obrigatória, bege combina co tudo, marrom deixa o visual mais orgânico e a cinza de alfaiataria faz um look mais arrumadinho quando necessário.

roupas-basicas-masculinas-calcas

Calças: preta de alfaiataria é um coringa, bege faz um visual clean, marrom pode contrastar com o jeans ou, cinza, marinho (sarja ou alfaiataria)

roupas-basicas-masculinas-sapatos

Sapatos: oxford preto, derby marrom e mocassim marinho.

roupas-basicas-masculinas-tenis

Tênis: branco, marinho e preto, de cano alto ou baixo, quanto mais simples melhor para combinar com facilidade. Os clássicos da Vans, Converse, Adidas e Nike são os mais indicados.

roupas-basicas-masculinas-jaquetas

Jaquetas: jeans escura para usar a vida toda, preta de couro para um visual mais radical e sarja cáqui para um look diurno descolado. Uma marrom  e outra cinza vão garantir novos looks e impedir que você enjoe das demais.

roupas-basicas-masculinas-gravatas

Gravatas: preta, grafite e marinho

roupas-basicas-masculinas-cintos

Cintos: preto e marrom sociais para acompanhar o terno, um de couro marrom casual e dois de lona para looks mais relax.

roupas-basicas-masculinas-acessorios

Acessórios: são sempre bem-vindos para dar uma charme a mais na produção. Podem manter o esquema de cores sugerido (imagem acima) ou adicionar novas cores para criar pontos focais e deixar o look mais alegre, nesse caso a escolha é sua.

…….

Olhando assim parece que não há muito o que se fazer com o repertório de peças que foi indicado, mas se observarmos alguns exemplos tirados de uma simples busca de imagens, veremos que justamente a simplicidade das peças permite que todas elas se relacionem e permitam combos bem becanas, veja:

Roupas básicas masculinas – looks para inspiração

roupas basicas masculinas exemplo de look com roupas basicas masculinas roupas-basicas-masculinas-looks-03 exemplo de look com roupas basicas masculinas exemplo de look com roupas basicas masculinas exemplo de look com roupas basicas masculinas roupas-basicas-masculinas-looks-07 roupas-basicas-masculinas-looks-08 roupas-basicas-masculinas-looks-09 roupas-basicas-masculinas-looks-10 roupas-basicas-masculinas-looks-11 roupas-basicas-masculinas-looks-12 roupas-basicas-masculinas-looks-13 roupas-basicas-masculinas-looks-14 roupas-basicas-masculinas-looks-15 roupas-basicas-masculinas-looks-16 roupas-basicas-masculinas-looks-17

Dica final

Você não está acorrentado a paleta de cores sugerida, como todos os itens são neutros, você pode muito bem adicionar alguma peça em um tom mais forte, pois dificilmente vai errar.

Conclusão

Se você é daqueles caras que prezam roupas básicas, se identifica com lojas como a Hering e não tem muita paciência para coordenar cores, saiba que dá para viver muito bem sem apelar para estampas florais, matizes fortes e roupas que são a última tendência. Treine apenas sua criatividade na hora de juntar o que há em seu guarda-roupa, explore texturas como o jeans ou o tweed, experimente sobreposições, coloque sua personalidade nos looks do dia a dia.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

9 Responses to “Roupas Básicas Masculinas Para Montar Looks Arrasadores”

  1. Rangel says:

    Duas perguntas:

    1- Como diferenciar uma camisa social da casual na hora de comprar? Pq às vezes confunde;

    2- Onde posso comprar camisetas de gola henley aqui no Brasil?

    Acompanho sempre o site. Parabéns.

    • Ricardo says:

      Rangel, isso rende até um post! Vamos lá:

      Camisa social
      – Feita de algodão, usa tecidos como o oxford, chambray e o tricoline;
      – Colarinho engomado com barbatanas nas pontas para ficar com tudo no lugar;
      – Ou é lisa ou tem padrões discretos, como listras e xadrez window-pane pequeno;
      – Geralmente são mais longas que as casuais, pois são sempre usadas por dentro da calça;
      – Punhos engomados fechados por 1 ou 2 botões e, em alguns casos pode ser duplo e fechado por abotoaduras.

      Camisetas henley são um pouco raras por aqui, mas dá para encontrá-las na Cotton-on, Zara e Renner.

      Abs.

  2. Wagner says:

    Caro,

    Ricardo, gosto muito da sua coluna, seu blog é sensacional.
    Mas, enfim, daria para você fazer um post sobre como comprar roupa em loja populares?
    Sei que o foco é vesti-se bem. Porém, não tenho grana pra comprar essas roupas “bacanundas”.
    Um grande abraço,

    • Ricardo says:

      Wagner,
      a maioria das roupas que indicamos pode ser comprada em lojas como a Renner, C&A e Riachuelo, apenas fique atento ao acabamento e o caimento. Aliás é bom lembrar que esse é um dos motivos para não citarmos as marcas das peças usadas como exemplo na maioria dos posts, assim o leitor fica livre para escolher o que cabe no bolso.
      Abs.

  3. Fernando says:

    Direto, conciso… Perfeito! Parabéns

  4. Robert says:

    Adorei as dicas. Claro que o fato da maioria dos modelos mostrados serem homens bonitos ajuda a cativar a atenção para as combinações, mas acho que, independentemente da beleza física (ou falta dela), qualquer um que conseguir montar estes looks estará em bem altos patamares de elegância, sobretudo em se tratando de como o brasileiro, em geral, se veste.

    A propósito, é justamente aí que entra o meu questionamento: o Brasil é um país predominantemente quente o ano todo. Com exceção de São Paulo e do Sul, pode-se considerar um verão perene por todo o Brasil. Aqui em Belo Horizonte, vestir uma camisa social é motivo para suar em bicas e andar pela rua de blazer é pedir para ter um infarto. Há alguma maneira de adaptar os looks mostrados para a realidade brasileira sem perder a elegância que eles trazem?

    Obrigado antecipadamente pela resposta.

    • Ricardo says:

      Robert,
      levando em consideração que os termômetros aí em BH estão fazendo 29 de máxima e 21 de mínima, a mesma média de SP, acho que é um pouco exagerado falar que não existe a possibilidade de usar uma camisa leve e ainda manter a dignidade, sobretudo se você dobrar as mangas acima dos cotovelos.

      No caso dos looks, eles estão aí só para mostrar a aplicação das peças de maneira funcional, mas cada um deve adaptar a lista para sua realidade, se você acha que não conseguirá usar um blazer por causa do calor, não adianta forçar a barra. É bom lembrar que a elegância não está só nas combinações, mas também no corte das roupas e no estilo, uma calça slim de alfaiataria com uma camisa bem cortada e um sapato sofisticado fazem um look tão bom quanto qualquer outro mostrado no post.

      Abs.

  5. Ronaldo says:

    blog com dicas masculinas super legais.

    Sempre que estou usando botas, dobro a barra da calça ou uso uma calça mais curta, que mostra mais o calçado. Mas sempre ouço comentários humorados ou percebo espanto nos colegas e familia. Aqui vi vários looks com calças curtas inclusive com uso de sapatos.
    Fico um pouco inseguro em continuar com esta pratica….gostaria de ver sua opinião. abraço!! Ronaldo

    • Ricardo says:

      Ronaldo,
      é comum deixar a barra um pouco mais curta, principalmente quando usamos botas, assim é possível mostrar detalhes do calçado e as meias não ficam aparentes. Lá fora as calças mais curtas dominam, mesmo com calçados baixos, mostrando os tornozelos ou as meias coloridas e descoladas, aqui no Brasil ainda há resistência e existem alguns brincalhões que gostam de fazer piada com o assunto, mas trata-se de falta de informação de moda, não há nada de errado em usar a barra um pouco mais curta do que o habitual, só não vale exagerar e colocá-la no meio das canelas.

      Abs.

Deixe um comentário