O Look Certo: Usando o Terno Casualmente

12/02/2016 2 Comentários por

look-certo-terno-costume-casual

A criatividade é um dos elementos fundamentais para o homem com estilo, sua capacidade de repensar o guarda-roupa, quebrar paradigmas e inovar é o que o torna realmente admirado. O look que escolhemos como exemplo dessa semana mostra muito bem como quem não se prende a velhos conceitos consegue resultados interessantes.

Por que funciona?

O terno (na verdade um costume, pois não tem o colete) em cores claras como este cinza mesclado, cai muito bem em situações diurnas o que já dá uma certa vantagem a ele, pois já o deixa no caminho para a casualidade, mas a grande jogada do autor do look foi inserir na combinação – que até então estava neutra – esta camiseta extremamente casual e jovem, obtendo um resultado completamente descontraído. Aproveitando o clima ele ainda adicionou um cinto que dá um toque ainda mais irreverente ao combo, muito bem complementado por este relógio de pulso tradicional, o lenço de poá no bolso e os óculos tipo Wayfarer. As mangas ligeiramente dobradas reforçam o caráter descolado do look.

Experimente…

Um sapato tipo mocassim ou, para radicalizar e seguir a tendência, um tênis branco e clean.

Não seria a mesma coisa se…

Trocássemos a camiseta por uma camisa social, pois voltaríamos ao tradicional visual formal. Também é bom reforçar que a cor do costume influenciou muito, se fosse mais escura não surtiria um efeito tão bom.

Resumindo:

  • Repense sempre seu guarda-roupa para adicionar criatividade e irreverência aos looks;
  • Peças clássicas podem ganhar novo fôlego se combinadas a itens modernos;
  • Ternos claros são ótimos para eventos diurnos;
  • Uma camiseta listrada e um cinto casual mudaram completamente o tom sério do terno;
  • Já que você quebrou as regras, use acessórios neutros para evitar exageros;
  • A camiseta abre espaço para um sapato casual ou mesmo os amados tênis brancos;

Dicas adicionais

Para gordinhos – apesar das listras horizontais, o paletó ajuda a cortar o efeito que te prejudica, então dá para usar esse look sem neuras. Apenas repense o cinto, talvez ele traga o olhar para seu abdômen e talvez você não queira isso.

Para baixinhos – um calçado com sola grossa em tom próximo ao do terno ajuda a alongar a silhueta, além disso, a lapela mais fina do traje slim fit cria uma linha comprida no dorso que te favorece.

Para os altões – o paletó aberto ajuda a não te deixar parecendo um monolito, os óculos e o lenço são estratégicos, eles chamam atenção para seu rosto, mas o cinto pode não ser uma boa e chamar atenção demais para sua barriga. Um terno com corte tradicional é mais indicado se você tem ombros largos e quer manter a proporção.

Leia também:

Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “O Look Certo: Usando o Terno Casualmente”

  1. Reynaldo says:

    Boas dicas, tem sido bom selecionar os meus look’s baseando nas suas dicas.

    tirando uma duvida ou dando um palpite….
    Tenho um terno cinza tal como mostra a foto, a unica diferença é na parte de baixo em vez de calça é um calção. então sairia muito da moda??

    ajuda aí Ricardo, receio errar no Look.

    Abs.

    • Ricardo says:

      Reynaldo,
      eu tenho um problema com esse negócio de blazer com bermuda, afinal, se você está com calor, por que está usando um blazer? Além disso, a combinação não é muito indicada para a maioria dos ambientes. Eu usaria as duas peças separadas.
      Abs.

Deixe um comentário