O Que o Homem NÃO Deve Vestir em um Casamento Formal

30/10/2014 33 Comentários por

traje_masculino_formal_casamento

Em um post anterior citamos os trajes adequados para cada tipo de dress code exigido em casamentos, mas não contávamos com o jeitinho brasileiro, ou seja, mesmo que as regras sejam claras, surgiram centenas de comentários perguntando se não há uma maneira de burlar o protocolo e assistir as bodas dos amigos de bermuda e chinelo (ou quase isso).

Em primeiro lugar temos que deixar de lado a preguiça e o egoísmo, lembrando que os noivos investiram muito na ocasião, e eu não estou falando só de grana, mas também tempo! Eles tentaram criar um evento que seja o mais próximo possível de seus sonhos, além disso, provavelmente preocuparam-se com os convidados, seu bem estar e conforto, portanto o mínimo que você pode fazer é contribuir para que a festa seja memorável, seguindo o dress code estipulado para a data.

Mas e se o convite não diz nada a respeito da roupa?

Então você vai com o tradicional traje conhecido como “passeio completo”, composto por um terno/costume escuro, camisa bem clara e uma gravata bacana, mas discreta e sofisticada. Nos pés nada mais do que um oxford muito bem engraxado. Acessórios como o lenço no bolso ou um belo relógio clássico também são bem-vindos.

Mas nesse caso o traje não está liberado?

Existem milhares de motivos para que o convite não cite o dress code, ou os noivos podem ter esquecido mesmo, então fique ciente que essa não é a hora de vestir aquela sua polo listrada com um brasão enorme no peito.

Tendo respondido estas duas dúvidas surgem as questões onde o brasileiro acha que com um pouco de rebolado e malandragem vai conseguir fugir do traje formal, veja se alguma delas já passou por sua cabeça:

O que não usar em um casamento formal

Tenho uma calça social preta e um blazer marinho posso usá-los?
(Pergunta de quem não quer comprar um terno novo
)

Não, o costume é formado por 2 peças que formam um conjunto, o terno ainda tem a adição do colete, portanto a combinação citada já é considerada casual e imprópria para casamentos onde o passeio completo, ou o black tie opcional sejam exigidos.

…….

Gostaria de ir de jeans, posso?
(Pergunta de quem não larga a roupa casual)

Só se o traje casual estiver liberado pelos noivos, mas, ainda assim, combine com um bela camisa social e um blazer em casamentos a noite, o sapato neste caso pode ser um pouco mais casual. Durante o dia dá para fazer algo mais descontraído, mas sem forçar a amizade, mantendo peças elegantes e discretas.

…….

Está muito calor, posso deixar o paletó em casa?
(Pergunta de quem acha que o calor é desculpa para tudo!)

Não, reze para que o ar-condicionado do local esteja a todo vapor, excluir o paletó descaracteriza completamente o traje formal, além de deixar você com cara de funcionário de repartição pública, a chave é justamente o paletó e o blazer que te dão um ar mais solene e elegante, seja com itens casuais ou formais.

…….

Curto um look formal total black, posso ir assim?
(Pergunta típica dos adolescentes e pós-adolescentes)

Não, o visual é pesado demais para um casamento e a combinação é bem difícil de ficar boa, você precisaria de peças de altíssima qualidade e muito bem coordenadas para funcionar, uma gravata com tecido duvidoso já pode arruinar tudo.

…….

Tenho que usar terno, mas quero me destacar dos demais, o que você aconselha?
(Dúvida de quem quer aparecer)

O dress code existe justamente para criar ordem e fazer com que todo mundo pareça vir do mesmo planeta, a última coisa que os noivos querem é um sujeito vestido como o Coringa do Heath Ledger no meio do salão e antes de qualquer coisa você deve lembrar que quem deve aparecer são os anfitriões, a noite é deles. Quer  mostrar estilo? Escolha com cuidado sua gravata, capriche nos acessórios discretos e classudos, mostre bom gosto!

…….

Não gosto de usar terno, posso ir de polo, jeans e sapatênis?
(Indagação de quem não tira o uniforme)

Se o protocolo exige terno ou costume, então assim será. Polo, jeans e sapatênis (que eu chamo carinhosamente de kit coxinha) não são roupas para um evento importante onde é necessário mostrar o respeito que você tem pelos noivos e o quanto aquela noite também é importante para você, isso não ficará aparente se você vestir sua “roupa de churrasco da firma”.

…….

O casamento é de dia, posso vestir uma roupa mais relax?
(Pergunta de quem acha que qualquer coisa é motivo para abandonar o terno)

Não, o traje social continua sendo exigido em cerimônias durante o dia (entre 11h e 16h) mas o terno pode ser em cores mais leves como o cinza médio, cinza claro, bege, marrom e afins.

traje_masculino_terno_claro

Costume claro deve ser usado apenas em casamentos diurnos, a noite o marinho, preto e grafite imperam.

…….

A cerimônia é as 17h e a festa logo depois, posso usar um terno cinza claro ou cinza médio?
(Dúvida de quem é fã de cor clara)

Se a festa termina oficialmente a noite o melhor é escolher um costume escuro, guarde os claros para eventos que se encerram até as 18h, pelo menos oficialmente, pois sabemos que muita gente fica até bem depois disso se o buffet não expulsar todo mundo. : )

…….

Meu filho tem só 16 anos ele pode dispensar o costume e ir com um jeans e camisa social?
(Indagação da mãe que não quer gastar com um terno que quase não será usado)

A partir dos 15 anos os adolescentes começam a ser mais cobrados quanto ao traje de festa, o mais aconselhável é já pensar em um terno, nem que seja alugado.

……..

Não suporto usar gravata, posso ir ao casamento sem ela?
(Dúvida dos fãs do colarinho aberto)

Não, se você tirar a gravata seu traje se torna casual, só faça isso se o dress code permitir.

…….

Sou moderno e quero trocar o sapato social por um tênis, tudo bem?
(Pergunta hipster)

Tudo mal, quando você faz isso você não tem um terno acompanhado de um sapato, você tem um tênis acompanhado de um terno, o sneaker vira o ponto focal do look e o traje passa a ser informal. Só invista neste tipo de visual se os noivos expressarem a vontade de que os convidados estejam vestidos de maneira descontraída.

…….

Pense duas vezes antes de usar

  • Colete – não é errado, mas pode chamar muito da atenção que deveria estar concentrada nos noivos e pode destoar se todo mundo for vestindo trajes muito simples;
  • Chapéu – só vale no campo e na praia ou em casamentos durante o dia em espaços abertos, mesmo assim você deve tirar na hora da cerimônia;
  • Casacos e cachecóis – podem ser úteis no frio, mas durante a festa devem ficar na chapelaria;
  • Óculos escuros – na praia tudo bem, em locais fechados eles te deixam com cara de mafioso;
  • Correntes, anéis e pulseiras – podem atrapalhar a elegância minimalista e chic do seu traje formal, pense duas vezes antes de usar.

…….

Para complementar:

O Que Vestir em um Casamento – Um Guia Para Homens

Dicas de Como Escolher o Primeiro Terno

Dúvida ao Combinar Camisas, Gravatas e Ternos? Use Tom Sobre Tom

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

33 Responses to “O Que o Homem NÃO Deve Vestir em um Casamento Formal”

  1. Claudio Roberto says:

    Fui recentemente ao casamento de um primo e aconteceu exatamente o que você disse, encontrei tudo o que foi listado aqui (inclusive o “coringa” que na verdade estava mais para charada). O que escutei de muita gente é que eu estava muito “sério”, mas os noivos ficaram muito felizes comigo e minha esposa e fizeram as mesmas observações. Foi bom porque ele também frequenta o site o nos divertimos muito listando os coxinhas.

  2. Anderson Pinto says:

    gosto de me vestir bem procuro ser discreto, porem bem vestido.
    Vejo os caras bem vestidos, as vezes penso em usar algo parecido, mas tem a questão de tom de pele.
    Um terno marrom para uma pessoa morena acho que não me cai bem, posso estar enganado. Ai entra a questão de que roupa usar no dia a dia, para ir num barzinho, na academia, numa festa simples ou numa festa chique.

    Sei que não me visto mau, mas mesmo as pessoas falando que estou bem vestido, ou falando que esta bonito seu traje. As vezes penso que estão zoando. Por isso procuro ver pelas minhas condições me vestir adquadamente.

    o que fica bem para ti nao fica bem para mim…

  3. Anna Carolina says:

    Adorei suas dicas! Com um texto simples, BEEM direto e com uma pitadinha de humor você traduziu bom gosto e sofisticação; o que vale ressaltar, não faz mal a ninguém! Vou imprimir e pregar em todos os cômodos da casa do meu namorado. Quem sabe assim eu o convenço que a maneira em que nos vestimos, principalmente em ocasiões tão especiais como casamentos, demonstra respeito e apreço por quem nos convidou. Temos um casamento divino para irmos em Julho e estou travando uma batalha épica para que ele aceite usar o traje social, pelo menos! Abraços!

  4. Luiz carlos says:

    Vou a um casamento em uma casa de festa no domingo a noite, qual a roupa que devo vesti? Luiz carlos

  5. FABIO APARECIDO VASCONCELOS says:

    Posso ir em um casamento com calça jeans slim preta. paletó preto com uma camiseta branca por baixo e um sapato ?

  6. Carlos says:

    Olá.

    Espetacular artigo o seu, achei no Google, as dicas foram muito úteis para mim.

    Grande abraço.

  7. marcus says:

    Boa noite tenho casamento dia 5 dezembro 2015 as 17:00,n fui exigido traje,estou em duvida se tenho q ir de terno.

    • Ricardo says:

      Marcus,
      na maioria das vezes quando o convite não especifica o dress code, o terno é o traje padrão.
      Abs.

    • JOSEAN says:

      Boa Noite ;

      Cara vou a um casamento em uma chácara as 16:30 hrs, no convite nãos especifica o traje , eu estava querendo usar um blazer cinza e uma calça de alfaitaria preta , sapato preto e camisa branca ou rosa clara . O que você acha ?

      • Ricardo says:

        Josean,
        por que não usar um costume com gravata em vez do traje menos formal com duas peças diferentes? Mesmo sendo um casamento em uma chácara a festa será a noite e a ausência de um dress code no convide geralmente indica um evento com roupa formal.

        Acho que assim tem maiores chances de acertar.

        Abs.

  8. Marcel Santos says:

    Blusa social Jeans com palitó preto. O que acha?

    • Ricardo says:

      Olá Marcel, tudo bem?
      Em primeiro lugar vamos deixar claro que o que você está procurando é uma camisa e não uma blusa que se trata de uma peça de malha, manga longa e sem botões. Outra coisa importante é que não existe “social jeans”, o denim por si só já configura uma roupa casual, então tenha ciência de que dá sim para usar uma camisa jeans com um blazer ou até com costume preto, mas não é o tipo de roupa indicado para quem precisa ir a um evento formal.

      Abs.

  9. gustavo says:

    Ricardo, tdo bem?
    tenho um casamento pra ir, vai ser as 10:45 da manhã. Tenho dificuldade para andar com sapatos com saltos. O convite não fala qual traje devo usar. Após o casamento terá uma festa em uma chácara. Queria uma dica da roupa que eu poderia usar, Só social mesmo? Ou outro estilo?

    Obrigado

    • Ricardo says:

      Gustavo,
      quando o convite não especifica presumimos que se trata de um evento formal, então o costume com camisa e gravata será seu traje. Quanto aos sapatos, não tem jeito, tem que ser um oxford ou derby. Aconselho a usá-los alguns dias antes para ir se acostumando.
      Abs.

  10. Patricia says:

    Olá Ricardo temos um casamento para ir daqui a uns dias, dei uma lida aqui e meu marido vai de terno preto, com sapatos e cinto também preto, ele quer usar o colete preto mas não quer usar a gravata, já estou argumentando quanto a isso. O que achas? E quanto a gravata pode ser preta ou tem que combinar com a camisa? E agora a minha dúvida eu queria ir de vestido “curto” mas com este traje dele será que vai destoar?

    • Ricardo says:

      Patrícia,
      tudo se resume a saber com certeza qual é o dress code da festa, se for formal (o mais comum) a gravata se torna imprescindível, pois se faz necessário o traje social completo. A gravata preta é sempre um coringa, combinando com qualquer camisa escolhida, mas também é muito fácil combinar fazendo tom sobre tom, ou seja, escolhendo a gravata em um tom mais escuro do que o da camisa.

      No caso do vestido, um casamento pede sempre algo mais comportado, principalmente se você está acompanhando um homem em trajes formais, acho que um modelo curto destoaria um pouco.

      Abs.

  11. Monica says:

    Ola…o pai da noiva pode usar chapeu as 16.00 hs ?????

    • Ricardo says:

      Não durante o casamento, mesmo que a cerimônia não seja na Igreja o chapéu deve ser tirado em sinal de respeito. Na festa, se for em local aberto, pode usar numa boa, se for local fechado, fica um pouco estranho e forçado.
      Abs.

  12. vinicius says:

    Boa tarde, Ricardo!

    Tenho um casamento para ir a noite e o traje informado pelos noivos é passeio completo. Gostaria de ir com uma calça social slim preta, blusão azul, gravata azul slim e colete. sendo que o colete não é da mesma cor da calça, o colete é cinza.
    posso usar essas peças.

    • Ricardo says:

      Vinicius,
      o traje passeio completo é formado por terno/costume, gravata escura e camisa clara, complementados por sapato social e cinto combinando. O traje que você descreveu descaracteriza o terno por ter peças que não fazem parte de um mesmo traje. O uso do colete também é um pouco discutido, em cerimônias em que as pessoas estão vestidas de maneira simples ele pode parecer exagerado e até concorrer com o traje do noivo, o que pode causar certo desconforto.

      Minha indicação é um costume escuro (preto, grafite ou marinho) com uma camisa branca ou com a gravata que você já tem. Use também um sapato social de amarrar preto e combine com um cinto social da mesma cor.

      Abs.

      P.S. – Tem tudo isso no texto acima, não seria mais prático lê-lo?

  13. Jaqueline says:

    Olá, Ricardo!

    Adorei seu post. Gostaria de fazer uma pergunta.

    Meu filho é pré-adolescente (13 anos), ele deve ir de terno também? Ele é primo do noivo.

    • Ricardo says:

      Oi Jaqueline,
      na verdade seu filho já é adolescente, pois esse período se inicia a partir dos 13 anos. Nessa idade os meninos já começam a ser mais cobrados quanto a roupa, mas ainda podem ir com uma roupa um pouco menos casual, a partir dos quinze a coisa fica mais séria. Outra questão é o local do casamento. Casamentos diurnos são mais liberais quanto ao traje, principalmente se forem em locais abertos ou no campo, casamentos noturnos e em locais sofisticados são os mais exigentes e muitas vezes até as crianças vão de traje formal.

      Como seu filho ainda tem 13 anos talvez não precise do terno completo, mas, pelo menos, de uma camisa social e uma calça de alfaiataria ou jeans bem escura combinada com sapato e cinto de couro.

      Abs.

  14. Taywili says:

    Olá Ricardo, Posso usar uma gravata borboleta ?

  15. Victor says:

    Fica cafona usar um blazer de couro marrom no com uma calça de sarja escura casamento?

  16. Mariana says:

    Boa tarde!

    Eu e meu esposo fomos convidados para um casamento a noite.
    Não vou usar longo, e fiquei na dúvida se meu esposo pode usar blaser, ou melhor somente a camisa social sem gravata e sem blaser? O uso do blaser é somente para quem vai acompanhado de mulheres usando longo?

    • Ricardo says:

      Mariana,
      casamentos noturnos geralmente são formais, ou seja, exigem o traje social completo (calça + paletó + gravata) o uso da calça social sem a parte de cima do terno deixa o visual com cara de “roupa de escritório” e não é muito elegante. O traje masculino não está necessariamente vinculado ao vestido da mulher, mas em alguns eventos onde o longo é exigido pode haver a necessidade do black-tie.

      Abs.

  17. Escolas Reunidas do Vale do são francisco GEO Juazeiro Maria iraides da silva says:

    Amei as dicas. Vamos a um casa.mento às 10h em uma chácara e ficaremos o dia inteiro. Minha irmã está ousando e vai tal mãe tal filha ( as três roupas iguais) e os homens tal pal tal filhos, o problema é que querem ir bermuda (bermuda) com camisa social e sapatênis ( sofisticado). Não serão coringas na festa??? Estou preocupada. O conjunto dos três está lindo, mas…

    • Ricardo says:

      Bermudas só são aceitáveis em alguns casamentos na praia, aqueles realizados com o pé na areia, literalmente. Para casamentos no campo o mais indicado são calças com tecido leve como algodão ou linho, sapatênis também não é um opção, o ideal é escolher um sapato casual, da maneira como você está descrevendo parece que eles estão se vestindo para um churrasco, mas trocando a camiseta por uma camisa.

      Abs.

Deixe um comentário