O Que Vestir em um Casamento na Praia – Looks Para Noivos e Convidados

05/02/2015 6 Comentários por

roupas_masculinas_casamento_praia_ft03

Os casamentos realizados na praia estão cada vez mais populares, nos últimos tempos tenho recebido dezenas de comentários e e-mails solicitando ajuda na escolha do look para o evento, mas não culpo os indecisos, este tipo de cerimônia pode contar algumas nuances que podem mudar completamente o tipo de roupa a ser usada, veja alguns exemplos abaixo:

1 – Casamento pé na areia

    roupas_masculinas_casamento_praia_ft01

É aquele realizado na praia, com os  noivos mais próximos da água e os convidados acomodados em cadeiras logo atrás, olhando para o mar. Neste caso as roupas tem que ser as mais leves possíveis, já que na maioria das vezes não há proteção contra o sol, além disso, temos o problema da areia entrando nos sapatos.

O que o noivo pode usar: O mais aconselhável é que o noivo opte por um terno claro de um tecido bem leve como o linho, algodão ou o seersucker (anarruga) de seda, uma camisa de algodão, um sapato casual e uma gravata para dar um toque de classe. Há quem escolha o colete de alfaiataria em vez do paletó e muitas vezes a mudança dá certo!

O que os convidados podem usar: Os convidados vão seguir o dress code imposto pelos noivos, mas para aliviar a barra de quem vai assistir a cerimônia é melhor não ser muito sisudo e deixar os trajes casuais entrarem em cena. Uma calça de linho, uma camisa de algodão e um docksider ou uma sandália de couro são boas opções para este cenário.

Cores das roupas: as matizes presentes no cenário e seus vários tons são muito apreciadas nas roupas para este tipo de casamento, então bege, branco, off-white, verde, azul claro e marrom são algumas das opções para montar um look leve e descontraído.

Tecidos mais adequados: algodão leve, linho e anarruga.

Calçados adequados: loafers, boat shoes e oxfords casuais para um visual mais alinhado. Se os noivos optarem por algo extremamente casual, tênis leves de lona em tons claros e sandálias de couro são opções.

Acessórios: a gravata é mais adequada para o noivo, principalmente em tons bem vivos e alegres, mas não é obrigatória, um lenço no bolso do blazer pode ser um charme a mais e os chapéus são adequados, mas devem ser tirados no momento da cerimônia. Algumas pulseiras de contas ou feitas de couro podem dar um toque descolado ao look,

Dress code liberal: os noivos optam por um traje mais relax, com ele usando uma calça bem leve, uma bata ou camisa de linho e um tênis branco ou docksider. Os convidados podem até trocar a calça por uma bermuda em tom claro de algodão ou sarja, se os anfitriões não se opuserem a isso, claro.

…….

2 – Casamento em frente a praia

roupas_masculinas_casamento_praia_ft04

Algumas pessoas simplesmente esquecem de dizer que o casamento não será exatamente na praia, mas em uma casa de frente para o mar, com gramado e até algumas áreas pavimentadas, isso pode causar uma certa confusão com aqueles que esperam um evento descolado e acabam indo informais demais, pois basta adentrar um pouco o continente para que os trajes mudem ligeiramente.

O que o noivo pode usar: aqui já é possível usar um terno de algodão mais encorpado, mas nada que vá fazer passar calor. Linho ainda é um bom tecido para o traje e as camisas podem ter algum padrão bem discreto e descontraído. Como o pé do rapaz não vai afundar na areia, os calçados podem ser mais classudos como um oxford, derby ou loafer de couro com um belo lustro.

O que os convidados podem usar: Uma calça de alfaiataria leve combinada com uma camisa clara de caimento perfeito usada por dentro da calça; e nos pés calçados leves como top-siders e loafers. As sandálias ficam de fora aqui.

Cores das roupas: neste caso podemos ter algumas cores mais sóbrias como cinza claro ou marrom, mas a paleta de beges, amarelos, verdes e azuis ainda está presente.

Calçados adequados: oxfords e derbys são escolhas comportadas e os boat shoes são mais descontraídos e tem um clima náutico que combina com a paisagem.

Acessórios: o chapéu ainda é um bom recurso para proteger do sol, é só lembrar de tirá-lo na hora certa, flores ou mini arranjos na lapela do noivo deixam o visual mais descolado e alegre, cintos requerem atenção especial, o do anfitrião deve ser de couro, combinando com os sapatos; os dos convidados podem ser mais casuais, de lona ou de cadarço, mas os de couro rústico também podem funcionar.

Dress code liberal: o noivo usa um terno claro, de algodão bem leve ou linho, combinado com uma camiseta gola V, branca e básica, calçando um tênis tipo slip-on branco. Os convidados ficam mais a vontade usando calças de linho e camisas confortáveis por fora, além de calçados como top-siders, mocassins ou um tênis similar ao do noivo.

…….

3 – Casamento em local fechado, com vista para o mar

roupas_masculinas_casamento_praia_ft05

Quando alguém diz que vai casar em uma determinada praia, logo imaginamos o típico casamento de cinema, com o púlpito na areia ladeado por arranjos feitos com flores tropicais. Mas já recebemos muitas mensagens de pessoas que se diziam em dúvida, porque o evento se realizaria em um salão, clube ou restaurante com vista para o mar e só as fotos dos noivos seriam feitas do lado de fora, na praia.

O que o noivo pode usar: o local torna a ocasião um pouco menos informal, aproveita-se a paisagem, mas o ambiente (muitas vezes climatizado)  permite algo mais elegante como um terno de lã fria cinza claro, cinza médio, marrom, bege ou marinho, seguindo a risca o dress code de um casamento na cidade durante o dia. A gravata pode ter cores mais sóbrias, mas algum tema náutico para não perder o clima de descontração.

O que os convidados podem usar: costumes de lã fria de cores claras ou tons mais fechados e sóbrios, seguindo o dress code de casamentos diurnos.

Cores das roupas: cinzas, marinhos, marrons e beges compõem a paleta tanto dos noivos, quanto dos convidados. O toque de cor fica por conta de lenços e gravatas.

Calçados adequados: oxfords e derbys para um visual clássico, loafers e brogues podem ser usados se o dress code for mais casual.

Acessórios: Abotoaduras, lenços no bolso e flores na lapela são elementos que valorizam o visual. Um belo relógio aqui pode fazer toda a diferença.

Dress code casual: este vale apenas para os convidados, que podem mesclar peças casuais aos itens mais formais. O blazer ainda é obrigatório, mas pode vir acompanhado de uma calça chino ou de um jeans discreto, as camisas podem ter um xadrez pequeno, quadriculado ou estampa delicada floral, os sapatos podem ser de camurça e não tão sérios.

…….

Veja mais algumas imagens com ideias de trajes para casamentos na praia:

Dicas adicionais

  • Muitos eventos deste tipo começam de dia e terminam a noite, dependendo da época do ano, a temperatura pode cair, então é uma boa ideia levar um blazer, caso isso aconteça;
  • Quando a cerimônia é pé na areia e a festa ocorre em um local próximo, como uma casa de frente para o mar, um clube ou um restaurante, você se veste para a praia, não importando se depois ficará em um ambiente fechado;
  • Padrinhos e os pais dos noivos devem se vestir o mais próximo possível do traje do noivo, mesmo que os outros convidados estejam muito mais casuais e descontraídos;
  • Não esqueça do protetor solar se for ficar em uma área descoberta, o sol do litoral é inclemente!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “O Que Vestir em um Casamento na Praia – Looks Para Noivos e Convidados”

  1. Pedro says:

    A cerimonia comecara as 17:30. Seria ideal um terno marinho, ja que parte sera diurno e parte noturno?

  2. Yuri says:

    Boa noite, boas dicas, parabens pelo site.
    Vou a um casamento de dia em uma casa proximo a praia. To querendo ir de calca slim cor caqui puxado prara o bege, blazer azul marinho com leve risca de giz.
    So que nao sei com que camisa ir, seja modelo ou cor, o que indicaria?
    Ainda tem o calçado. Pensei em comprar um sapato marrom, mas qual modelo eh mais adequado?
    Grato desde já.

    • Ricardo says:

      Yuri,
      para usar com este traje durante o dia eu indicaria uma camisa branca ou azul bem clara, mas você pode considerar uma em um tom de rosa bem leve e discreto. Quanto ao sapato, os modelos de amarrar (oxford e derby) sempre são os mais indicados, pois são elegantes e não tão casuais quanto um mocassim, por exemplo.

      Abs.

  3. Fernando says:

    Ricardo, casarei na praia, em uma cerimônia pé na areia e a recepção será em um hotel. Estou pensando em usar calça sarja slim e colete cáqui, camisa branca e gravata coral. Nos pés, não usarei nada durante a cerimônia e estou em duvida em o que usar para a recepção. Qual a melhor opção de modelo e cor de sapatos para a ocasião?

    • Ricardo says:

      Fernando,
      você pode optar por um oxford em nobuck, um loafer no mesmo material ou até um dockside, já que optou por algo mais informal. Tênis brancos de lona não estão fora de cogitação, mas aí tem que ser justo, avise os convidados que eles podem escolher um traje mais relax.

      Felicidades e sucesso na festa! 😉

      Abs.

Deixe um comentário