10 Cuidados Para Não Estar “Overdressed”

14/03/2016 Sem comentários por

homem overdressed

De uma maneira geral, o termo em inglês “overdressed” indica uma pessoa que se veste exageradamente, o que nem sempre quer dizer que ela está mal trajada, apenas ostentando roupas inadequadas para a ocasião. Por outro lado, o exagero é um elemento que invariavelmente leva ao visual equivocado e pode surgir da preocupação em impressionar ou pela insegurança de quem nunca sabe quando o look chegou ao ponto ideal. Para evitar essas situações e combater esse tipo de problema basta seguir algumas dicas simples:

1 – Menos é mais… sempre!

Não pense que quanto mais elementos forem inseridos melhor ficará seu visual. Existe um equilíbrio delicado na hora de se vestir e as vezes um simples acessório pode ser o que faltava para comprometer o resultado final. Antes de sair de casa se olhe no espelho e veja se não há nada sobrando e que poderia ficar na gaveta.

…….

2 – Há hora e lugar para cada tipo de traje

Um aniversário em um barzinho não pede roupa ultra formal, assim como um churrasco com os amigos não necessita de um combo com diversos elementos que estariam mais adequados a uma balada sofisticada. Saber o qual roupa está correta para o ambiente pode te salvar de sentir-se deslocado devido a exageros, mesmo que bem intencionados. O conselho aqui é pesquisar antes o local a ser frequentado ou perguntar para quem te convidou como deve ir vestido.

…….

3 – Seja crítico com excessos

Se algo parece que está sobrando e está te incomodando, não pense que é implicância da sua parte, geralmente o inconsciente manda alertas sobre esse tipo de problema, cabe a você não ser indulgente e excluir o que está além da elegância e bom gosto.

……..

4 – Tenha uma combinação em mente

Tente avaliar as roupas a disposição e montar um look o mais coerente possível em sua cabeça, dessa maneira você trabalha com objetividade, não fica inserindo e tirando elementos até achar que chega ou até simplesmente se cansar.

……..

5 – Cuidado para não criar vários pontos focais

As vezes você nem tem muitas peças compondo a combinação, mas a camiseta tem uma estampa chamativa, a calça possui uma lavagem e efeitos espalhafatosos, o tênis é adornado uma cor forte e os óculos de lente espelhada refletem tudo a sua volta. Pronto, ninguém mais sabe para onde olhar, todas as peças estão pedindo atenção, essa é a base do homem overdressed! Procure dosar peças básicas com outras mais elaboradas, se for usar algo que chama uma certa atenção, que seja algo que jogue o olhar das pessoas para seu rosto, não para os pés ou barriga por exemplo.

……..

6 – Peça opinião externa

Pedir o parecer de sua mãe, uma amigo ou a namorada pode te ajudar a descobrir excessos que você não havia notado, pois nem sempre dá para ter uma visão global do look e ver o que está sobrando. Isso também serve quando você não está certo sobre o dress code do local, o pitaco da sua irmã pode te trazer de volta a terra, ela pode estar certa sobre esse sobretudo meio Matrix que você quer usar para ir a uma festa infantil.

……..

7 – Economize acessórios para não ficar overdressed

É fácil se descontrolar quando escolhemos acessórios, afinal só mais uma pulseira não faz mal algum. Não é? Pode ser, sobretudo se você já escolheu outras 10, está usando suspensórios, gravata, cachecol e pretende colocar um chapéu. Até o Johnny Depp, que adora um acessório, de vez em quando pisa na bola e faz uns combos bem esquisitos. Foque em um acessório que você quer que seja notado e veja se entre os restantes é possível excluir algum, justamente para dar destaque ao seu favorito.

…….

8 – Camadas de roupa tem um limite

Nós incentivamos, em muito, os homens a fazer seu look tirando proveito do layering, o método de se vestir em camadas e assim combinar estampas, texturas e estilos, montando looks arrasadores. O problema é que não dá para passar das 3 camadas sem correr o risco de exagero, esteja você usando roupa formal ou casual, portanto escolha bem as peças que vai combinar, se o visual não funcionar, escolha outro, não adianta ir adicionando camisas, jaquetas e casacos até se convencer que conseguiu chegar a um bom resultado, esse é um dos caminhos para se tornar overdressed!

…….

9 – Roupa deve cobrir, não expor

Opa! Chegamos a outro ponto importante! Nem sempre estamos falando da quantidade de roupas e acessórios, ou a maneira como você combina esses itens, mas como você os usa! Uma camisa muito aberta, uma barra dobrada além do aceitável, um casaco jogado de maneira displicente, tudo isso pode contribuir para fazer parecer que sua roupa está inadequada.

…….

10 – Muita informação pode pesar

Cuidado com padrões rebuscados, acessórios dourados, camisetas com estampas grandes e/ou coloridas demais, tênis ou sapatos com algum exagero (sola grossa de mais, cadarço com cor forte, detalhes exóticos), calças que roubam atenção da parte de cima do look, blusas com tramas que criam muito volume e combinações que misturam uma gama muito grande de cores. O excesso de informação em um look é responsável por metade da falta de estilo no Brasil, pois aqui muita gente acha que roupa e alegoria são a mesma coisa. Se for escolher uma peça mais chamativa, complemente com outras que sejam discretas para dar equilíbrio e fugir do overdressed.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “10 Cuidados Para Não Estar “Overdressed””

Deixe um comentário