Qual é a Diferença Entre Risca Pinstripe e Chalk Stripe?

13/03/2016 Sem comentários por

risca-de-giz-chalk-stripe-moda-masculina-02

No Brasil chamamos tudo de risca de giz, mas nos países de língua inglesa existe uma diferença entre essas listras finas que compõem os padrões vistos nos tecidos usados comumente em alfaiataria e que pode confundir algumas pessoas na hora de comprar algum item de vestuário no exterior ou ao adquirir algum produto em lojas virtuais cuja descrição de produtos está na língua da rainha, inclusive já fui perguntado várias vezes sobre isso pelos leitores do Canal Masculino, então acho que vale a pena explicar:

Risca de Giz ou Chalk Stripe

risca-de-giz-chalk-stripe-moda-masculina

É o tecido com riscas bem finas e levemente falhadas, muitas vezes em uma cor que não dá muito contraste com o fundo do terno, tornando este padrão bem discreto. Claro que existem exceções, muitas vezes a risca vem com muito contraste, mas por parecer realmente um risco feito com giz não chega a ser tão gritante quanto o pinstripe.

…….

Pinstripe ou listra fina

risca-de-giz-pinstripe-moda-masculina

Trata-se do tecido cujas riscas são muito finas, mas sem falhas, ao contrário do chalk stripe. Muitas vezes aparece contrastando intensamente com o fundo, seja ele claro ou escuro, mas nem por isso deixa de ser considerado um padrão elegante e parece estar muito ligado aos ternos italianos, em parte por causa da imagem que Hollywood criou dos mafiosos no imaginário popular. ; P

…….

Como Usar PinStripe e Chalk Stripe

risca-de-giz-pinstripe-moda-masculina-02

Exemplo de pinstripe discreto.

Este tipo de padrão listrado não fica bem só em ternos ou costumes, pode funcionar maravilhosamente em bermudas (de alfaiataria ou sarja), camisas, calças e coletes, dando sempre um ar profissional para as roupas mais alinhadas e, por esse motivo, marcando presença constante em ambiente de trabalho formal. Já no look casual fica bacana misturar com peças mais despojadas, como camiseta e tênis, pois o contraste de estilos cria um visual interessante.

As cores mais comuns para o pinstripe e o chalk stripe são marinho, preto, grafite, anil e marrom sobrepostos por listras brancas ou em um tom um pouco mais claro do que o fundo, mas também é possível encontrar opções com fundo bege, cinza médio, cinza claro e azul claro com riscas de uma infinidade de cores.

Falaremos mais detalhadamente sobre combinações de peças com risca de giz em outra oportunidade.

Dica

risca-de-giz-pinstripe-moda-masculina-03

A risca de fiz é uma ótima maneira de alongar a silhueta, portanto se você tem baixa estatura ou andou abusando da comida e está com vários quilos a mais, pode usar o pinstripe ou o chalk stripe para fazer parecer que você é mais alto e magro.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Qual é a Diferença Entre Risca Pinstripe e Chalk Stripe?”

Deixe um comentário