O Look Certo: Total Black Formal Para Balada

06/02/2015 4 Comentários por

look_certo_total_black_baladaGrande parte dos homens fica fascinado quando vê um look total black, principalmente quando se trata de uma roupa formal como essa da foto. O problema é que a segurança do visual monocromático com cara de “do mal” não se encaixa em muitas das ocasiões, principalmente quando um black tie é exigido, pois este traje conta, obrigatoriamente, com uma camisa branca combinada com o smoking. Outra limitação se dá por conta da qualidade das peças: uma camisa com tecido de baixa qualidade ou um paletó com caimento regular são alguns dos fatores que prejudicam a composição neste caso.

Por que funciona?

Um paletó com bom caimento e um tecido encorpado vão valorizar seu corpo e dar um toque de classe a produção, a camisa com o padrão diagonal maquinetado proporciona uma textura que agrada o olhar e dá um certo movimento ao visual, seu corte slim fit, corretamente acertado ao corpo, sem exageros, garante um resultado impecável, sem tecido em excesso dando um ar de desleixo.

Onde usar?

Este tipo de combinação deve ser guardada para festas elegantes, mas que não exijam o black tie completo ou que dêem espaço para improvisos, além disso também é possível usar uma roupa como essa em uma balada sofisticada, onde a maioria das pessoas estará utilizando peças de alfaiataria, mesmo que não seja o traje completo.

Onde não deve ser usado?

O look, apesar de arrojado, não combina com celebrações como casamentos e formaturas, nestes casos, a não ser que os anfitriões deixem bem claro que o dress code é mais aberto a um traje pesado e ousado, o correto é respeitar a tradição e ficar com o costume com camisa clara e gravata escura.

Calçados e acessórios

Para um look total black sofisticado como esse é necessário um sapato oxford preto muito bem engraxado, um cinto social de couro liso e preto. O lenço no bolso, caso queira dar este toque, tem que ser de seda, pois a textura e brilho do tecido é a que melhor funciona aqui. Um relógio com pulseira de couro e caixa de aço é a alternativa mais chique, preferencialmente com um visual bem clássico.

Resumindo:

  • Apesar do traje formal total black fascinar a maioria dos homens, seu uso é restrito devido ao visual pesado e arrojado;
  • Peças de alta qualidade garantem o sucesso do combo, tecidos baratos e caimento ruim acabam com seu look;
  • Guarde-o para festas sofisticadas e baladas chiques;
  • Evite em eventos tradicionais como casamentos e formaturas;
  • Calçados e acessórios tem que ser impecáveis e luxuosos.

Leia também:

Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “O Look Certo: Total Black Formal Para Balada”

  1. Eduardo Moraes says:

    ótimo post! Ricardo, você também poderia fazer um post sobre anéis masculinos, como usar, como combinar, etc…

  2. Thiago Aurélio says:

    Ricardo esse estilo black cai bem para negros???
    Qual seria o melhor look para negros????

    • Ricardo says:

      Thiago,
      esse estilo cai bem para qualquer um!

      Não existe um look melhor ou pior para negros, tudo depende do seu estilo, mas algumas cores, geralmente as mais vibrantes e vivas, combinam bem com seu tom de pele.

      Abs.

      Abs.

Deixe um comentário