Qual é o Comprimento Certo da Bermuda Masculina?

23/02/2015 4 Comentários por

comprimento_bermuda_masculina2O homem brasileiro tem uma relação especial com as roupas curtas, afinal, em um país quente, esta é a maneira mais óbvia de se refrescar, mas uma coisa que não faz muito sentido é que ao mesmo tempo o público masculino do país parece não entrar em acordo quanto ao comprimento certo das bermudas, sendo que a maioria deles usa a peça muito longa e inadequada por vários motivos:

– A bermuda longa encurta as pernas, prejudicando qualquer um, seja alto, baixo, gordo ou magro;

– Quanto mais longa, mais calor você passa. Ela pode não ser quente como uma calça, mas com certeza não é tão fresca quanto sua versão mais curta;

– O comprimento exagerado faz você parecer desleixado.

Ao contrário dos anos 90, quando as bermudas necessariamente tinham que cobrir os joelhos, prejudicando a silhueta masculina, na última década a intenção é deixa-los a mostra, ficar mais fresco e alongar as pernas. A altura da barra mais aceita e que deixa a maioria dos homens a vontade com seu visual, fica entre a metade do joelho e o início da coxa, Dez centímetros acima dessa marca ainda é um comprimento aceito e vestido por muitos, mas se a perna da bermuda for um pouco acima disso você tem um short e é melhor reservá-lo para praia.

comprimento_bermuda_masculina3

Posso usar a bermuda abaixo do joelho?

Na verdade você pode usar no comprimento que quiser, mas é bom saber que ela não vai te favorecer, mesmo que você seja alto, magro e atlético. Como você pode ver na imagem acima, até mesmo as bermudas para água, amplamente usadas por surfistas, estão com a medidas das pernas mais curta do que há 10 ou 15 anos atrás.

comprimento_bermuda_masculina4

Devo jogar minhas bermudas compridas demais fora?

Não mesmo! Atualmente tornou-se um charme usá-la dobrada, então use esse recurso para ajustá-la, só não há muito o que fazer com os modelos com pernas muito largas, essas, quando dobradas, ficam com a aparência estranha demais, neste caso você necessita de ajuda profissional, consulte uma costureira e pergunte se essas peças tem salvação.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Qual é o Comprimento Certo da Bermuda Masculina?”

  1. Carl says:

    Caro Ricardo, e as “bermudas de pescador”? Gosto desse modelo. Mas tem tempo que não uso as minhas.

    E gosto também de usar bermuda no meio dos joelhos. Acima dos joelhos, acho que não fica muito bacana em mim.
    E bermuda de surfista? Você usa?

    • Ricardo says:

      Carl,
      a bermuda “pescador” ou cargo anda meio em baixa por adicionar muito volume a silhueta masculina. As mais indicadas atualmente são as flat, aquelas que possuem somente bolsos na altura da cintura e com corte mais ajustado ao corpo.

      O comprimento acima do joelho também serve para deixar as pernas mais longas, se você não curte assim, não precisa usar, mas tome cuidado com as longas demais, eles te fazem parecer mais baixo do que a realidade.

      As bermudas para água ou de surfista são adequadas para praia apenas, para um passeio no shopping ou um programa de verão as de sarja, algodão, alfaiataria ou linho são mais apropriadas. Existem alguns modelos de bermuda água que imitam as bermudas passeio, essas são mais versáteis, mas não são tão fáceis de achar e geralmente custam caro.

      Abs.

  2. Larissa says:

    Ricardo, e em relação a largura da bermuda, alguns homens com pernas finas e quadril estreito, usam mais apertadas, bem estranho rs.
    Quais as dicas para escolha certa?
    Amoooo seu trabalho!!!!

    • Ricardo says:

      Oi Larissa!
      Trata-se de uma questão de proporção, não dá para ficar com as pernas perdidas dentro da bermuda, o modelo tem que ser mais seco (mas não apertado) para quem é magro. Funciona mais ou menos igual ao jeans, se está acima do peso o corte reto funciona melhor, se está magro o corte ajustado valoriza a silhueta.

      Nós amamos quando as garotas vem comentar!

      Abs.

Deixe um comentário