No mundo dos relógios de luxo existe um cuidado básico para quem não quer se dar mal: saber identificar um relógio verdadeiro de um falso, especialmente as marcas mais populares. Dentre estas, talvez a Rolex seja a mais conhecida, imitada e falsificada, muitas vezes sendo difícil identificar uma peça original da fake.
Neste vídeo (em inglês) aprendemos 3 características dos relógios Rolex que dificilmente são reproduzidas pelos imitadores:
3 Dicas de como identificar um Rolex falso
1 – A característica mais fácil de notar diz respeito ao ponteiro dos segundos, que tem movimento fluído, mérito do mecanismo exclusivo da Rolex e muito difícil de ser reproduzido, especialmente por alguém que se dedica a fazer falsificações;
2 – A janela da data possui uma lente que facilita a leitura, nas reproduções essa lente quase não faz diferença, é apenas uma ondulação no vidro de proteção;
3 – É possível encontrar o selo da marca em mais de um local, como o fecho da pulseira e a traseira da caixa do relógio, os Rolex falsos geralmente não apresentam esse detalhe uma única vez.
Além dessas dicas também é mais seguro comprar esse tipo de relógio em revendedores autorizados. No caso de estar adquirindo uma peça de segunda mão, não deixe de examiná-lo pessoalmente e, se possível, peça notas e certificados de garantia.