8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

27/11/2016 4 Comentários por

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Double Jeans

Toda época tem suas regras fashion, elas se alteram de tempos em tempos graças a mudanças culturais, situação econômica, tendências e senso estético, então não é estranho pensar que há menos de 20 anos muito do que vestimos hoje seria considerado feio, deselegante ou até absurdo, mas não precisa ser nada ousado, basta verificar nossa lista com as 8 coisas que já foram consideradas erros de estilo, mas que atualmente são plenamente usáveis e até consideradas arrojadas, independentemente do fato de você gostar delas ou não!

1 – Double jeans (jeans+jeans)

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo - Double Jeans

Durante toda a década de 90 as combinações de jeans com jeans foram negadas pela maioria das pessoas, mas não vamos por a culpa em ninguém, na época o denim apresentava poucas cores e lavagens, o visual não ficava tão bacana, além disso as pessoas eram obcecadas por pares e insistiam em usar peças com exatamente as mesmas características, o que sua mãe chamava de “conjuntinho”.

Atualmente o jeans ficou tão versátil que é possível combinar duas peças sem que eles sejam totalmente iguais, basta que pelo menos um elemento (cor, lavagem ou desgastes) seja semelhante para formar um combo bacana.

…….

2 – Azul marinho combinado com preto

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Calça preta com camisa marinho? Ih amigão, você está mal vestido, pois preto e azul são “uma combinação muito morta”, “o visual fica apagado”, “você não se destaca”, essas eram algumas das alegações do povo que se dizia fashion nos anos 90. Não lembro desse papo na década de 80, mas é possível que esse preconceito venha de longe.

Hoje looks que abusam dessas duas cores se mostram elegantes, versáteis e sofisticados, ao contrário do que se pensava. A verdade é que a roupa noventista com sua modelagem exageradamente grande não dava muito espaço para nada que não fosse contrastante, talvez seja esse o motivo dessa norma obsoleta.

…….

3 – Mix de padrões ou estampas

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Se hoje tem gente que mistura dois tipos de xadrez ou listras com poá, no fim do século passado isso era considerado exagero e, muitas vezes, um só padrão ou estampa mais rebuscada como o paisley, por exemplo, já era mal vista no meio masculino.

Um cara que entrasse numa máquina do tempo em 95 e saísse dela nos dias de hoje ficaria estarrecido: quem domina os truques de estilo mistura dois ou três padrões sem problemas. Claro, ainda existem os exagerados, mas no fim das contas os homens saíram ganhando com tantas liberdades na hora de se vestir.

…….

4 – Meias aparecendo

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Há duas décadas ninguém ligava para a meia, raramente ela aparecia, as barras sobravam na maioria das vezes, então quem deixava as meias a mostra não era muito bem recebido. Naquela época o comprimento da calça era um só.

Na moda moderna a meia se transformou em uma maneira do homem deixar o traje mais colorido e irreverente, logo, mostrá-la, mesmo que você não seja um adepto da ideia, não é mais nenhum pecado.

…….

5 – Calças ajustadas (slim fit)

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Vinte anos atrás foi moda a calça bag, semi-bag e a big – esta última a pior na minha opinião – gastava-se muito tecido para fazer um jeans naquela época e, o pior de tudo, muitas marcas simplesmente abandonaram as outras modelagens, tornando um martírio encontrar um calça de corte reto tradicional por muito tempo. Se você vestisse uma calça mais ajustada certamente receberia alguns olhares de reprovação. Só lá para 98 ou 99 que as roupas voltaram a ficar mais acertadas ao corpo e a volta dos modelos tradicionais abriu espaço para a slim fit e o sucesso skinny que se mantém em alta há uns 10 anos. Quem diria?

…….

6 – Barras mais curtas

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Mostrar as canelas não era algo que tivesse o mínimo vínculo com a moda da época, as roupas eram largas demais, um monte de gente usava meia branca com roupa casual e achava normal e, além disso, ninguém fazia ou dobrava as barras das calças, a perna embolada foi a grande tendência dos anos 90, ninguém falava para a galera que aquilo deixava todo mundo atarracado. Mesmo assim, um belo dia, tentaram lançar calça capri para homem, mas a ideia não pegou, apesar de alguns valentes que tentaram usar.

Nos últimos tempos foi liberado o uso do comprimento barra, dobrada ou não, mostrando a meia colorida ou um pedaço da canela (muito menos que uma capri) mas ainda assim existem muitos que resistem a tendência com a velha máxima: “Parece calça de pular brejo”.

Tudo bem, cada um na sua!

…….

7 – Tênis/sapato sem meia

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Com bermuda até podia, mas com calça era impensável, principalmente com trajes mais formais, mesmo que usados de uma maneira descontraída em ocasiões idem.

Uma coisa curiosa do brasileiro é que em certos momentos ele não liga de mostrar demais e em outros parece não querer mostrar nada, o mais interessante é que nem sempre esses dois casos ocorrem nas respectivas ocasiões adequadas. : P

Outro item da lista que hoje divide opiniões!

…….

8 – Sobreposição

8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo

Em um dia de frio você podia vestir uma camiseta, uma camisa e uma blusa de malha fina, desde que tudo isso estivesse coberto e escondido por um pesado moletom. Como o povo amava um moletom nessa época!

Agora sabemos que até o moletom pode ser usado para se tornar uma das camadas que vão compor o look, mas existem outras peças mais elegantes como casacos, jaquetas e blazers que podem dar melhor acabamento a composição.

…….

Nota do autor:

Enquanto escrevia este post lembrei de mais meia dúzia de costumes e alguns preconceitos que ficaram para trás com a evolução da moda masculina, então pode esperar porque este artigo terá uma segunda parte!

…….

Leia também:

Sem categoria

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “8 Coisas Que Já Foram Consideradas Erros de Estilo”

  1. WILSON SOUZA says:

    É satisfatório ver o quanto melhoramos!

  2. Andrey Venâncio says:

    Garanto que fez o post ouvindo A-ha, Toto, Madona, Roxette, Banda Ira, Paralamas do Sucesso, RPM, Roupa Nova, Nirvana, R.E.M., Oasis, Alanis Morissette, Lenny Kravitz, U2…

Deixe um comentário