Nem preciso dizer o quanto a combinação de cores é uma pedra no sapato dos homens que querem melhorar seu estilo e elaborar looks mais criativos, pois muito marmanjo por aí mata barata descalço, mas entra em pânico quando vê um circulo cromático.
Os leitores de longa data do Canal Masculino já devem ter uma certa intimidade com o tema, mas mesmo estes sentem o suor escorrer pelo rosto quando o combo acaba pedindo uma quarta cor para ficar realmente incrível.
Harmonia cromática retangular
A foto usada como exemplo deste post usa como recurso uma harmonia cromática retangular, resultado da escolha de uma duas cores análogas separadas por uma matiz e, na parte oposta do círculo cromático, suas complementares.
Não é todo dia que estamos tão inspirados a ponto de incorporar tantas matizes ao nosso traje, mas saber que isso é possível e dominar a técnica não é nada mal, principalmente se pensarmos que as cores neutras, como o marinho da calça, também entram na composição, facilitando um pouco o trabalho.
Seja maleável, adapte
Note que os sapatos não são exatamente vermelhos, mas um tom mais escuro, entre o vinho e o marsala, acontece que se você tentar sempre combinar as cores na mesma intensidade vai ficar louco, isso funciona no design gráfico, quando alguém vai criar a estampa de uma camisa ou pintar um quadro, mas seu guarda roupa não é tão variado e, convenhamos, um sapato vermelho ou em um tom ainda mais claro não funcionaria a contento aí.
Harmonia duplo-complementar
Outra combinação com quatro cores é a harmonia duplo-complementar, também conhecida como complementar dupla ou em quadrado. Ela escolhe quatro cores equidistantes com um resultado bem similar ao conseguido com o retângulo harmônico.
Um problema desses círculos cromáticos encontrados na Internet é que não há um padrão entre eles, o mais confiável seria usar uma versão impressa que pode ser encontrada em lojas de material artístico, por exemplo.
…….