Como Combinar Cores: Harmonia Cromática Meio-Complementar

0

Como Combinar Cores: Harmonia Cromática Meio-Complementar

O exemplo acima mostra muito bem que combinar 3 cores não precisa resultar obrigatoriamente em um look chamativo, entretanto, em um mundo onde a neutralidade reina, saber usar o círculo cromático (mais a respeito aqui) a seu favor pode ser uma maneira apropriada de declarar seu estilo.

Antes de falarmos sobre as cores é necessário elogiar o caimento das peças que está bastante adequado para o rapaz alto e magro. Características corporais a parte, evite usar a polo por dentro se eles estiver muito larga, não que ela precise estar tão ajustada, como na foto (que pode ser um truque de styling!), mas também não fica nada bom um monte de tecido sobrando perto da cintura.

Note que o comprimento da calça está normal, com apenas um dobrinha na barra para dar uma arejada, mas nada demais. Valeu pelo toque casual e por mostrar um pouco mais dos tênis.

Sobre as cores usadas

Combinação meio-complementar

Se você leu este post sobre círculo cromático e combinações de cores, provavelmente já notou que não se trata de uma “combinação triática”, pois as cores combinadas não são equidistantes. Trata-se, na verdade, de uma combinação meio-complementar, que é praticamente uma mistura da combinação complementar com a harmonia em tríade.

Para chegar nesse resultado você deve pegar, de um lado, duas cores que estão separadas por uma única matiz, neste caso o verde e o azul, e combiná-las com a cor diametralmente oposta a que está no meio. Você também pode focar na cor mais presente, como o azul, por exemplo, e adicionar as duas que estão no outro extremo, que nesse caso seriam o amarelo e o laranja.

Esta é outra amostra de como é possível fazer a harmonia meio complementar, também conhecida como combinação em fenda ou, em inglês, split complementary:

Círculo Cromático: Harmonia Cromática Meio-Complementar

“Amornando” as cores para um visual discreto!

O próximo passo para chegar a esse resultado é usar versões mais lavadas ou mais escuras das cores escolhidas, dessa maneira você evita um look com cores gritantes, que é a reclamação da maioria dos homens que se arriscam nesse campo, pois acham as harmonias muito fortes.

Neste caso da foto o verde se tornou mais opaco e o laranja mais suave, quase um caramelo, mas ainda temos o marinho obtido de um tom mais escuro do azul original.

Distribuindo as cores dentro do look

Note que muito do sucesso nesse tipo de combinação também vem da maneira como você distribui as matizes. Um combo com calça laranja e tênis marinho vai chamar muito mais atenção do que o contrário. Geralmente as cores frias e escuras ocupando a maior parte do visual resultam na escolha mais sensata.

Dica final

Como você pôde ver, a combinação meio-complementar não tem muito segredo, mas necessita atenção e um olho bom para equilibrar os tons. A dica final é não ficar brigando com o círculo cromático, as cores não tem que ficar exatamente iguais ao que você vê nele, basta que você olhe para o conjunto montado e sinta que as peças estão “conversando” bem.

Nota do autor:

Em breve montarei uma galeria de fotos com mais exemplos desse tipo de harmonia para que vocês tenham uma boa noção de como ela funciona bem na moda masculina.

…….

Mais sobre combinações de cores:

Aprendendo a Combinar Cores: O Círculo Cromático

Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Análogas

Aprendendo a Combinar Cores: A Tríade Primária

Aprendendo a Combinar Cores: Combinações Complementares

Deixe uma resposta