Provavelmente você já ouviu falar por aí sobre como o formato de seu rosto pode definir a escolha dos óculos ideais, sejam eles de receituário ou óculos escuros. Realmente essa característica física pode influenciar na maneira como o acessório é visto, mas existe mais, muito mais!
Então o que buscar na hora de comprar seus óculos? A resposta é simples: harmonia! A peça deve deixar o rosto agradável de se ver e até trazer um equilíbrio maior para ele.
Para ser mais claro, não é só o formato do rosto, embora isso também tenha certa relevância, mas também a maneira como o formato da armação, as cores, espessura e tamanho das lentes escondem ou revelam traços faciais!
Aposto que você nunca ouviu falar disso e a razão é muito simples: a maioria das pessoas que escreve sobre moda não se importa, eles pegaram algumas regras ditas por um pioneiro há décadas e repassaram sem nunca reparar se existia algo mais. Acontece que eu sempre achei estranho como muitos dos óculos que experimentei e, teoricamente, seriam ideais para meu rosto, simplesmente não funcionavam.
Obs: esse guia serve tanto para óculos escuros quanto para modelos de receituário.
Como Harmonizar o Formato dos Óculos com Seu Rosto
Por sorte ao longo dos anos, devido ao trabalho no Canal Masculino, ganhei muitos óculos de sol, podendo fazer diversas comparações, e notei que alguns funcionavam muito bem com meu rosto, mesmo não sendo indicados para meu tipo, isso me fez verificar cada pormenor a fim de encontrar os motivos para tal disparidade, eis o que conclui:
1 – Tamanho da testa
Não importa o formato de seu rosto, se os óculos avançam sobre suas bochechas eles fazem seu maxilar parecer menor e, consequentemente, sua testa maior! Se você sentir que está enfrentando esse problema, experimente óculos com lentes mais estreitas na altura, como o New Wayfarrer da Ray-Ban, por exemplo.
Claro que algumas pessoas podem achar esse efeito positivo por terem a testa pequena e maxilar grande, mas, como disse, se trata de uma questão de harmonia.
O contrário também pode acontecer, como você verá mais abaixo.
…….
2 – Sobrancelhas
Muita gente não gosta de deixar as sobrancelhas a mostra pois elas são muito grossas ou finas, ralas, bagunçadas ou as clássicas monocelhas.
Se algo te incomoda nos pelos acima de seus olhos é possível que você tente usar óculos de armação grossa para escondê-las. A ideia não é ruim, mas tem um revés: se suas sobrancelhas são altas elas acabam saindo para fora da armação, o que fica bem esquisito.
Para quem tem esse “problema” eu aconselho a usar óculos com armação grossa e alta, ou simplesmente desencanar e deixar as sobrancelhas a mostra com um frame delgado.
Dica: os aros tipo tartaruga podem desviar a atenção em certos casos, faça um teste.
…….
3 – Maçãs do rosto e bochechas
Dependendo do tamanho das lentes, seus óculos podem esconder ou destacar maçãs e bochechas. Preste atenção quando for experimentar a peça e note se essas características se tornam acentuadas demais ou simplesmente desaparecem.
Aqui serve a mesma dica do item 1: experimente óculos com diferentes alturas de lentes para saber o que mais harmoniza com seu rosto. Os tipo aviador tendem a esconder as maçãs, os de lentes finas destacam.
…….
4 – Nariz
Alguns modelos deixam o nariz maior que a realidade, isso se deve ao fato do encaixe da peça ficar ali bem no topo, perto das sobrancelhas. Quem tem nariz pequeno não sente desconforto, mas narigudos como eu simplesmente não conseguem achar o resultado minimamente atraente ou confortável.
Obviamente, se os óculos se comportarem dessa maneira com seu rosto, procure modelos com encaixe da armação ou dos “pads” mais abaixo.
…….
5 – Largura do rosto
Acha seu rosto muito largo? Quer que ele pareça mais largo ainda? Compre óculos estreitos! O rosto alongado também acaba prejudicado com um acessório muito largo.
Na verdade a armação deve acompanhar o rosto até seu limite lateral, pode ser um pouco a mais ou um pouco a menos, se passar disso provavelmente terá um visual que irá te incomodar.
…….
6 – Olhos juntos ou separados
Nossos olhos podem parecer mais juntos ou separados, embora sempre tenham uma distância básica entre eles – spoiler, é exatamente o tamanho de um olho – mas certas características de seu rosto podem criar essa ilusão.
Muitos elementos na armação podem contribuir ou diminuir esse efeito como: espessura e cor da armação, largura das lentes.
Uma boa medida é observar o topo do nariz e verificar se ele está parecendo mais largo ou mais fino do que o normal. Também vale comparar a distância entre as lentes com outros óculos, para saber se é uma questão de design.
……..
7 – Queixo
Mais um detalhe de sua anatomia que sofre com as lentes grandes que avançam para cima das bochechas ou maçãs do rosto.
Quem tem queixo pequeno tem que tomar cuidado com óculos tipo aviador que costumam ter lentes grandes cujo formato de gota diminui maxilar e queixo. Por outro lado, quem tem queixo grande vê nesse tipo de óculos uma boa maneira de equilibrar as feições.
…….
8 – Barba e cabelo
O pessoal vive falando sobre a relação do formato do rosto com o modelo de armação, mas nunca leva em consideração que tanto cabelo quanto barba podem trazer mudanças para esse formato.
Eu já tive cabelo comprido e possuía óculos que funcionavam melhor com ele preso, assim como agora que estou de barba não tenho achado certos modelos tão bons em mim quanto antes.
Então lembre-se que a barba pode deixar seu rosto mais largo ou alongado, seu cabelo pode esconder a testa se usado com franja ou destacá-la se optar por topete. Tudo isso por modificar a harmonia com o rosto.
…….
9 – Traços faciais
Os traços faciais mais discretos, como rugas, reentrâncias e marcas na pele podem ser abrandados ou destacados pelos óculos.
Os de armação grossa e cor escura costumam acentuar essas características, armações de metal ou de cor clara e de formato delgado tendem a fazer com que esses traços sejam menos notados, mesmo assim é necessário levar em consideração todos os itens aqui apresentados na hora de fazer sua escolha, as vezes um detalhezinho que sobressai acaba fazendo o acessório não cair bem em seu rosto.
…….
10 – Cor da pele
Aqui é mais uma questão de contraste. Pele clara com armação escura faz com que os óculos se destaquem, idem para pele escura com armação clara. Já a pele com armação em tom semelhante faz com que os óculos se mesclem melhor.
Qual é o melhor? Vai mais do efeito que você quer que os óculos tenham! Muita gente opta pelo contraste justamente por criar um visual cheio de personalidade e marcante, outros preferem algo discreto, que se encaixe melhor na composição do look, indo pelo caminho contrário.
…….
Dica final:
Se você está realmente perdido nesse assunto ou simplesmente indeciso, comece testando os óculos com formas mais arredondadas, são os mais fáceis de funcionar, então passe a variar o tamanho até encontrar um que lhe caiba perfeitamente e pareça a melhor compra.
…….
Nota final:
Mudanças no seu visual, como corte de cabelo ou formato de barba podem fazer com que os óculos pareçam diferentes ou não tenham o mesmo efeito que antes. Apesar de toda essa matemática, provar a peça a ser comprada ainda é a melhor maneira de encontrar o par ideal.