Dúvidas na Hora de Combinar Cores? Vá de Preto e Branco!

21/08/2016 Sem comentários por

combinar-cores-masculinas-preto-branco-06

Já demos uma boa quantidade de dicas sobre combinações de cores em posts anteriores, mostramos que tom sobre tom é um maneira fácil de combinar camisas e gravatas, falamos sobre cores complementares e análogas, assim como explicamos as harmonias em tríade e a importância de conhecer o círculo cromático.

Mas o que acontece se não combinarmos nenhuma matiz? Vou mais além: e se usarmos todas as cores de uma só vez? Parece impossível? Mas fazemos isso o tempo todo quando optamos por uma camiseta branca ou uma jaqueta preta, já que o branco é composto por todas as cores refletidas e o preto é o resultado de um objeto que não reflete luz nenhuma.

Este ano o preto combinado com o branco, um clássico da moda masculina, voltou a chamar atenção, algo que pode ser visto no preview de inverno 2016 da Renner, por exemplo, e que também se repete nos sites de streetstyle mundiais. A coisa começou aos poucos, primeiro foi o tênis branco, depois o normcore com suas cores simples e básicas, logo o P&B parecia uma opção lógica e fácil nesse cenário.

Fazer esse tipo de combinação tem suas vantagens, nós conseguimos enumerar 10 delas:

  1. Não demanda de conhecimento e experiência com o círculo cromático;
  2. Poupa tempo na hora de escolher o que vestir;
  3. A roupa simples fica descolada e a formal torna-se ainda mais elegante;
  4. Raramente há restrições de dress code;
  5. São fáceis de achar, enquanto outros tons podem ser bem complicados;
  6. Não saem de moda nunca;
  7. Bem combinadas são extremamente discretas, mas podem chamar atenção se preciso;
  8. Preto emagrece e alonga a silhueta;
  9. Branco dá ideia de limpeza e organização e o contraste com preto agrada aos olhos.

Dicas para montar look usando apenas preto e branco

combinar-cores-masculinas-preto-branco-15

Use micro estampas e padrões para não deixar o visual muito chapado.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-04

As calças brancas são lindas, mas sujam muito, prefira as pretas e jogue o branco para cima, além de tudo você chamará atenção para seu rosto.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-03

Na alfaiataria o branco e o preto fazer com que você pareça um MIB durante o dia, então quebre a combinação com uma camisa que tenha um detalhe bacana. Durante a noite o traje formal preto e branco funciona muito bem e é muito elegante, não se preocupe.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-02

Preto e branco também funcionam bem no visual náutico, basta investir em listras, bermudas ou calças de sarja e tênis de lona, como no exemplo acima.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-05

Eu disse que o traje social durante o dia pode não ser uma boa opção, não foi? Bem isso não acontece quando você dá uma relaxada na indumentária e insere uma camiseta e tênis brancos, aí o look fica bem descolado.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-07

Padrões como o pied de poule (também chamado de houndstooth) criam a ilusão de cinza de longe e de perto atraem o olhar com se padrão intrincado e repetitivo, o mesmo vale para outros tipos de xadrez e até estampas de poá ou paisley bem pequenas.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-10

As tendências athleisure que mistura roupa de academia com peças casuais ou o normcore que faz uso de itens simples como o moletom, camisetas de algodão e calças jogger também cai muito bem com a combinação, nem precisa de muita firula, basta juntar itens básicos e confortáveis, mas que não tenham caimento ruim.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-14

Os acessórios podem seguir dois caminhos: o primeiro é casar com o restante das peças, ou seja, escolha algo preto ou branco; o segundo pode ser mais ousado e adicionar um pouco de cor ao look – imagine estes suspensórios em uma cor mais vibrante como vermelho ou vinho, por exemplo.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-16

Tecidos com falso liso ou texturas como o “sal e pimenta” ou “olho de perdiz” (foto) também servem para deixar o visual mais interessante, pois você está trajando preto e ao mesmo tempo não está, criando a ilusão de ótica novamente do cinza.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-13

Não precisa seguir o preto e branco a ferro e fogo, pode inserir um sapato pinhão e uma bolsa caramelo ou marrom, só fique atento para o grau de seriedade do traje, quanto mais formal, mais os calçados e acessórios tem que combinar, portanto quem está de “passeio completo” não pode ficar tomando liberdades.

…….

combinar-cores-masculinas-preto-branco-18

Se você cansar do P&B explore a combinação com a adição do cinza, o combo continua elegante, mas a introdução do tom intermediário entre as duas cores opostas ajuda a criar novos looks. Com o tempo experimente também inserir complementos coloridos como cachecóis, chapéus, relógios e pulseiras, a neutralidade da dupla permite a adição de qualquer cor que te agrade.

…….

Veja mais alguns looks para inspirar:

Aqui opções com cinza que também funcionam muito bem e não vão exigir muito de sua massa encefálica logo pela manhã. ;P

Se você estava se torturando porque não tinha paciência de coordenar cores, está aí uma solução mais tendência do que nunca! 😉

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Dúvidas na Hora de Combinar Cores? Vá de Preto e Branco!”

Deixe um comentário