Tapered Jeans: Qual é a Diferença Das Calças Que já Conhecemos

0

Tapered Jeans: Qual é a Diferença Das Calças Que já Conhecemos

De uns anos para cá vem ganhando espaço um novo produto no mundo do jeanswear, o tapered jeans. Mas o que é de fato esta calça? Muda tecido? Muda caimento? Qualquer um pode usar?

O Que é o Tapered Jeans?

A resposta é mais simples do que você poderia imaginar: o termo tapered jeans diz respeito a uma calça feita de qualquer tipo de denim, não importando cor, gramatura ou lavagem, mas que possui as pernas levemente afuniladas a partir do joelho, como se você tivesse mandado sua peça costumeira para um alfaiate fazer um ajuste, deixando-a mais próxima da sua silhueta. Ou seja, diz respeito a caimento, e só.

Tapered Jeans Levi's

É comum ouvir as pessoas dizendo que o tapered jeans é o cruzamento de uma calça straight com um modelo cenoura, conhecida por suas pernas que se tornam bem justas a medida que se aproximam da barra. De certa forma isso está certo, mas, como de costume, a indústria da moda encontrou uma maneira de tirar proveito da tendência, então muitas marcas estão oferecendo uma versão tapered de todas as suas calças, sejam elas retas ou mais justas, com exceção da skinny que não tem mais o que apertar.  O lado bom é que acaba tendo uma tapered para cada silhueta!

Este vídeo da Levi’s mostra muito bem essa variedade:

Dois elementos da calça cenoura tradicional e que não agradam muito os homens não aparecem no jeans tapered: a cintura um pouco mais alta e o gancho (ou cavalo) mais baixo.

Outra característica da cenoura que aborrecia os homens era a disparidade do diâmetro da perna da calça no início com o da barra, o afunilamento era muito radical, criando o criticado efeito “coxinha” e fazendo ganhar uma porção de volume indesejável no quadril.

Mas poderia ser pior, poderia ser uma calça sarouel (argh!).

Não é uma slim fit?

Não, a slim fit começa afunilar desde o quadril, no jeans tapered o ajuste mais aparente acontece abaixo do joelho, acima muitas grifes não mexem no corte ou fazem apenas uma pequena adaptação.

Vale a pena ter um tapered jeans?

Vale, principalmente se você tem um modelo de calça que sabe te servir bem, mas, ainda assim, manda dar uma acertada na perna do joelho para baixo.

Um bom exemplo é o jeans 501 da Levi’s, conheço muita gente que usou o modelo na década passada, mas abriu mão dele por outras opções mais ajustadas, agora talvez seja a hora de voltar para para o velho amigo repaginado.

E não é só a Levi’s, a Lee, outra tradicional marca americana, também tem toda uma linha de jeans com corte atualizado para seguir a tendência.

Também é importante dizer que o caimento tapered não se limita só aos jeans, chinos, sarjas, joggers e até calças de veludo podem ser encontradas nessa versão.

Opinião do autor

Confortável no quadril e elegante nas pernas, acredito que vale a pena dar uma chance aos modelos tapered. Embora os corpos masculinos não tenham padrão, as calças desse tipo podem ser uma boa escolha por serem mais secas, mas não apertadas, ganhando pontos pela versatilidade.

…….

Mais sobre modelos de jeans:

Guia de Como Comprar o Jeans Masculino Ideal

Deixe uma resposta