Casamento Boêmio: Um Guia de Estilo Para Noivos

0

O casamento boêmio (bohemian wedding ou boho wedding) é um assunto que entrou em pauta há alguns anos e sua popularidade vem crescendo em todo mundo, tendo despertado curiosidade e conquistado cada vez mais adeptos com o passar do tempo.

O que é um casamento boêmio

Basicamente trata-se de uma cerimônia de bodas onde a simplicidade e o rústico dão o tom. Casamentos boêmios geralmente acontecem no campo, no período diurno e com seus convidados trajando roupas com apelo vintage.

Embora o brasileiro pense que o termo boêmio esta ligado apenas a noite e a bebedeira, o significado vai muito além, definindo um estilo de vida despojado, alegre e despreocupado, com artes como música, dança e literatura sempre presentes – não é a toa que muitos escritores e pintores já foram descritos como boêmios.

Para saber mais: Boêmia (Wikipédia)

Principais características do casamento boêmio:

  • Cerimônia e festa feitas ao ar livre e durante o dia;
  • Dress code permissivo, mas que preza a alfaiataria estilo retrô e a criatividade;
  • Presença de muitos materiais rústicos em roupas, móveis e afins;
  • Evento simples, mas charmoso, geralmente muito descontraído;
  • Clima campestre, mesmo quando ocorre na cidade no jardim de um antigo casarão, por exemplo;
  • Florais muito presentes, tanto nas roupas quanto na decoração;
  • Acessórios dão personalidade aos trajes, podendo trazer até um toque divertido e lúdico.

…….

Estilo do noivo em um casamento boêmio

A pompa é deixada um pouco de lado nesse tipo de evento, a alfaiataria ainda está presente nos trajes, mas os tecidos são mais rústicos, com predominância do algodão, linho e lã de mescla em modelos simples de terno ou costume, em detrimento as tradicionais casacas e fraques. Suspensórios, flores na lapela, chapéus tipo fedora e gravatas borboleta são acessórios que dão um toque original e garantem a vibe retrô.

Veja abaixo alguns exemplos e dicas para montar seu traje:

Separates

Usar duas peças de alfaiataria de tons ou mesmo cores diferentes é muito comum, pois dá uma pegada descolada e mais relax ao evento, permitindo também fazer combinações mais criativas.

Como muitas dessas cerimônias são feitas no campo, botas no lugar de sapatos sociais podem ser uma escolha estilosa.

…….

Tecidos e acessórios

Tecidos de mescla sempre remetem ao visual rústico e combinam bem com o bohemian wedding, além de deixar o look mais interessante. A gravata borboleta também remete ao vintage, e escolher uma estampa bacana só deixa o acessório mais bacana.

Para dar o toque especial, a boutonniere com uma flor ou um pequeno arranjo é o adendo ideal.

…….

Suspensórios

É quase uma regra nesse tipo de casamento, e te nho que concordar que combina bem com o tema. Dá para usar por baixo do blazer ou totalmente aparente, sem o casaco, fazendo par com a gravata borboleta.

…….

Colete de alfaiataria

Como o evento transpira casualidade, mas não abre mão do estilo, dá para “rifar” o paletó e apostar em um visual mais simples e despojado. O colete mantém o charme e elegância da alfaiataria, mas também dá espaço para mangas dobradas e até um colarinho aberto.

…….

Tons terrosos

Como casamentos assim na maioria das vezes se passam em áreas abertas, sítios e casarões antigos é normal que os noivos escolham uma paleta de cores que faça uso de tons terrosos, além dos neutros. O recurso faz com que o ambiente e os trajes se mesclem de uma maneira harmoniosa, o que faz muito bem as fotos que vão eternizar o momento.

…….

Descoladão

Muitos noivos optam por uma cerimônia super informal, nesse caso dá para trocar a calça de alfaiataria por um jeans discreto e adicionar tecidos ainda mais rústicos como o linho no verão e o tweed ou a lã espinha de peixe no inverno. Aliás, é bom lembrar, o evento diurno pode combinar com um chapéu bacana.

…….

Roupa do noivo na praia

Como eu disse, o casamento boêmio pode dá preferência a lugares abertos e próximos a natureza e a praia não está excluída da lista. Você tem aí duas opções: a primeira é partir para um look praiano, com linho e algodão predominando, ou algo mais exótico com o exemplo da foto, então capriche nos acessórios e experimente incluir uma peça com um padrão clássico bem vistoso.

…….

Todo mundo igual, mas diferente

Como o visual não pode ser muito excêntrico a maioria das pessoas estará vestida no mesmo nível, incluindo aí o noivo, então se você é o cara que quer se destacar no casório é melhor escolher outro tipo de evento onde possa usar um terno luxuoso ou o manjado fraque.

…….

Mais inspirações:

…….

Combinações para usar como referência

…….

Nota final:

Embora as dicas se concentrem nos noivos, a indumentária não muda muito para convidados, ou seja, as dicas são, basicamente, as mesmas, e se você olhar as fotos de casamentos nesse estilo notará que o noivo pouco se destaca quando comparado ao restante das pessoas presentes.

…….

Mais ideias para noivos:

Roupa do Noivo Pode Misturar Peças de Dois Ternos?

6 Ideias Para Escolher a Roupa Do Noivo e dos Padrinhos

O Que Vestir em um Casamento na Praia – Looks Para Noivos e Convidados

7 Cuidados ao Escolher o Look de Um Casamento Diurno

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite

O Que Vestir em um Casamento – Um Guia Para Homens

Deixe uma resposta