Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite

41

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia e de Noite

Seja você noivo ou convidado a regra é a mesma na hora de vestir o terno para o casamento: sempre observe o horário do evento, errar a cor do traje pode te fazer sentir-se deslocado e um tanto deselegante em alguns casos. Mas não se preocupe, não existe nenhuma equação para chegar as melhores cores de ternos para casamentos, basta usar o bom senso, como você poderá ver logo abaixo.

Quando considerar um casamento diurno ou noturno?

Entenda por casamento diurno aquele iniciado até as 15 horas, ou seja, a cerimônia vai terminar lá pelas 16 horas e ainda haverá luz do dia quando começar a festa, sobretudo se ela for durante o horário de verão. Se a maior parte da festa acontecer sob o céu noturno é melhor considerar usar cores mais escuras e adequadas para o horário.

…….

As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Dia

Para os noivos pode parecer meio exagerado os usar fraques e casacas – apesar de muitos não abrirem mão disso – portanto o mais aconselhável para o dia é um terno ou costume com corte moderno camisa clara e uma gravata um pouco mais escura.

Se você gosta de cores sóbrias pode ficar com os tradicionais marinho e cinza escuro, se quer inovar esse é um bom momento, pois o bege, o azul claro e o cinza claro são bem aceitos para atividades diurnas, principalmente se a festa ou a cerimônia (ou ambos) acontecerem em locais abertos e ensolarados.

Veja mais sugestões:

Evite: o terno preto, pois o traje é considerado sisudo demais para ser usado sob a luz do dia. Combinações total black ou de camisa escura com gravata escura também não são aconselháveis.

Obs: as dicas foram dadas imaginando um casamento com dress code formal, que é o mais comum. Eventos na praia e no campo podem ter dress codes mais permissivos e casuais. Veja aqui!

…….

As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos Noturnos

Dica: As Melhores Cores de Ternos Para Casamentos de Noite

Se a ideia é uma elegante festa noturna os fraques e casacas são mais procurados pelos noivos, mas um belo traje formal ainda é imbatível.

Neste caso a indicação fica por conta do trio preto/marinho/cinza chumbo, qualquer um destes trajes vai cair bem para a ocasião. Aqui continua a combinação de camisa clara e gravata escura para um look perfeito, lembrando que as cores de terno citadas são neutras e combinam com tudo.

Evite: qualquer coisa mais clara que o cinza grafite ou o marinho, provavelmente não harmonizará com o horário da festa.

…….

Dicas adicionais

  • casamentos de dia são mais permissivos com sapatos (foto), mesmo assim tente manter-se elegante sem apelar para loafers e outros calçados casuais, fique nos oxfords e derbys;
  • costumes marinho podem ser usados com sapatos marrons, mas se a festa é noturna e em um lugar muito elegante os sapatos pretos são indispensáveis;
  • trajes com padrões risca de giz e xadrez discreto também são ótimos para essas ocasiões, mas certifique-se que a cor predominante está em concordância com o horário do evento;
  • Ao invés de usar uma camisa com uma cor forte pense em uma de listras finas em fundo branco, você vai adicionar cor ao look sem pesar demais.

41 COMENTÁRIOS

  1. E ai, Ricardo, td bem? Leio aqui o blog faz teeeeeeempo, mas nunca comentei nada. Bem, chegou a hora. rs

    Primeiramente, parabens pelo trabalho. Apesar de, aparentemente, termos estilos muito diferentes (e gostos tbm, para algumas peças), as dicas funcionam sempre muito bem e é muito fácil aplicá-las em qualuqer look (basta entender toda “lógica” do look)

    Mas a dúvida: tenho um casamento diurno e relativamente permissivo em relação ao dress (não é praia ou campo, precisa do costume, mas dá pra deixar a gravata em casa, por exemplo – apesar de eu gostar de gravata rs). Adoro costume cinza claro e azul claro, mas só tenho um grfite e um marinho. Como deixar meu look mais claro, leve e “ensolarado” sem precisar de um novo terno?

    Abs, parabéns e sucesso.

    • Oi Luiz!
      Que bom saber as dicas do Canal Masculino são válidas para todos, sempre me preocupei em não ser parcial, pelo menos na maior parte do tempo! ;P

      Acho que um terno marinho pode ser uma boa escolha se combinado com uma camisa bem clara (rosa, azul ou lavanda) e algum acessório descolado, como um lenço no bolso, um boutonniere ou um chapéu estilo Panamá, apenas lembre-se que se o local for fechado o uso de chapéu não é aconselhável.

      Como a festa é mais permissiva pode abrir mão do calçado preto e escolher um modelo marrom bacana, pode ser um Oxford brogue ou um horsebit loafer, se preferir.

      Outra peça que dá um ar mais leve ao costume é a camisa listrada azul, como mostrado neste post: http://www.canalmasculino.com.br/6-looks-masculinos-com-mesma-camisa-social-listrada/

      Como você não vai precisar usar gravata o conjunto já fica naturalmente mais descontraído, aí é só inserir detalhes que mostrem leveza sem perder a elegância, experimente brincar com as cores do lenço, tente algo mais vivo e que contraste com o terno, como um amarelo canário ou laranja.

      Espero ter ajudado!

      Boa festa!

  2. Olá, Ricardo. Tudo bom?

    Me diz uma coisa: e o cinza médio, onde se encaixa nessa história? Ele transita bem entre casamentos diurnos e noturnos ou cai mais para o lado dos eventos diurnos mesmo?

    Obrigado!

  3. Olá Alex, tudo bem?! Meu casamento será formal e noite, o noivo pode usar azul um tom mais claro que o marinho?

    • Geyce,
      na teoria o noivo pode usar o que ele quiser, na prática eu acho um azul muito mais claro que o marinho um pouco estranho para um evento formal noturno, mas se vocês estiverem de comum acordo, quem pode impedir?

      Abs.

  4. E aí, Ricardo! blz?
    Eu irei me casar no dia 29/07 e estou com uma dúvida.
    Eu pensei em casar diferente das pessoas que vejo casando, geralmente usam preto, daí escolhi o terno grafite, porém com colete e gravata cinza claro. Irá combinar?

  5. Ricardo beleza,? Não tenho idéia de qual terno usar. Eu gostaria de usar um social por baixo e um colete por cima. Porém dizem por aí que não é aconselhável pois a cerimônia é a noite .realmente não sei nem o que perguntar.

    • Jobert,
      como a época é de frio e a cerimônia é a noite você pode optar por um terno (paletó + calça + colete) preto, marinho ou chumbo com camisa branca e uma gravata que te agrade. O melhor sapato nesse caso é um oxford preto de bico redondo. Para nao passar frio você pode usar uma camiseta de manga longa por baixo da camisa.

      O traje que eu sugeri é clássico e a prova de erros. 😉

      Abs.

  6. Olá Ricardo, tudo bem?
    Gostaria de uma ajuda sua .Eu e meu marido vamos ser padrinhos de casamento. A cerimônia na igreja será às 17:00hs . Qual a cor do terno que ele deve usar? Aguardo resposta .Obrigado

  7. Oi, Ricardo! Boa noite! Tudo bem?

    Gostaria de uma orientação sua: irei me casar em 16/6, sendo a cerimônia religiosa nos jardins da igreja as 16 h (local aberto). A recepção ocorrerá na sequência em um salão fechado com previsão de ir até 4 h.
    Irei de terno e estou tendo dificuldade de achar o conjunto com o colete na mesma cor. Pergunto:
    1) Um terno cinza chumbo é adequado? Não fica muito escuro?
    2) Um terno azul “bic” com colete com um tom mais escuro também fica bom?
    3) Qual seria a melhor opção?
    4) E quanto a camisa/gravata?

    Muito obrigado!

    • Wilver,
      o cinza chumbo é adequado para qualquer ocasião e o azul bic também é uma boa opção para cerimônia nesse horário, o primeiro é mais sério e tradicional, o segundo mais vistoso e descolado, acho que você tem que escolher de acordo com a sua personalidade.

      Em ambos os casos eu não abriria a mão de uma camisa branca com bom caimento, no caso da gravata, o cinza-chumbo combina com qualquer uma, já o azul bic pode ser combinado com algo também em azul (listras transversais em tom sobre tom, talvez) ou com algo que tenha laranja, pois fará um contraste forte com o traje e tornara o visual mais vibrante.

      Boa festa a felicidades!

  8. Boa noite, tudo bem?

    Eu tenho uma formatura a noite, meu terno mais novo é cinza claro e gostaria de usá-lo. Se eu usar uma camisa azul ou algo mais escuro no lugar da branca que utilizo em eventos diurnos pode ser uma boa escolha? e qual gravata devo utilizar?

    Obrigado

  9. Parabéns pelo blog! Enquanto pesquisava algumas ideias para o meu casamento, acabei encontrando este artigo e, caso possível, gostaria de tirar uma dúvida. Para um casamento à noite, o noivo optando pelo uso de colete, quais seriam as boas opções, levando em conta um terno azul marinho ou preto?

  10. Ricardo, parabéns pelos esclarecimentos. Gostaria de uma opinião sua: Tenho um casamento num sítio que vai ser realizado as 16:30 e gostaria de saber se posso ir com um terno giz (preto com listras muito finas brancas) e com uma camisa bem clara e uma gravata mais clara também, para dar uma “quebrada” na cor do terno.

    Obrigado!!!

  11. Olá Ricardo,adorei o Canal, É de muito bom gosto e serventia pra nós mulheres também,assim podemos dar dicas para nossos maridos e filhos!
    Bom..estou com uma dúvida,teremos uma festa de casamento pra irmos, será as 20:00,meu filho de 10 anos quer usar um terno com tênis, porém ele gostou de um que tem um certo brilho, é possível combinar com tênis mesmo?se sim qual modelo será mais adequado?se não,devo recorrer a qual cor de terno? obrigada 😊

    • Valeria,
      o dress code para crianças é bem mais liberal, acredito que o terno que ele escolheu vai ficar bacana com tênis, não se preocupe.

      As cores mais indicadas para casamento a noite são as escuras (marinho, grafite e preto), mas, como já disse, as crianças tem mais liberdade para se vestir.

      Abs.

  12. Ola Ricardo ,, sei que o noivo pode usar o que quiser a noite , mas um terno Azul Bebê fica legal ? ou ficari um pouco estranho , Boa tarde e obg

  13. Bom dia, meu casamento será 15/12/2018 as 17:30, comprei um terno na cor grafite sem o colete, portanto queria saber se o colete para o noivo é obrigatório ou é opcional ? como também desejaria uma opinião sua, qual cor da gravata ficaria legal ? pois o tema da festa será na cor rosê.

    • Olá Cássio, tudo bem?

      O colete não é obrigatório para o noivo, você usa se achar bacana e estiver a vontade com ele, principalmente nesse calorão do verão brasileiro.

      Quanto a cor da gravata, um terno grafite te dá liberdade de usar qualquer coisa, se o rosa te agrada, pode usar numa boa!

      Boa festa!

      Abs.

  14. Muito obrigado, me tirou todas as duvidas. Parabéns pelo seu canal aqui, e parabéns por sua atenção com ótimas dicas aos que aqui deixam tantas perguntas!

    Tudo bem sim, obrigado mesmo!

  15. Olá Ricardo mais uma vez parabéns pelo site, fui convidado para ser padrinho de casamento que ocorrerá no dia 01/06/2019 e a cerimônia religiosa será às 16:00. Parte da cerimônia religiosa acontecerá em um local aberto mas o espaço contém lugares fechados, onde será realizando um coquetel. Estava pensando em usar um terno com cores mais claras, tipo um terno cinza, camisa branca, gravata cinza escuro, um discreto lenço de poá no paletó e com sapato tipo oxford marrom. Sou muito conservador, não gosto de nada que chame muita a atenção, mas gosto de ser percebido pelo bom gosto. Me de uma dica.

    • Se o evento depois da cerimônia é um coquetel breve, até é possível, se respeitado o dress code, usar um terno que não seja escuro. Contudo, se o coquetel for se estender até muito depois das 18h, o correto é optar por um traje bem escuro com sapatos pretos.

      Claro que o nível de formalidade do evento também influencia, as vezes o dress code pode dar uma afrouxada se o acontecimento é mais descontraído.

      Abs.

  16. Olá Ricardo,
    Minha filha vai se casar em uma chácara, às 17:30, a cerimônia será em local aberto, e o coquetel
    local fechado……ela queria que os padrinhos fossem de terno preto, camisa branca e gravata cor marsala….vestidos das madrinhas predomina cor marsala. Argumentaram com ela, que a cor preta não deveria ser utilizado em casamento por padrinhos……ficou muita indecisa, e mudou para cinza claro.
    Mas não está convencida…..acha que para padrinhos acima do peso, e mais idade, não vai ficar legal…….pensa novamente em fazer mudança da cor.
    O casamento será dia 28/09…..
    Ficou mais tensa ainda, quando soube que um padrinho já comprou o terno cinza…..não sabe o que fazer.
    Ajude-nos a decidir…..qual melhor traje?

    • Em primeiro lugar, acho que ainda dá tempo de trocar o terno, caso não consiga e o erro tenha sido dos noivos, o correto é que eles paguem o aluguel de um traje na cor escolhida para o padrinho proativo.

      O cinza claro é uma cor adequada apenas para casamentos diurnos, em um casamento noturno, como é o caso, mesmo no campo, o normal é que se use um traje de cor escura como marinho, grafite e, sim, o preto.

      Até onde eu sei não há nenhuma regra sobre padrinhos usando preto, até porque em um casamento black tie ou black tie opcional, todo mundo usa preto.

      Abs.

  17. Boa tarde …tenho um casamento no campo e a cerimonia religiosa se inicia às 15:30h devo optar por um terno cinza claro ou escuro …pretendo usar uma camisa rosa clara

Deixe uma resposta