9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina

26/07/2016 8 Comentários por

tote-bag-louis-vuitton

Existem diversos fatores que influenciam o uso de determinada tendência ou peça na moda masculina como questões culturais, clima ou mesmo preconceito, qualquer dissonância pode excluir do guarda roupas do homem brasileiro até mesmo a mais elegante roupa ou acessório. Neste post listaremos alguns dos elementos que são praticamente ignorados pela maioria dos homens do nosso país os motivos para essa atitude.

1 – Gola rulê (ou gola rolê)

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Gola Rulê

Blusas com gola rolê são muito comuns fora do nosso país e fazem boas e sofisticadas combinações com itens de inverno como casacos pesados, jaquetas de couro ou blazers de lã, mas nem esses combos foram suficientes para convencer o brasileiro, aqui nem as marcas de moda masculina se animaram a incluir peças com esse tipo de gola em suas coleções nos últimos anos.

Por que não pega?

O clima não contribui e as grifes preferem investir em peças que possam ser usadas na maior parte do país, contudo, parece ser o ranço dos anos 70, quando fez sucesso por aqui, o maior fator impeditivo para a adoção da gola rolê.

Bônus: Comprou a ideia? Então leia este post para ficar por dentro de como usar gola rolê.

…….

2 – Qualquer coisa na cabeça que não seja boné

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Chapéus

Por que é tão raro ver um homem de chapéu no Brasil? O acessório é ótimo para proteger a cabeça, seja no frio ou no calor, afinal temos versões que se encaixam para todo tipo de clima, mesmo assim o boné segue como a escolha quase unânime em nossas terras. O mais estranho é ver fotos de São Paulo nos anos 30, 40 e 50 e notar que era raro quem não usasse chapéu!

Por que não pega?

Em algum lugar entre os anos 60 e 70 o brasileiro decidiu que não iria mais usar chapéu e segue assim até os dias de hoje. Temos que concordar que o acessório não é para qualquer um, tem que saber usar e ter estilo para tanto, eu mesmo ainda não encontrei um modelo que ficasse bem em mim, mas acho que falta boa vontade na maioria das vezes, temos alguns casos de caras que usam chapéu no dia a dia e impressionam, mais homens podiam seguir o exemplo.

Menção honrosa para as toucas que são tiradas do armário nos dias mais frios, mas conseguiram virar tendência nos últimos anos.

Bônus: Quer investir nessa peça? Então clique aqui para escolher o modelo que mais te agrada.

…….

3 – Luvas (couro ou lã)

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Luvas

Pode ser o frio que for, o sujeito sai na rua com 5 blusas, touca, bota e o que mais for necessário para proteger do frio, mas parece improvável (não impossível, claro) encontrar alguém usando luvas em nossas terras, nem daquelas baratinhas que duram só um inverno!

Por que não pega?

Muita gente se sente incomodada por ter que ficar tirando o acessório todas vez que precisa pegar alguma coisa na carteira, por exemplo, e com os dispositivos touchscreem a tendência é piorar, mesmo com alguns modelos que liberam a ponta do indicador e do polegar, justamente para uso com smartphones. Outros consideram frescura e preferem passar o dia com as mãos congeladas, mas a verdade é que se você mora em uma cidade com inverno rigoroso elas quebram um galhão!

…….

4 – Clutch, a bolsa de mão

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Clutch

Mais um elemento que traz lembranças dos anos 70, quando era chamada de “capanga” por aqui. Apesar de não ser tão comum quanto as bolsas e mochilas masculinas, mesmo na Europa, a clutch pode ser a solução para quem precisa carregar alguns pertences, mas eles não justificam o uso de algo maior e mais desajeitado.

Por que não pega?

Muitos homens tem preconceito, pois acham que a clutch é muito feminina, outros socam tudo na mochila mesmo, seja muito ou pouco e estão pouco ligando se havia uma solução melhor. Como o fator preço também conta, existem aqueles que preferem investir em uma bolsa maior e usá-la o tempo todo ao invés de ter duas opções e gastar mais.

Curiosidade: quando você chama os modelos de clutch que são um pouco maiores (do tamanho de um notebook) de “pastas para notebook” ninguém vê problemas em usá-las. 😮

Bônus: Pensou melhor e acha a clutch uma boa opção? Então clique aqui para saber mais a respeito.

…….

5 – Tote bag

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Tote Bag

Já deu para notar que o homem é arisco a acessórios no Brasil, não é? E mesmo os que estão sendo aceitos paulatinamente ainda encontram restrições no quesito modelo. Esse é o caso da tote bag, a bolsa em formato “sacola”, ou seja, aquela que não é usada a tiracolo ou pendurada nas costas, além de ter um formato alongado na vertical, fora do padrão mais comum encontrado na carteiro ou na pasta do tipo executivo.

Por que não pega?

“Isso é bolsa de mulher” você ouvirá muitos afirmarem. Sinceramente? Acho a tote bag tão bacana quanto qualquer bolsa por aí, nem a o fato de carregá-la pela alça superior me incomoda, já que atualmente a maioria vem com uma tira maior que permite colocá-la de atravessado e o modelo vem bem a calhar se você não quer amassar a roupa ou está com dor nos ombros e não pode apoiar peso nessa área.

Obs: a tote bag não pegou ainda, mas tenho a esperança que ainda veremos muitas dessas no futuro, modelos bonitos e descolados não faltam, como mostra a foto acima.

…….

6 – Xadrez que não esteja em uma camisa

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Blazer Xadrez

Dê uma olhada em sites de streetstyle do mundo inteiro e veja como os homens apostam em todo tipo de roupa com xadrez, das tradicionais camisas a casacos, calças, blazers, jaquetas e até sapatos. No Brasil, contudo, o padrão pegou apenas nas camisas, aparecendo timidamente em outros itens.

Por que não pega?

Bem, já foi um sacrifício convencer o brasileiro que a camisa xadrez não era indumentária de festa junina, então devemos esperar mais alguns anos até maturar a ideia de que é possível estar elegante com o padrão presente em qualquer tipo de roupa, desde que você saiba como usá-lo.

Bônus: Já experimentou usar blazers com xadrez window pane? E o Príncipe de Gales?

…….

7 – Calças com barra curta (dobrada ou não)

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Barra curta

Fora daqui são quase um padrão, o que me parece um pouco de exagero até, mas em nossas terras os homens parecem reticentes quanto ao uso de calças que não tenham o comprimento costumeiro, muitas vezes errando na mão e usando-as longas demais, prejudicando a silhueta. É curioso como, em um país quente, o pessoal ainda vacile na hora de deixar o vento bater nas canelas ou como uma cultura que privilegia a casualidade, como a nossa, mostrar um pedacinho da meia seja um pecado para muitos!

Por que não pega?

Difícil explicar, mas talvez o brasileiro seja conservador com certas coisas – simplesmente por ser, ou por puro preconceito – mesmo assim vejo algumas pessoas que aderiram a tendência, mas só os mais antenados, o restante ainda prefere o porto seguro.

Bônus: veja 3 maneiras de usar a barra da calça.

…….

8 – Sockless: sapatos sem meia ou com meia não aparente

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Sockless

Este caso é muito similar ao anterior, pois com exceção dos calçados que são tradicionalmente usados sem meia, como os docksides, parece muito estranho ao brasileiro usar um sapato sem meia. Não é algo que faça muita diferença realmente, e as vezes acho que o pessoal passa dos limites com esse negócio de barra curta e sapato sem meia, parecendo forçado, mas com tanta gente reclamando do calor brasileiro me parece lógico usar esse recurso para amenizar as altas temperaturas.

Por que não pega?

Parece que mostrar as canelas está fora do manual fashion masculino tupiniquim, lembrando que esses são os mesmos homens que vivem colocando bermuda para qualquer ocasião, ou seja, as canelas só podem aparecer se estiverem acompanhadas dos joelhos! 🙂

…….

9 – Calças brancas

9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina - Calça Branca

Essa é uma peça complicada: bonita nas fotos e combinada com as peças certas, ela tem alguns problemas para uso no dia a dia em grandes cidades, contudo ainda acho que deveríamos ver mais dela por aí, mas isso é bem raro.

Por que não pega?

Vamos a lista: os gordinhos e aqueles que tem pernas grossas não são muito empenhados em usar a peça pois a peça adiciona volume a parte de baixo; a calça branca suja demais o que não há torna muito prática em uma cidade onde poluição e poeira são constantes; quem prefere roupas discretas automaticamente exclui esse item do armário; para funcionar bem tem que ter design e caimento bacana, senão compromete o corpo e o look.

Bônus: já fizemos um post mostrando como usar calças brancas no inverno, veja aqui.  Se seu objetivo é montar looks com ela para qualquer ocasião, veja este post.

…….

E aí, lembrou de mais algum item que não consta na lista? Conte para nós nos comentários desta postagem!

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

8 Responses to “9 Coisas Que o Brasileiro Ignora na Moda Masculina”

  1. Bruno S. says:

    Calça branca não é algo muito prático, suja fácil e é mais difícil de combinar.
    A calça com barra curta parece “pula brejo”, da impressão que você está usando algo que não serve.
    Gola rolê eu usaria, pros dias frios parece ser muito bom.
    Clutch não parece muito prático e a tote bag realmente parece feminina. A bolsa carteiro continua sendo mais bonita e funcional.
    Para usar o chapéu, de fato, precisa ter estilo, mas eu acho que pode voltar a ficar na moda.
    O Xadrez chama mais atenção do que as peças lisas, mas com bom senso pode ficar muito bonito (como na imagem)

    • Ricardo says:

      Oi Bruno,
      a calça branca é a mais fácil de combinar, pois é neutra, na verdade eu acho que nos falta o costume de usar a peça frequentemente; a clutch tem sua parcela de praticidade, principalmente quando temos que levar poucos objetos, mas que não caibam nos bolsos e fiquem perdidos dentro de uma bolsa maior.

      Abs.

  2. WILSON SOUZA says:

    Olá Ricardo,
    Dos 9 pontos levantados, gostaria muito que o chapéu se tornasse popular no Brasil, tenho muita vontade de usa-lo mas, por ser tão incomum tenho receio de chamar a atenção demais (o que não gosto), tenho percebido que no verão os chapéus mesmo que discretamente tem aparecido mais nas ruas e nas lojas, acredito que assim como a bolsa carteiro retornou e hoje está sendo bem usada, o chapéu aos poucos ganhará espaço, quem sabe no próximo verão seja possível encontrar mais panamás nas ruas, por enquanto parece que chapéu só é traje no rodeio de Barretos.
    Concernente a barra curta não acho muito legal, acho que não fica elegante e acaba com o look, porém prefiro a barra dobrada do que sobrando ou varrendo chão, mas se dobrar demais também não acho bom, exceção total se usar uma sandália ou papete.
    Sugiro como item 10, casacos Trench Coat e Sobretudo, incrível como quase não se vê no Brasil, mesmo em São Paulo.
    Outrossim. acredito que o preço de alguns itens como chapéu, luvas de couro e clutch, também dificulte a popularização dos mesmos, pois é preferível investir em outra peça de roupa ao invés de investir numa luva de qualidade.

    Wilson de Souza / São Paulo

  3. Alexandre says:

    Acredito que tenha diminuído bastante nos últimos anos, mas ainda vejo que o homem não sabe ou tem medo (ou preconceito) de usar um bom tênis casual com calça. Muitos usam tênis esportivo, às vezes com cores berrantes.

    • Ricardo says:

      Alexandre, esse é um caso de falta de informação de moda do brasileiro e algo ainda mais preocupante: ostentação! Muitos ainda acham que usar um tênis de corrida de mil reais é mais chic do que usar um sapato, por se tratar de um calçado caro que poucos tem acesso. E o pior é que entre as classes C e D isso ainda é mais valorizado.

      Abs.

  4. Gustavo Barreto says:

    De toda a lista, o que eu mais vejo por aqui são os chapéus e boinas

  5. Everton says:

    Eu costumo usar calça branca que inclusive cai muito bem e para o clima quente do nordeste então nem se fala, agora realmente suja fácil. 🙁

Deixe um comentário