Em algumas ocasiões pode parecer exagerado sair de casa com uma mochila ou uma volumosa bolsa, quando tudo que precisamos é de um tablet, smartphone, cartões, chaves e alguns trocados, talvez por essa simplificação das ferramentas de nosso cotidiano que as clutches masculinas, conhecidas nos anos 70 (seu auge) como capangas, estejam cada dia mais presentes nos editoriais de moda, sites de streetstyle e desfiles das mais diversas grifes de moda masculina internacionais como Bottega Veneta, Gucci (fot acima) e Louis Vuitton.
Hoje a clutch masculina tem formato variável: algumas parecem uma pasta de documentos, outras são mais similares a bolsas femininas, pouca coisa maior que um envelope de carta, mas mais espessas. O primeiro tipo vai muito bem para que não se separa de do iPad, entre outras coisas, o segundo é para aqueles que levam apenas um celular, chaves e um Kindle para os momentos de tédio.
Se o tamanho reduzido é um ponto a favor para quem não tem muito a carregar, também é um ponto contra: ainda me lembro das diversas vezes em que meu pai, já no final dos anos 70, vasculhava todos os cantos desesperado por ter perdido sua querida capanga, pois, ao contrário de uma mochila ou carteiro, a clutch masculina não está presa ao corpo todo o tempo, sendo comum colocá-la em cima de balcões, mesas e bancos de táxi, aí já sabe, os esquecidos vivem tomando sustos, quando, na pior das hipóteses, não tomam prejuízos.
Há 3 ou quatro décadas as clutches masculinas eram, invariavelmente de couro ou material similar, hoje, além dos materiais tradicionais existem modelos em lona, jeans, feltro e até plástico, só para citar algumas variações, está ficando mais fácil encontrar um exemplar que se encaixe em seu estilo ou até, se necessário, adquirir mais de um, garantindo o uso da uma clutch para trabalho ou passeio, que pode ser mais casual, e outra para eventos como festas formais que exigem um material mais requintado e um design sofisticado.
Na galeria de fotos abaixo selecionamos algumas opções da capanga 2.0 para que se tenha ideia da variedade disponível atualmente:
Opinião do autor:
A clutch masculina ótima quando não temos muito a carregar e, ao mesmo tempo, não queremos encher os bolsos com toda sorte de cacarecos, algo que considero condenável, acabando com a elegância da roupa e enchendo nossa silhueta de volumes, mas que as vezes é inescapável. Por outro lado, não sou dos mais atentos e certamente continuaria a tradição familiar de esquecer o acessório em qualquer lugar, sem contar o fato de que ficar com uma das mãos continuamente ocupadas me aborreceria muito. Por estas e outras que, mesmo achando a clutch masculina bonita e estilosa, provavelmente não adotaria no meu dia a dia.
Boa noite Ricardo!
Adorei a matéria sobre as bolsas masculinas clutch, gostaria de saber onde encontro modelos semelhantes aqui em Sampa. Wusl marca aqui esta investindo nesta tendência novamente. Zara será q encontro? Colcci ou qual outra marca? Desde já grato pela atenção.
Michel Pirtela
Michel,
já cheguei a ver na Zara, mas no geral é bem difícil de encontrar. Se descobrir alguma outra loja, posto o endereço aqui.
Abs.
Só encontrei na farfetch, e lá é caro demais. Tem no ebay umas chinesas, mas no geral se encontrar uma é uma descoberta e tanto.
Achei legal esse estilo de bolsa. Mas pelo que eu entendi parece ser um pouco grande para o que eu preciso.
Ricardo, no site da Benneman, que você me indicou, tem essa shoulder bag aqui.
https://www.bennemann.com.br/shoulder-bag-couro-rome/p
Você pode me dizer se ela ficaria legal num look mais alinhado?
Com um smartcasual, por exemplo.
O tamanho dela é exatamente o que eu estou procurando.
Obrigado.
Eu tenho uma semelhante, mas essa é um pouco mais séria até, com menos detalhes, acho melhor. Dá para usar tranquilamente com um combo mais arrumadinho, com blazer e camisa, por exemplo.
Abs.
Você está me ajudando tanto que já está virando meus olhos. HAHA
Muito obrigado, Ricardo.
Fico muito feliz em poder ajudar!
abs!