Dicas e Sugestões Para Usar Look com Calça Branca

28/12/2014 6 Comentários por

calcas_brancas_sugestao_look11

Com exceção de alguns poucos adeptos ferrenhos, a calça branca é a escolha de poucos, tornando-a uma das habitantes mais corriqueiras do fundão do guarda roupa, onde ficam as peças que a gente até gosta, mas não tem muita inclinação a usar, o que é bem compreensível, haja visto que trata-se de um item que chama muita atenção, suja com facilidade, pode deixar o look com gosto duvidoso e, além de tudo, prejudica quem está acima do peso ou engrossa as pernas justamente de quem não deseja que isso aconteça!

Por outro lado a calça branca tem suas vantagens: é elegante se bem utilizada, dá leveza ao look, é fresca no verão, combina tanto com peças casuais quanto com as um pouco mais formais, pode ser usada em diversos ambientes (informais) e é ótima para quem quer ser notado por seu estilo.

calcas_brancas_sugestao_look2

Está convencido? Então vamos a algumas dicas de como usar este item:

1 – Nos looks “total white” adicione alguns acessórios coloridos para o visual não ficar entediante. Valem pulseiras, cintos e chapéus para criar um “total white fake”;

2 – Se o look é para o verão considere o uso de um chapéu Panamá durante o dia, o resultado é elegante e você se protege do sol;

3 – Combinações com pegada náutica vão bem com esse tipo de peça. Abuse de blazers marinho, cintos de lona ou cadarço, camisas listradas e docksides;

4 – Como a calça chama muita atenção, use elementos que atraiam o olhar para seu rosto e seu tórax, como camisetas com estampas no peito, echarpes, belos óculos de sol, colares, uma gola com uma cor ou detalhe incomum;

5 – Evite modelos muito apertados (skinny) ou com tecido fino e com certa transparência;

6 – A calça branca potencializa as cores, portanto saiba que se você usá-lá com uma camiseta ou camisa de cor forte, ela parecerá ainda mais intensa;

7 – Os modelos de sarja ficam bem com quase todos os calçados, mas as de alfaiataria perdem um pouco do ar urbano com tênis tipo slip on, ao usá-los sempre parece que você está indo para um cruzeiro ou passear de iate.

8 – Camisas xadrez também combinam com a peça. No verão o vichy faz looks leves e descontraídos, no inverno o madras cai como uma luva;

9 – Cuidado com o uso dessa calça em ambiente de trabalho, alguns modelos tendem a deixar a combinação com cara de traje de férias;

10 – Se o casamento não é na praia ou no campo durante o dia, nem cogite o uso desta peça, tire seu terno velho de guerra do armário.

Veja alguns looks que podem te inspirar:

calcas_brancas_sugestao_look15

Camisa de poá, gravata e lenços amarelos e óculos, tudo chama atenção para seu rosto e a calça não se torna tão chamativa assim..

calcas_brancas_sugestao_look

Com camisa jeans o visual fica um meio termo entre cidade e praia. Use nos dois lugares!

calcas_brancas_sugestao_look8

Com as peças certas a calça branca de alfaiataria pode render uma combinação apropriada até mesmo para trabalho.

calcas_brancas_sugestao_look18

O blazer de abotoamento duplo dá um ar austero e equilibra o visual quando você não quer parecer muito casual. Os sapatos de couro alinhados também ajudam muito.

calcas_brancas_sugestao_look9

Se você não tem receio de usar cores mais ousadas pode investir em um combo como esse, mas para não exagerar utilize um tom sobre tom na parte de cima.

calcas_brancas_sugestao_look14

Boa sugestão para o verão: camisa com manga curta, barras dobradas e sapato baixo sem meias ou usando uma meia tipo sapatilha. Tudo para fugir do calor.

calcas_brancas_sugestao_look17

Outra sugestão para o calor é o terno de linho, ele cai bem na estação. Use apenas em looks diurnos.

calcas_brancas_sugestao_look13

Com cardigã, camisa e gravata: bom exemplo para trabalho no outono, quando a temperatura tende a cair no final do dia.

calcas_brancas_sugestao_look10

O blazer xadrez príncipe de gales adiciona estilo a este look de poucas cores, além disso, os acessórios dão o charme que falta.

calcas_brancas_sugestao_look7

Look simples que aposta na camisa colorida e no destaque que a calça branca dá a ela. O calçado e a bolsa discreta foram boas ideias para equilibrar.

calcas_brancas_sugestao_look5

Na praia o ideal é escolher peças leves para companhar como uma camiseta de algodão ou uma polo, nos pés uma sandália ou um tênis de lona bem fresco. Aqui também vale dobrar as barras para deixar o vento refrescar as canelas.

calcas_brancas_sugestao_look3

Uma calça chino branca ganha um ar mais sofisticado quando combinada com uma camisa social básica e um blazer marinho com bom caimento. O cinto pode ser marrom ou azul como o da foto, mas tem que ser de couro para manter a linha. Não dispense o lenço no bolso do blazer, ele dá o toque final a produção.

calcas_brancas_sugestao_look4

Fechamos com este visual totalmente verão, com camisa de tie-dye e calçado de lona também branco. Para evitar passar calor sem necessidade, dobre as mangas acima do cotovelo.

Dicas adicionais:

Para os gordinhos – perigo a vista! A calça branca faz você ganhar muito volume e chama muita atenção para seu quadril e pernas, mas se quiser usá-la de qualquer jeito escolha as de corte reto e nunca as use apertadas, fique confortável e elegante.

Para os baixos – dobrar as barras deixa suas pernas mais curtas, mas não é por isso que você vai passar calor, ou seja, com temperatura alta faça o que puder para ficar fresco. Uma camisa de listras verticais pode ajudar a compensar e se quiser embarcar no visual navy, evite as camisetas com listras verticais, fique nas lisas. No outono use calçados com solas mais grossas para incrementar a estatura.

Para os altões – looks “total white” são pouco aconselháveis por verticalizarem demais seu silhueta, aproveite então para incluir alguns acessórios que vão quebrar esse efeito como um cinto colorido e uma echarpe de tecido fino no pescoço.

Para os fortões – se você malha demais as pernas pode ter um problema aqui, a calça branca faz parecer que elas tem quase o dobro do diâmetro, o que é um exagero, outro problema está nos modelos muito justos, marcando os músculos, as mais larguinhas, com corte reto e tecidos orgânicos, como o linho, podem ser mais adequadas, mesmo assim aconselho a usar a peça com extrema cautela.

Obs: a calça branca mais indicada para uso diurno, exceto no Réveillon, quando ela é usada maciçamente.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

6 Responses to “Dicas e Sugestões Para Usar Look com Calça Branca”

  1. Alan Silva says:

    show d+++ esse se site…to sempre por aqui. Essa matéria aí abre um leque legal.
    Mas afinal, o que seria esse baixinho? eu tenho 1,73 de altura, dobrar a barra da calça deixaria minhas “pernas mais curtas”?

  2. Carlos says:

    Caro Ricardo, Calça branca com sapatos pretos…qual seria a cor da meia? Branca?

  3. Raí says:

    Olá Ricardo ! Sou aluno de odontologia e a calça branca virou o jeans de minha vida, há um ano. Me incomoda bastante os modelos de calças que encontramos nas lojas específicas para profissionais de saúde, assim como também, não dá para investir nas calças que as marcas de moda fazem a cada final de ano para o verão. Tem sempre modelagens justas, sempre algum bolso, ou detalhe, que o ambiente da clínica ( sério ) não nos deixa à vontade de usar, e até mesmo porquê, a faculdade vai reduzindo o tempo de cuidar do corpo, permitindo o surgimento das gordurinhas, ou desaparecimento da formato slin. Eu entrei no google, procurando um canal para compra de lã fria com elastano, motivado pela ideia de procurar alfaiates para a construção das calças ( pelo menos umas três ) e encontrei essa sua página, que caiu como uma luva. Mas a questão que menciono é a seguinte, além do Ricardo Almeida ( solução inviável para este momento por causa dos preços ) onde podemos encontrar, no meu caso pelo Rio de Janeiro, bons Alfaiates, lojas com alfaiataria moderna, ou mesmo tecidos para se contactar um bom Alfaiate que dificilmente terá uma lã fria, ou outros tecidos de bom caimento branco, para resolver essa questão doacesso à boas calças de brancas ? Eu até gosto do algodão da sarja, mas passar o dia todo sentado numa cadeira de consultório, com uma calça desconfortável, e sobretudo agarrada ao corpo, não tem sido uma experiência muito agradável, até este momento. Muito obrigado desde já e parabéns pelo trabalho !!

    Att; Raí.

    • Ricardo says:

      Raí,
      infelizmente não tenho conhecimento de alfaiates no Rio de Janeiro, pois sou de São Paulo, mas creio que existem várias maneiras de solucionar seu problema ou pelo menos contorná-lo. O primeiro deles é procurar por calças com tecido com elastano que deixa a peça mais confortável. Mas ainda temos o problema da modelagem agarrada, nesse caso recorrer a marcas como a Levi’s e a Calvin Klein, que possuem diversos fits, pode ajudar, basta procurar pelo corte reto ou “straight”. Quanto as calças de alfaiataria, essas são bem difíceis de encontrar na cor branca, geralmente médicos e dentistas recorrem às lojas especializadas que vendem apenas roupas brancas, o que é mais barato do que comprar no Ricardo Almeida.

      Vou pesquisar um pouco mais e se encontrar algumas loja que possa atendê-lo, te envio por e-mail.

      Abs.

Deixe um comentário