Vídeo: Guia Para Comprar o Primeiro Terno

0

Guia Para Comprar o Primeiro TernoNós já falamos há muito tempo sobre a escolha do primeiro terno (ou costume), mas agora montamos um guia em vídeo com uma tonelada de informações úteis tanto para você que está a procura de seu primeiro traje formal, quanto para quem já comprou alguns, mas acha que ainda não acertou na escolha e precisa de algumas dicas!

Como eu disse, se você quiser pode ler este artigo aqui para ficar por dentro ou dar play no vídeo abaixo e ser feliz.

Clique aqui para assinar nosso canal no YouTube!

…….

Resumindo:

Cor do terno

Guia Para Comprar o Primeiro Terno - Cores de terno

O terno preto, apesar de bonito e clássico, se tornou muito comum, portanto é melhor explorar outras cores neutras como o marinho e o cinza escuro (chumbo);

Tecido do terno

Para o primeiro terno é aconselhável investir em algo com cara mais tradicional, como a lã fria ou poliviscose. A lã fria é um tecido feito com fibras naturais muito superior a sintética poliviscose, pois não esquenta no calor e consegue proteger no frio, além de ter um belo caimento e ser mais durável, entretanto seu preço é elevado, dando a vantagem para a fibra sintética se não há muito dinheiro disponível.

Lã Fria - Terno - Alfaiataria

A lã fria é classificada por sua espessura, os fios mais grossos são chamados de Super 100, 120, 130 a assim por diante até os Super 180 que é um tecido bem leve e de toque agradável devido a finura de seus fios de lã de merino australiano.

Você vai encontrar o melhor custo/benefício na lã fria Super 120.

Caimento do terno

O slim fit é ajustado sem ficar apertado e tem uma cara bem moderna, mas não veste qualquer um principalmente quem está muito acima do peso, o tradicional (ou standard) é mais confortável e tem um jeitão mais clássico que agrada a muitos, além de ser mais democrático quando o assunto é corpo.

O jeito aqui é experimentar os dois tipos e ver qual favorece mais seu visual.

Veja mais sobre o caimento slim fit aqui.

Corte do terno

São 3 tipos básicos que você vai encontrar nas lojas: o inglês, o italiano e o americano, cada um deles tem características próprias e fica por sua conta a escolha.

Terno italiano – mais acertado ao corpo, tem ombreiras estruturadas e cintura marcada, com um paletó que não possui fendas traseiras e ostenta bolsos sem abas, tipo slash. É imponente e elegante.

Terno inglês – não tão justo quanto o italiano, mas muito bem cortado, tem ombros estruturados, mas mais naturais, além de uma elegante cintura desenhada em seu paletó com duas fendas na parte de trás, vestindo muito bem em qualquer tipo de corpo. É o meu preferido, tem um visual bastante equilibrado e sofisticado.

Terno americano – também chamado de clássico, é o mais reto dos 3, com cintura pouco marcada e apenas uma fenda traseira. Bom para quem gosta de um visual mais comportado no trabalho.

Detalhes

Tipos de lapelas

Lapela notched ou triangular – É a lapela mais comum e discreta, encontrada na maioria dos ternos.

Lapela peaked ou pontuda – Muito popular entre os italianos e muito encontrada nos paletós de abotoamento cruzado, tem um visual mais chamativo com sua ponta grande indo em direção ao ombro.

Abotoamento

Os ternos atuais tem 3 tipos de abotoamento: 3 botões, 2 botões e os raros de 1 botão. Hoje os mais populares são os de 2 botões e, na minha opinião, eles vestem bem a maioria dos homens, criando um grande V que destaca a área do tórax e o rosto.

Checklist do provador

Veja no que você deve prestar atenção quando estiver provando um terno na loja:

Prestando atenção a todos esses pontos e se resolvendo em questões como tecido, cor, caimento e corte, dificilmente você vai errar na hora de comprar seu terno novo!

Boa sorte! 

Deixe uma resposta