Se você entrar numa loja e pedir uma calça skinny e outra slim fit terá 90% de chances de receber dois produtos completamente diferentes e essa margem de erro de 10% vai por conta do pessoal que costuma generalizar os dois termos e atribuir as mesmas características a ambos. No Brasil isso é mais comum do que na Europa, Estados Unidos ou Japão, pois nós não absorvemos o conceito de skinny logo de cara (na metade da década passada), ou seja, quando a moda estourou ainda não estávamos acostumados a roupas muito ajustadas ao corpo. Mas antes de avançar nesse assunto, vamos colocar os pingos no “is”:
O que é o corte slim fit?
É muito usado na alfaiataria e camisaria, onde serve para indicar um traje mais ajustado ao corpo, mas não apertado, criando uma silhueta esguia e elegante. Também marca presença no universo casual com jeans, blazers, camisetas e bermudas, entre outros itens cujo tecido toca o corpo, mas não marca ou aperta.
Quem usa?
Aqueles que querem uma roupa acertada ao corpo, com cara moderna, mas que não cede aos exageros, sendo adequada para qualquer situação. No caso das calças, por exemplo, podemos dizer que as slim fit são a nova straight, já os ternos ainda tem a preferência dividida, existem os fãs do traje mais justo e os adeptos do traje clássico. Claro que o corpo também influencia no uso, sendo o caimento tradicional indicado para quem está bem acima do peso, ficando o slim fit adequado para aqueles mais próximos do IMC considerado ideal.
……..
O que é o corte skinny?
O termo indica roupas muito justas, geralmente calças de jeans, algodão ou sarja que apesar de deixarem o corpo ainda mais delgado do que as roupas slim fit podem gerar resultados de gosto duvidoso, principalmente se você não é tão magro e o tecido ressalta o que não deveria. O termo também é utilizado para designar gravatas mais finas que as tradicionais.
Quem usa?
Apesar de ter um perfil mais jovem, a calça skinny pode ser usada pela maioria das pessoas desde que não faça sobressair pernas muito grossas ou aqueles pneuzinhos indesejados, em outras palavras, ela é indicada para quem é bem magro, enquanto a slim fit é um pouco mais permissiva e a straight totalmente democrática. A gravata skinny é outro item que traz jovialidade ao look, mas pode ficar um pouco perdida se você é um cara muito corpulento, até musculoso demais, pois as proporções não ajudam.
……..
Voltando ao assunto do início do texto, vale lembrar que o conceito de uma calça masculina mais justa foi introduzida aos poucos por aqui, já que meados da década passada muitos em terras brasileiras estavam acostumados com a modelagem larga que ainda persistia no final dos anos 90, por esse motivo a calça slim fit foi chamada de skinny por muitas marcas nacionais, e durante um bom tempo, diga-se de passagem. Enquanto na Europa as peças desse tipo eram quase uma segunda pele, aqui elas só eram um pouco mais secas do que um modelo straight. Com o tempo as grifes foram ajustando ainda mais o que eles chamavam de “skinny” e separando sua modelagem da slim fit, principalmente depois da chegada de lojas internacionais como a Topman, American Apparel, Gap e Forever 21 que levam o conceito de skinny muito a sério. ; )
Dá para misturar os dois?
Claro que sim (veja a foto acima), uma calça skinny e um blazer slim fit ficam ótimos juntos, alongando a silhueta e fazendo parecer mais magro, apenas tome cuidado com as calças que marcam demais “as partes”, evitando-as também se você tem pernas muito musculosas que façam a peça parecer um colant, aliás cuide para que a camisa ou camiseta acompanhe o caimento do restante do traje, assim você não ficará com tecido sobrando em um item enquanto outros estão justos.
É sempre muito bom acompanhar este site. Eu tinha essa dúvida que agora está sanada. Obrigado pelo esclarecimento. Percebo lendo aqui que ando acertando muito. Combinando calça skinny com blazer slim fit e gravata skinny.
\o/
Dica para quem pretende usar terno slim fit: Esteja magro! 😀
Eduardo,
pode ter uns quilinhos a mais, o costume slim fit até ajuda a dar uma emagrecida, mas não pode exagerar, quem está acima do peso fica com tudo marcado e a roupa acaba ressaltando a barriga.
Abs.
Porque gordo nao pode usar ??, para nao marcar ?? acha que gordos devem esconder o corpo, que palhaçada.
Luciano,
entre não poder usar e não ser aconselhável existe uma distância considerável, usa quem quer, a questão é: por que usar uma calça skinny se existe outro modelo que te deixará mais elegante e também ficará ajustado ao corpo?
Abs.
Ricardo, queria entender melhor
Digamos q a pessoa usa n°46 de calça, tecnicamente ela está acima do peso bem provavelmente
Se o modelo for dessas q afunilam na perna, tem q ser proporcional com a cintura né, então não devia correr riscos de ficar apertado
Me tire essa dúvida, abraço
Alex,
na teoria sim, mas muita gente quando engorda ganha mais volume nas pernas, sobretudo na panturrilha, então nem sempre o caimento vai ficar perfeito, tem que experimentar para saber. Hoje as marcas de roupas plus size estão se esforçando para fazer roupas com caimento mais moderno, até poucos anos atrás era tudo muito reto, em todo lugar era igual.
Abs.
Bem legal as indicações e comentários.
bom dia, eu tenho 1.58 de altura, na sua opinião qual seria o modelo ideal de calça jeans?
grato
Edvaldo,
para quem tem baixa estatura o modelo slim fit de cor escura é uma boa opção, pois ajuda a alongar a silhueta.
Abs.
Na verdade a calça skinny para a pessoa muito muito magra também deixa a forma muito estranha e desagradável aos olhos. Não sei se é indicado para esse corpo não, fica parecendo mais um figurante zumbi de The Walking Dead. As pernas mais grossas (e não gordas) ficam com uma shape melhor. É questão de gosto mesmo.
Ivan,
sim, para quem é muito magro (muito mesmo) ou tem pernas finas demais eu acho mais aconselhável o caimento slim, que é moderno, mas não afina demais as pernas.
Abs.
tenho 1 m 74 cm qual seria o modelo ideal pra mim pode tirar essa duvida minha
Elson,
Você pode usar qualquer uma das duas, desde que não esteja muito acima do peso, neste caso a skinny pode não ficar muito bem.
Abs.
Para ir a um casamento como testemunha posso usar calça jeans com um blazer azul e camisa branca ou como eu devo me vestir
Como se trata de uma cerimônia não tão formal, até dá para aceitar um jeans, desde que ele seja escuro e discreto, nada de rasgos ou puídos. Neste posts tem dois exemplos bons:
https://www.canalmasculino.com.br/o-que-vestir-em-um-casamento-um-guia-para-homens/
Abs.
Eh uma pergunta lenço de bolço tem que ser da cor da gravata
Elson,
ele tem que combinar com a gravata, pode ser uma cor diferente, mas que faça uma bela harmonia (esse caso é melhor para looks casuais) ou pode ter uma estampa que tenha alguma cor que se encontre na gravata também. Para eventos muito formais o lenço branco ainda é a alternativa mais elegante e no black tie ele é praticamente obrigatório.
Abs
ótimas dicas! Passarei a acompanhar o site.
😉
Eu tenho 1,75m, IMC 27 e muuuuita gordura no tronco (98 cm de cintura). Sou largo o que me faz parecer mais baixo. Daria certo arriscar uma slim ou a calça reta é a mais adequada pra mim?
Felipe, dependendo da modelagem da calça slim fit dá para arriscar sim, também dá para pensar em comprar uma reta e pedir para uma costureira dar uma leve afunilada na perna.
Abs.
E COmo fica para quem so gosta de usar calças retas elas vao desaparecer do mercado, como fica ?
Oi Olavo, tudo bem?
As calças straight são clássicas e sempre terão seu espaço, marcas como a Levi’s, Diesel e Gap sempre vão guardar espaço para a calça reta em suas araras, pois eles sabem que existem consumidores para esse modelo.
Abs.
Pegando carona no comentário do Olavo, estava pesquisando blazers no Mercado Livre hoje, e praticamente só tem o tal do slim, ou slim fit. A impressão é que a indústria da moda está tentando popularizar a anorexia também entre os homens, já que tem de ser relativamente magro para usar esses troços. A calça ainda vai, mas o blazer slim fit é bem feio, e a gravata slim fit é a coisa mais horrenda que já vi em termos de moda masculina. Pior que cabelo com mullet.
Leonardo,
a resposta que eu dei para ele também serve para você: sempre haverá quem faça ternos e blazers com caimento tradicional, mas devido as tendências que já duram aproximadamente uma década, há baixa procura para esse modelo, logo baixa exposição em sites e vitrines, é por isso que o slim fit é predominante nas buscas. Marcas como VR, Vila Romana, Crawford, Richards, Buchman, Brooksfield e até a Zara costumam ter o traje de caimento reto.
Quanto a ser relativamente magro, raramente estou em meu peso ideal e há anos uso roupa slim fit. Aliás, que fique claro, esse caimento que não é colado ao corpo, só levemente ajustado para criar cintura, assemelhando-se muito mais a um traje feito sob medida com corte italiano. Muito da confusão acontece justamente acessando sites como o Mercado Livre, que mostram roupas de qualidade duvidosa, com caimento inadequado e frequentemente um número abaixo do usado pelo modelo (a malandragem está em deixar o paletó ou blazer sempre aberto para que não se note o quão apertado ele está, dando a ilusão de que ele é bem acinturado).
Também é bom deixar claro que pessoas com alguns quilos acima do ideal geralmente se beneficiam com o corte slim fit, pois ele os faz parecer mais magros e mais altos, enquanto quem se aproxima da obesidade mórbida não fica bem com nenhum dos dois caimentos, o correto seria fazer um traje sob medida.
A gravata skinny existe por uma questão de harmonia do traje, a gravata convencional não combina muito bem com as lapelas finas e alongadas. Lembrando que as gravatas dos anos 80 e 90 eram bem mais largas do que as gravatas atuais, ou seja, nem o acessório tido como tradicional (não estou falando da skinny) pode ser chamado assim em sua versão atual, ela perdeu uns 2 ou 3 cm logo no início dos anos 2000.
No mais, é tudo uma questão de gosto, não há certo ou errado se o traje cai bem no seu corpo e valoriza seu visual, seja ele slim fit ou não.
Ah, e mais uma dica: evite pesquisar alfaiataria no Mercado Livre, para algumas coisas o site é super útil, mas esse tipo de roupa ainda tem que ser comprado na loja física, com ajuda de um vendedor especializado, a não ser que seja de uma marca que você confie e conheça a modelagem muito bem. ; )
Abs.
Estranho falar sobre isso num país em que a taxa de sobrepeso está próximo aos 45% da população
Olá Eduardo,
segundo dados de 2014 do Ministério da Saúde mais de 50% dos homens brasileiros tem sobrepeso, mas destes apenas 17,5% é realmente obeso, ou seja, este tipo de roupa não é indicado apenas para uma pequena parcela do público masculino, para o restante, mesmo com alguns quilos a mais, é possível vestir uma calça slim fit sem problemas.
http://www.brasil.gov.br/saude/2014/04/brasil-estabiliza-taxas-de-sobrepeso-e-obesidade
Abs.
Eu sou magro e alto1,85, apesar de eu achar muito bonito as calças jeans skinny, eu acho que eu ficaria parecendo um palito nessas calças. Na verdade essas calças ficam bem mais bonitas para pessoas com pernas mais grossas.
Paulo,
se você acha que as calças skinny não ficam bem para você experimente as slim fit, são mais rentes ao corpo mas não apertam e não marcam as pernas
Parabéns pelas orientações !!
Tenho 50 anos, estou no meu IMC,,,,trabalho com público jovem,,,de 20 a 30 ! Gosto de moda e acredito que a roupa faz parte da linguagem corporal !!
Posso usar camisas Slim e Sapatenis ? Considero mias confortável do que sapato !!
Obrigado !!
Gilson Moraes
Gilson,
se o local onde você trabalha não tem nada contra o sapatênis, não sou eu quem vai te proibir, mas não é o tipo de calçado que me agrada, acredito que seu único ponto positivo é o conforto mesmo.
Camisas slim fit podem ser usadas por qualquer um que se sinta a vontade com elas e tendem a deixar o visual mais atualizado, sou a favor delas na maior parte das vezes.
Abs.
Muito bom!
Quem é muito magro (magrelo e alto) a calça skinny fica estranho pois ficaria parecendo o personagem Slander Man imagine de terno então rsrs acho melhor a pessoa ir de Slim.