Tons Terrosos na Moda Masculina de Inverno

21/05/2015 2 Comentários por

tons_terrosos_destaque

É comum pensar que os chamados tons terrosos encaixam-se apenas em uma pequena gama de marrons, pois seu nome pode levar as pessoas a acharem que se tratam das variações da cor da terra, mas se observarmos o nome em inglês “earth tones” entenderemos que a palavra terra é muito mais abrangente, denominando as cores que, na moda masculina, vão do marrom ao azul, passando por laranjas, beges e verdes, a maioria deles em tons não muito gritantes, matizes comumente encontradas na natureza em sua forma mais crua, fazendo relação com elementos como folhas, solo, o sol poente ou até o céu nublado. Essas matizes e seus tons criam combinações de certa forma aconchegantes e agradáveis ao olhar, justamente por remeterem a paisagens naturais.

Para ter uma ideia melhor, veja a cartela de cores abaixo:

earthtone-color-scheme-tons-terrosos-cartela-de-cores

Nesta outra cartela de cores você vê com os “earth tones” funcionam bem juntas e ainda ganha algumas sugestões de combinações:

combinacoes-cores-tons-terrosos-earth-tonesVocê também pode usar cores que não estão presentes nesta cartela para pontuar o look com pontos de destaque. O vermelho, por exemplo, é uma ótima cor para isso, assim como o azul turquesa.

Veja alguns looks que fazem uso dos tons terrosos para obter um bom resultado:

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_01

Roupa casual e confortável usando apenas tons terrosos. Marrom/bege na parte de cima contrastando com o verde na parte de baixo.

…….tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_02

Um bom exemplo de tons terrosos pontuados por detalhes em uma cor forte e vibrante como o vermelho, destacando-se das demais. O ar de desleixo com as barras dobradas displicentemente, a gola mau arrumada e o blazer amarrotado são propositais, mas funcionam apenas para momentos de descontração, se for para o trabalho trate de arrumar tudo!

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_03

Combo simples com tricô e calça skinny mostra como esse tipo de paleta de cores ficaria bem mesmo sem a camisa por baixo, mesmo assim a escolha foi boa, o colarinho azul claro deu destaque ao rosto e deixou o look mais arrumadinho.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_04

Trabalhar só com os tons claros pode ser uma boa para quem quer um visual mais iluminado, um meio termo entre o outono e o inverno, para uso diurno principalmente. Note como o vermelho da gravata deu um toque especial ao visual, deixando-o menos monótono. Esses detalhes são fundamentais e podem mudar toda a pegada do seu visual.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_05

Neutro e frio, o cinza da calça ganha uma companhia casual e elegante deste blazer de lã marrom e do cardigã em um tom mais claro. A camisa azul e o lenço verde vivo evitam que a combinação fique apática.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_06

Outros optam pela coesão das peças e das cores. Um visual com itens bem cortados e cores próximas podem alongar sua silhueta, favorecendo quem tem baixa estatura. Já os altões devem investir em um contraste maior para abrandar o efeito.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_07

A cor mais clara em cima é sempre uma boa maneira de chamar atenção para o rosto, neste caso o xadrez também ajuda, pois da movimento ao look que tem tom sobre tom na calça e no casaco de tricô. Quer algo mais relax? Experimente uma camiseta no lugar da camisa.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_08

Nada melhor do que usar o contraste do azul com o marrom para conseguir um visual interessante e chamativo, sem ser espalhafatoso. Novamente o vermelho aparece como uma alternativa para um toque mais vivo na composição.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_09

Mandou bem em um combo descolado! Misturou moletom hoodie moderninho com blazer tradicional espinha de peixe e radicalizou no jeans destroyed. Os tons terrosos no topo contrastaram bem com o jeans e deixaram o visual jovem.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_10

Em dúvida na hora de combinar aquela sua jaqueta de camurça? Aqui está uma sugestão simples: um sweater gola V e um jeans escuro. Se quiser dar um toque a mais escolha um cachecol marinho ou verde.

……..

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_11

Alguns tem receio da cor laranja, mas este look invernal com jaqueta ficaria muito apagado se ela fosse marrom ou verde, o que não aconteceu graças a boa escolha. O tricô de gola alta dirige o olhar para o rosto e empresta sua textura para dar um fundo interessante ao visual, boa ideia!

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_12

Falar de tons terrosos e roupas com inspiração militar é quase como chover no molhado. Os verdes, marrons e beges da palheta ficam ótimos com roupas desse tipo, sejam elas usadas todas juntas, como no exemplo acima, ou combinadas com peças “civis” como jeans e camisetas.

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_13

Neste outro impressionante exemplo temos quase todas as cores da cartela terrosa em um look. Não tente isso em casa sem a supervisão de um adulto!

…….

tons_terrosos_moda_masculina_exemplo_14

Sempre vemos combos que abusam do marrom com toques de verde, mas aqui é o contrário, o stylist optou por trabalhar mais os tons de verde e deixar o marrom nos calçados e acessórios, uma ideia que se bem adaptada não precisa ficar restrita somente às passarelas.

…….

Obs1: a paleta de tons terrosos, apesar de muito similar, não é a mesma de quando falamos de tons outonais, pois estes se utilizam apenas de cores encontradas em folhas durante o outono, ou seja, ficamos restritos aos beges, marrons claros, laranjas e alguns tons de verde.

Obs2: se for se referir apenas a variações de marrom prefira usar “tons de terra”, fica mais óbvio para quem está do outro lado da conversa. ; )

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Tons Terrosos na Moda Masculina de Inverno”

  1. Jorge Augusto says:

    Olá, Ricardo! Algo que sempre me faz pensar é o seguinte: o outono e o inverno são estações mais “tristes”, mais pesadas, cinzas… É contra-indicado usar roupas mais coloridas e alegres, justamente para contrapor um pouco o “clima” destas estações? Obrigado e ótimo post!

    • Ricardo says:

      Jorge,
      o fato de cores como o vinho, marinho, marrom e violeta parecerem mais adequados para épocas de frio não impede de usar tons mais vivos, é mais uma questão de estilo mesmo. Tem gente que usa florais e cores cítricas no inverno e fica bacana, o difícil é conseguir equilibrar esse visual com o tipo de peça da estação sem ficar exagerado, mas não é impossível.
      Abs.

Deixe um comentário