Nós falamos o tempo todo como a lã fria e o linho são boas escolhas para o verão, mas existe um outro tecido que também é uma boa opção para os dias quentes: o rami, que tem origem na planta de mesmo nome, muito comum do sudeste da Ásia, sendo a China seu maior produtor, seguido pelo Brasil, Coréia e Filipinas.
O rami puro é mais áspero que o linho, mas a mistura com outras fibras faz com que mude sua textura, brilho e toque, tornando-o uma alternativa mais barata, porém de menor qualidade. Entretanto deve-se levar em conta algumas características desta matéria prima que são bastante apreciadas como seu brilho que aumenta a cada lavagem, absorção de umidade, resistência a abrasão e força, podendo ser tingido de maneira rápida e fácil.
Quem estiver interessado em comprar um blazer feito de um blend de rami com poliéster, algodão ou até seda em determinados casos, pode recorrer a duas lojas bem conhecidas, a Zara e a C&A, esta última com peças por R$169,00.
Resumindo
- O rami é uma alternativa de tecido fresco para o verão, mas nada impede que seja usado o ano todo;
- Seu maior produtor é a China, de onde vem a maioria de nossas roupas atualmente;
- O rami é áspero, mas a mistura de suas fibras com algodão, poliéster ou até seda pode mudar seu toque;
- Brilho, absorção de umidade seguida por secagem rápida, resistência e força são algumas de suas qualidades mais apreciadas;
- Apesar de não ser tão popular quanto o linho, pode ser encontrado em diversas lojas do Brasil.
interessante