Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

0

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

Ficar muito tempo longe do barbeiro pode ser perigoso para seu visual, barba e cabelo precisam da mão de um profissional de tempos em tempos para manter o grooming perfeito, principalmente para aqueles que cultivam um barbão volumoso.

Ao contrário do corte de cabelo*, a barba pode ter sua manutenção feita em casa, mas para que isso aconteça você deve tomar uma série de cuidados, principalmente quando os fios pedem cuidados mais severos.

*Exceto para que corta com máquina!

Abaixo listamos alguns desses cuidados e o que é necessário para que eles sejam feitos com precisão.

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

Lave a barba

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

Antigamente o pessoal fazia o básico, que era passar uma aguinha na hora do banho por falta de produtos específicos, hoje essa desculpa não cola mais, existem produtos para limpeza da barba, os mais comuns são os shampoos, como este aqui.

Lâmina nova

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

A lenda é que o ideal é trocar a lâmina a cada 3 usos, mas quem tem um caminhão de dinheiro para gastar todo mês com lâminas novas? Além disso, podemos afirmar que existe uma diferença de qualidade gritante entre as lâminas caras e as baratas, sendo que as primeiras tem uma durabilidade maior.

De qualquer forma fique atento para o fio de suas lâminas, não prejudique a qualidade do seu barbear por causa da economia.

Mesmo o barbeador elétrico precisa trocar suas lâminas, a maioria dos fabricantes diz que a vida útil delas é de 18 a 24 meses.

Se você quer começar a usar a navalha, nós já publicamos um vídeo mostrando como barbear com esse intrumento, veja aqui.

Produtos adequados para barbear

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

Nada de experimentações e improvisos, utilize os produtos certos para sua barba e tipo de pele, muitos deles podem ser comprados via internet em sites como este.

Se você tem dúvida do que é necessário ou quais são as opções de produtos para barba, dê uma olhada neste post.

Defina a periodicidade

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

 

Saiba qual é o ritmo de crescimento de sua barba e apare os fios no tempo certo para não ficar com o visual bagunçado por demorar muito no corte. Por outro lado, fazer a barba com muita frequência pode aumentar os pelos encravados. Saiba equilibrar!

Respeite o design

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

Se você escolheu o formato de sua barba, os cuidados com o design são mais fáceis, se foi obra de um barbeiro experiente, o melhor é pedir dicas para o dito cujo no dia em que for a barbearia, pois até ele sabe que de tempos em tempos você será o responsável por deixar o trabalho impecável.

Também vale tirar fotos de vários ângulos para ter uma referência decente. ; )

Lave o rosto com água quente

Dicas Essenciais Para Cuidar da Barba em Casa

Dica velha, mas que vale ouro: antes de passar a lâmina, lave o rosto com água quente, ou melhor ainda, faça a barba depois de tomar banho, os poros estão abertos e as passadas são mais suaves e menos agressivas com a pele. A água quente também amolece o fio, o que garante um trabalho rápido e desgaste menor para as lâminas.

Quando terminar, jogue água fria, os poros fechados evitarão fios encravados.

Use o pós-barba, balms e afins

Existem creme, óleo e até gel pós-barba com um motivo simples: acalmar a pele, principalmente de quem tem sensibilidade e deixar o toque no rosto e nos fios mais agradável.

Dê acabamento

Quando você fica muito tempo sem ir ao barbeiro a barba perde um pouco de seu formato, até porque os fios não crescem uniformemente e para a mesma direção.

A tesoura ou a máquina podem te ajudar nessa tarefa de manter a barba uniforme como um bonsai premiado. Apare pelos que cresceram demais ou aqueles que estão espetados.

Também vale usar um óleo de barba para que os fios fiquem lisos, macios e controlados, muitas vezes ele deixa a barba tão bacana que nem é preciso aparar muita coisa, só a parte “rebelde” mesmo.

…….

Cuidar da barba em casa: Conclusão

Embora a lista não seja das mais curtas, as exigências para cuidar da barba em casa não são nada que dedicação e capricho não deem conta. Na verdade esse é um contrato que os homens assinam quando resolvem adentrar o mundo dos barbudos, mas nem todos cumpre todas as cláusulas, mesmo pagando um preço por isso!

Deixe uma resposta