A feira Pitti Uomo acontece semestralmente em Florença, Itália, trazendo alguns dos mais importantes lançamentos da moda masculina mundial. Nesta edição que ocorre de 19 a 22 de julho, 1.065 marcas se reúnem na Fortezza de Basso, número que cresce a cada ano. Do outro lado temos os mais de 32.000 visitantes do evento, sendo que 20.000 deles são compradores representando os varejistas mais importantes do mundo.
Muito do que é lançado na Pitti Uomo é comprado por grandes lojas, será visto por todo mundo e criará tendências. Logo outras marcas usarão estas peças como referência para suas próprias coleções, consolidando o sucesso do que foi lançado na feira e, a partir daí, surgem redes como Zara, H&M, TopShop e até mesmo a C&A que vão popularizar ao máximo todas as criações que foram vistas meses atrás e passadas adiante pelo ciclo comercial da moda.
Quando alguém diz que SPFW é importante para mostrar as tendências da moda brasileira, na verdade está afirmando que é lá que os estilistas nacionais mostram o que incorporaram do que foi visto em semanas de moda como a Pitti Uomo, já que o hemisfério norte está 6 meses adiantado em relação aos lançamentos no Brasil.
Em meio a tantas marcas, algumas delas bolam estratégias de marketing especiais para divulgar seus produtos fora dos tradicionais stands. No site da Pitti Uomo (em inglês) foi divulgada uma lista destas ações, vou mencionar algumas só para que se tenha uma idéia do que acontece por lá:
- Lançamento mundial da nova coleção da 7 For All Mankind;
- Ben Sherman apresenta internacionalmente sua nova coleção masculina em uma das áreas mais especiais da Fortezza, chamada Cannoniera;
- A aclamada grife de jeans G-Star usa a Ottagonale Sala para organizar uma exposição/evento Raw Denim Dome. Segundo anunciado a marca apresentará um jeans com novo visual, totalmente incomum e criativo, chamado Raw Denim;
- Um preview da cultuada marca de surfwear e bikewear Deus Ex Machina;
- A volta da marca Edun da esposa de Bono Vox, Ali Hewson;
- Depois de 2 anos de pesquisas e experimentos no segmento vintage de luxo, a Siviglia volta a Pitti Uomo para apresentar sua linha de ponta Siviglia Branco;
- Cesare Paciotti estará apresentando a coleção de calçados premium para os homens;
- A estréia mundial da Hancock, a coleção desenhada por Timothy Everest;
- A celebração dos primeiros 5 anos de Orlebar Brown com o lançamento de uma coleção cápsula, em colaboração com a Getty Images.
Até a mania da imprensa brasileira registrar os looks dos corredores dos eventos de moda vem de eventos como a Pitti Uomo, só que diferentemente das imagens esquizofrênicas que temos por aqui, em Florença tanto participantes como visitantes exibem uma elegância invejável, veja abaixo uma foto de um visitante e clique na mega galeria com fotos do evento atual e anteriores para ver mais:
Ao contrário do que você pode pensar, a Pitti Uomo não é feita exclusivamente para grifes européias caríssimas, entre seus expositores temos nomes populares como Converse All Star, Crocs e Levi’s, entre outros.
Vale lembrar que a Pitti Uomo faz parte de um evento maior chamado Pitti Immagine que promove em paralelo com a feira masculina um outro projeto voltado para o público feminino conhecido como Pitti W, mais ou menos nos mesmos moldes do que foi descrito aqui e com similar importância. No final de junho eles repetem a dose, mas apenas para grifes de moda infantil, no Pitti Immagine Bimbo.
Abaixo um vídeo com uma geral da Pitti Uomo:
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Este foi o desfile de Valentino para a edição atual da feira:
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Nem preciso dizer que sou louco para conhecer este evento de perto!