O Look Certo: Dividir Para Conquistar!

29/01/2016 Sem comentários por

look-certo-dividido-em-dois

O look comentado desta semana parece se orgulhar da seperação clara entre o “top” e o “bottom”, dividindo a combinação em duas partes, o que limita um pouco seu uso, pois não são todos os tipos físicos que podem se dar a esse luxo, mas existem alguns truques que podem amenizar o efeito enquanto mantém o combo com sua ideia original.

Por que funciona?

A camisa feita de oxford tem uma textura bacana que ganhou destaque graças ao belo colete (seu padrão também conta) e o tom sobre tom criado quando a casual e charmosa gravata de crochê foi inserida na composição. A parte de cima ficou coesa e estilosa sem a necessidade de exageros, nos dias mais quentes o colete pode ser trocado por um exemplar de lã fria ou algodão e as mangas dobradas para amenizar o calor.

A calça de sarja modelo “five pockets” é uma aposta certeira, mas foi esse tom de areia que ajudou a destacar o azul usado na parte de cima, portanto podemos dizer que metade do sucesso deste look se deve a ela. Também vale destacar o corte slim, acertado, mas sem apertar, bem condizente com o estilo do restante das peças e o elegante cinto em couro “tressê” muito bem acabado, mas que mais uma vez colabora com o corte da silhueta.

Obs: é desejável que o colete chegue até a cintura da calça, ou seja, na parte de trás você não pode ver um pedaço da camisa, terminou o colete já tem que ver a calça, então cuidados com os modelos de cintura muito baixa.

Experimente…

Um sapato (mocassim, oxford ou derby) casual na cor do cinto ou em um tom um pouco mais escuro do que o da calça, lembre-se que não há a obrigação de combiná-lo com os outros acessórios em um combo que não é extremamente formal. Outro elemento que pode muito bem contribuir com o conjunto é um relógio com pulseira de couro ou aço.

Não seria a mesma coisa se…

Ignorássemos o tom sobre tom da parte de cima e tentássemos misturar algumas cores, o efeito “color block” (ou mais ou menos isso) desapareceria e, provavelmente, teríamos o look mais poluído.

Resumindo:

  • apesar de não privilegiar todos os tipos físicos, o look claramente dividido em duas partes tem seu charme;
  • Sobrepor peças de tons similares no top gera bons resultados na maioria das vezes;
  • O textura dos tecidos também ajuda a compor o visual, atraindo o olhar para cima;
  • Combinações com azul claro ou médio sempre ganham vida quando ganham a companhia de peças bege, areia caramelo ou camelo, como no caso da calça;
  • Cintos trançados dão um up no look;
  • Ignorar o tom sobre tom poderia deixar o conjunto muito carregado.

Dicas complementares

Para gordinhos – a quebra de silhueta e a calça muito clara não são muito favoráveis para você, mas isso pode ser contornado com uma calça mais escura nas cores castor ou marrom com sapatos acompanhando. O colete é uma boa escolha e ajuda a manter o visual mais elegante, mas talvez um padrão risca de giz seja mais adequado.

Para baixinhos – se você de encaixa nesse perfil o combo acima também precisa de ajustes. Cinto e sapato em uma cor mais próxima da calça podem ajudar a alongar as pernas, evite os calçados de bico muito quadrado ou curto. Dobrar as barras da calça também não são uma boa ideia, o melhor é mandar ajustá-las se estiverem sobrando demais.

Para os altões – quem tem mais de 1,90m só tem a ganhar com esse combo, mas precisa tomar cuidado com o calçado, nada de solas muito grossas e cabedais volumosos, opte pelos modelos clean, enxutos e elegantes. Belos óculos, um prendedor de gravata ou um lenço no bolso do colete podem ajudar a chamar o olhar para seu rosto.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Dividir Para Conquistar!”

Deixe um comentário