O Look Certo: A Jaqueta de Couro Para o Escritório

4

O Look Certo: A Jaqueta de Couro Para o Escritório

Se tem algo que chama minha atenção é quando alguém consegue dar ao tradicional look de trabalho uma discreta personalizada. Existem muitas maneiras de fazer isso, como por exemplo, adicionando cores mais fortes ou trocando uma peça do conjunto e o look em destaque dessa semana enveredou pela segunda opção.

Por que funciona?

Na verdade são dois elementos alterados no combo que acabam funcionando em harmonia, pois ambos tem a mesma função: deixar o visual mais casual. Estou falando da jaqueta no lugar do paletó e a gravata de ponta quadrada, provavelmente feita de tricô. A jaqueta por si só já em um achado, com sua gola diferente do normal e os botões fechando, esses elementos deixam a peça casual, mas elegante, enquanto uma perfecto de couro teria um efeito bem mais “agressivo” e menos profissional, enquanto a gravata chega para dizer que se trata sim de uma roupa de trabalho, mas com certa descontração. As vezes é bom não se levar tão a sério se você tem essa oportunidade.

O restante está dentro do protocolo: camisa branca impecável, calça de alfaiataria com caimento perfeito, sapato oxford preto de qualidade e cinto combinando.

A paleta de cores se mantém o mais sisuda possível, afinal algumas liberdades já foram tomadas e, aparentemente, o rapaz da foto não pode ser muito ousado em seu escritório.

Esse look é a prova que você não precisa mudar muitos coisas no seu visual para que ele ganhe personalidade, as vezes um item ou mesmo um detalhe bastam.

Experimente…

trocar os sapatos por uma chelsea boot ou uma ankle boot (talvez uma chukka) no inverno, protegendo um pouco mais os pés do frio.

Não seria a mesma coisa se…

a jaqueta tivesse um design muito ousado ou espalhafatoso, nesses casos o melhor é pegar algo clássico e comportado para manter-se o mais próximo possível do dress code exigido pela empresa.

Resumindo:

  • Ser criativo no traje do trabalho é algo que chama atenção de uma maneira positiva;
  • Duas mudanças foram suficientes para criar um combo moderno e estiloso;
  • A jaqueta de couro com design comportado é perfeita para ambiente profissional, desde que o dress code dê espaço para isso;
  • A gravata mais casual se mostra alinhada com a jaqueta e ajuda a dar o tom “não tão sério assim” do look;
  • Quando você já fez mudanças impactantes não precisa se preocupar com o resto, mantenha as peças clássicas da alfaiataria e a paleta de cores sisuda;
  • Dress boots são uma boa maneira de complementar a combinação no inverno.

…….

Mais sobre jaquetas de couro:

Jaquetas de Couro: Sugestões e Exemplos de Como Usar

4 COMENTÁRIOS

  1. Achei Excelente a aparência. Infelizmente, no entanto, a jaqueta tem esse tipo de punho, que, em minha opinião, poderia ser somente em couro, permitindo, assim, que fosse exibido aquele elegante 1cm do punho da camisa. Pra mim, esses pequenos detalhes é que fazem a diferença.

    Excelente trabalho, Ricardo. Curto muito o Canal e o podcast. Sucesso e parabéns!!!

    • Rafael,
      lembre-se que essa regra só vale para o blazer ou o paletó, em um casaco ou jaqueta, sobretudo os de couro, o que vale é a proteção, então as mangas serão naturalmente mais longas ou com punho elástico, pois a funcionalidade está acima de tudo. Imagine uma jaqueta de couro que quando os braços estão esticados para segurar o guidão da moto as mangas sobem até metade do antebraço, simplesmente não dá para usar em um dia frio! Nem tudo que se aplica ao traje formal deve ser aplicado ao restante.

      Abs.

    • Olá, Rafael!
      Camisa de couro é uma coisa meio sem sentido, é muito quente e pouco confortável, além disso o caimento sempre fica esquisito. Blazer de couro eu acho uma peça difícil, principalmente porque a jaqueta de couro ou o casaco são opções muito mais bacanas. Pode notar que a camisa e o blazer de couro nunca entram na lista de roupas essenciais masculinas.

      Abs.

Deixe uma resposta