Dress boots (ou botas sociais) não se referem a um modelo de bota específico, mas a todo tipo de calçado de cano alto que pode ser usado com roupa social. Sim, é isso mesmo, se você quiser pode ir trabalhar no inverno de terno e uma belíssima e elegante bota que ninguém vai encanar! Não é ótimo?
Como usar botas com ternos ou costumes (roupa social)
- Antes que você calce aquele coturno com sola tratorada é bom avisá-lo que não dá para sair radicalizando, tem que escolher um modelo que seja classudo e condizente com seu traje, aliás podemos dizer que essa é a regra básica para vestir um terno com dress boots;
- Escolha as mesmas cores que usaria na hora de combinar o sapato com terno;
- Evite botas com muitas costuras, desgastes, tiras de couro e dobras, quanto mais simples o calçado, melhor;
- Solas grossas também não são uma boa ideia, fique com as finas, de preferência de couro;
- Se as meias não aparecem você está livre de se preocupar com elas, mas nem por isso vai usar meias brancas esportivas, não exagere nas liberdades!
- Como de costume o cinto continua combinando com o calçado;
- Camurça e nobuck estão fora de cogitação no caso dos ternos e costumes, se for apenas a calça de alfaiataria com alguns itens mais casuais dá para abrir exceção.
Botas para usar com ternos e costumes
Existem sete modelos que quando lustrados e em cores discretas são elegantes o suficiente para acompanhar uma calça social ou mesmo um costume ou terno:
1 – Chelsea boot
O seu avô pode ter chamado um modelo mais rústico das chelsea boots de “botinas”, mas os calçados usados pelo pessoal do interior nada tem a ver com estas botas de visual limpo e cheio de classe, além do simpático detalhe do elástico lateral que caracteriza o modelo.
Veja mais sobre a chelsea boot aqui.
…….
2 – Chukka Boot
É praticamente a versão urbana da desert boot, uma bota com cano curto e poucos ilhoses, mas que feita em couro tradicional e um belo lustro pode acompanhar qualquer peça um pouco mais formal.
Veja mais sobre a chukka boot aqui.
…….
3 – Bota monkstrap
Os sapatos monkstrap voltaram aos holofotes nos últimos 5 anos e trouxeram a reboque as botas com as mesmas tiras e fivelas que fazem a fama deste calçado. O visual clean contribui para que o uso com roupa social seja perfeito e super estiloso.
Veja mais sobre sapatos monk straps e double monk straps aqui.
…….
4 – Jodhpur Boot (bota de montaria)
A bota de origem indiana tem um design clássico que pode muito bem complementar seu terno ou costume. As tiras de couro que se cruzam no calçado não chegam a deixá-lo poluído e quando coberta pela barra da calça ela passa por um sapato básico e elegante.
Veja mais sobre as botas jodhpur aqui.
…….
5 – Oxford boots
Sim, existe a versão com cano alto do sapato oxford e assim como seu irmão mais velho, essa bota fica linda com um belo costume de caimento impecável e tecido de qualidade.
Os sapatos oxford e derby são muito parecidos, mas é possível diferenciá-los por seu tipo de amarração, nós já explicamos isso neste post.
…….
6 – Botas derby
Não tão sério e clássico quanto o sapato oxford é o derby, mas isso não impede que ele seja um companheiro constante da maioria dos trajes formais e o mesmo vale para a bota feita a partir deste calçado masculino, na verdade quando a barra da calça cobre o cano muitas vezes nem dá para saber que se trata de uma bota.
…….
7 – Full brogue boot (wingtip boot)
Os charmosos brogues também podem ser aplicados em dress boots e funcionam tão bem (ou melhor) quanto nos derbys ou oxfords. É bom lembrar sempre que o brogue não é um tipo de sapato, mas o nome dados aos ornamentos perfurados, então você pode ter botas de todos os modelos citados anteriormente que carregam estes furos e são chamadas de brogues.
Veja aqui quais são os tipos de brogue.
…….
Onde comprar dress boots?
…….
Nota do autor
Apesar deste artigo focar nos ternos, também é importante destacar que as dress boots podem ser incorporadas a looks com peças sociais, mas com uma pegada ligeiramente mais formal, como mostram as combinações acima.
Excelentes dicas Ricardo! Obrigado pelo post.
Ricardo…pesquisando um pouco eu percebi que, seja lá qual for o motivo, é MUITO mais fácil achar bota nos modelos Monk e até mesmo Oxford, em preços acessíveis, do que achar um sapato nesses modelos.
As botas devem se resumir a dias frios ou – pela falta de oferta – podemos utilizar uma bota Monk ou Oxford constantemente com costume, substituindo o sapato, pelo fato de não aparecer o cano por baixo da calça?
Desde já, parabéns pelo artigo…muito bom!
Um abraço
Leandro, você pode usar as dress boots sempre que quiser, desde que o modelo seja elegante o suficiente para o local a ser frequentado.
Abs.