Alguns tipos de botas masculinas são facilmente reconhecíveis, como os corturnos, as chelsea ou as moc boots, mas existe um tipo de bota que raramente é nomeada, sobretudo por ser pouco conhecida aqui no Brasil: as botas jodhpur.
Começando pelo nome incomum e sua origem indiana que não ajudam na sua popularidade, este tipo de calçado nunca é chamado corretamente, geralmente sendo identificado por “aquela bota de cano médio, com uma fivela na canela”.
…….
História das botas jodhpur
A bota jodhpur foi criada na Índia, na década de 20, como calçado para montaria, tornando-se muito popular entre os jogadores de polo. O cano não muito alongado coincidia com o comprimento da calça igualmente chamada jodhpur, também indicada para quem andava a cavalo graças a sua perna larga na coxa e justa do joelho para baixo.
O mundo acidental gostou da ideia, tanto que em 1927 a loja de departamentos Saks Fifith Avenue já vendia o modelo, recebendo destaque e elogios nas revistas de moda naquele mesmo ano.
…….
Como identificar botas jodhpur
Com o cabedal clean e sem cadarços, similar ao da chelsea boot, a característica mais marcante da jodhpur é seu cano, pouca coisa acima do calcanhar em diversos casos, e a cinta de couro na altura da canela que permite ajuste, graças a fivela de metal.
E por falar na cinta de couro, ela pode ser simples, como um cinto em volta do calçado, ou cruzada, sendo costurada em dois pontos opostos do cabedal, passando por uma alça na parte traseira e fechando com a fivela na lateral.
O solado pode ser de couro nos modelos sociais, mas não é raro encontrar até mesmo esses com solas de borracha para manter a tração em locais mais difíceis.
Como o pessoal adora inventar em cima dos clássicos, hoje é possível encontrar botas jodhpur com elásticos na lateral similares aos das chelsea boots ou com tiras similares aquelas encontradas nos sapatos e botas tipo monk straps.
As cores podem variar muito, mas as mais comuns são marrom e preto, entretanto se você procurar bem poderá encontrá-las em verde musgo, cinza, grafite, canela, camelo, vinho, marinho e caramelo, entre outras cores.
…….
Como usar as botas jodhpur
O visual limpo permite que ela seja usada com roupas formais em dias de inverno, logo podemos considerar a jodhpor boot em sua versão de couro liso tradicional como uma dress boot (bota social).
Já as de camurça ou de nobuck caem muito bem com jeans, chinos ou calças de veludo, sobretudo no inverno. As pretas fazem um bom look rocker e neste caso podem ser usadas propositalmente com a barra da calça um pouco mais dobrada para mostrar o metal da fivela, que é um detalhe bem bacana.
Apesar de ser uma bota elegante nada impede de dar um toque descontraído ao look adicionando meias coloridas e estampadas, desde que o padrão de cores não destoe do restante das peças ou fuja demais do estilo da combinação.
Como você pôde ver, a combinação desse tipo de bota com qualquer roupa segue os mesmos princípios de qualquer outra bota masculina: material rústico ou camurça fica reservado para looks casuais e couro tradicional funciona bem com peças que flertam com o formal ou até mesmo com costumes.
…….
Onde comprar botas jodhpur?
Como eu já disse essa não é uma bota tão comum por aqui, mas encontrei um modelo bem interessante na Louie, veja aqui.
Também temos este modelo da grife portuguesa Carlos Santos.
Em um belo tom caramelo temos este par da marca britânica Thomas Bird.