Quais São os Tipos de Sapato Brogue?

05/09/2016 4 Comentários por

Sapato Brogue - Oxford Full Brogue

A primeira coisa que podemos afirmar sobre o sapato brogue é que ele não é exatamente um modelo e sim um estilo de calçado masculino ou mesmo um adorno incluído na peça. O oxford e o derby, por exemplo, são modelos levemente diferentes, mas ambos podem ser brogues se ostentarem os furos característicos deste tipo de calçado. Também é importante ressaltar que as perfurações podem aparecer em botas de diversos tipos e não só em sapatos sem cano.

Para que serviam os brogues?

Sapato Brogue - Oxford Full Brogue

Se você pensa que os brogues sempre foram enfeites, está enganado, as perfurações tinham como objetivo drenar a água quando um caçador ou alguém que trabalhava no campo pisava em uma poça ou charco, garantindo que a peça secasse rapidamente. O termo foi usado pela primeira vez para designar estes calçados no início do século XX, mas inicialmente bróg simplesmente significava sapato em gaélico. Hoje nem se pode chamá-los de perfurações, já que nem atravessam totalmente o couro do cabedal.

Antes de começar falar específicamente sobre os tipos de sapato brogue, é importante que você se familiarize com alguns termos muito comuns quando falamos deles:

Glossário

Alguns termos para você entrar de cabeça no universo dos calçados masculinos…

Wingtips – pedaço de couro costurado na ponta do sapato cujo formato lembra um pássaro com as asas abertas (o bico no centro e as asas nas laterais indo até metade do calçado).

Longwing ou Fullwing – semelhante ao wingtip, mas com as “asas” se unindo no calcanhar.

Cap toe ou biqueira – pedaço de couro reto que recobre o bico do sapato.

Plain toe – calçado sem biqueira ou wingtip, de ponta lisa.

Cabedal – toda a parte de cima do calçado, com exceção dos cadarços, geralmente feita de couro.

Medallion ou medalhão – perfurações no bico do sapato, seja ele um wingtip, cap toe ou plain toe.

Contraforte – reforço colocado na região do calcanhar.

…….

O sapato brogue ainda podem receber nomenclaturas diferentes de acordo com o desenho e quantidade de furos que recebe, veja abaixo como identificar alguns deles:

Tipos de Sapato Brogue

a) Primeiro vamos abordar as nomenclaturas de acordo com a quantidade de furos.

Full Brogue

Sapato Brogue - Oxford Full Brogue

Possui o wingtip com bordas serrilhadas e perfurações em todo o calçado. O full brogue sempre terá o wingtip ou o longwing/fullwing.

…….

Half Brogue

Sapato Brogue - Oxford Half Brogue

Ao invés do wingtip apresenta uma biqueira (ou cap toe) e perfurações em menor quantidade

…….

Quarter Brogue

Sapato Brogue - Oxford Quarter Brogue

Traz as perfurações somente na borda da biqueira e não no resto do calçado. Eventualmente pode ter as perfurações conhecidas como medallion na ponta.

…….

Austerity Brogue

Sapato Brogue - Austerity Brogue

Por incrível que pareça existe um tipo de sapato brogue sem a característica mais importante do calçado: os os furos! Ele se chama austerity brogue e é idêntico a um full brogue, com wingtips e tudo mais, exceto pelo detalhe que já foi mencionado.

…….

Alguns brogues fogem do tradicional em modelos mais incrementados, como estes:

Longwing ou Fullwing Brogue

Sapato Brogue - Derby Fullwing Brogue

Também pode ser considerado um full brogue, mas as wingtips se unem na área do contraforte, ou seja no reforço existente no calcanhar do sapato. Note que aqui temos um derby ao invés de um oxford, como nas fotos anteriores, mostrando que este modelo também é muito preciado na versão full brogue.

…….

b) Agora veremos modelos um pouco diferentes dos tradicionais oxford e derby, mas que também aceitam os brogues e ficam muito bem com eles:

Spectator Shoe

Sapato Brogue - Spectator Shoe

É um full brogue ou half brogue bicolor, reza a lenda que foi criado para o jogo de cricket em 1968 por um sapateiro chamado John Lobb. Fez muito sucesso nos anos 20 e 30, apesar de ser considerado um calçado extravagante para um cavalheiro da época. Pode ser encontrado em outras cores como bege e marrom, geralmente com a cor mais forte fica no bico e no calcanhar.

…….

Saddle Shoe ou Saddle Oxford

Sapato Brogue - Saddle Shoe ou Saddle Oxford

Muitas vezes confundido com o spectator por ser bicolor em 99% dos casos, o saddle shoe ou saddle oxford se caracteriza pelos recortes de couro na área da amarração que lembram ligeiramente uma sela de cavalo (saddle=sela) e recebem as perfurações típicas de um brogue. Também é facilmente encontrado na combinação branco e preto, mas modelos mais modernos misturam até jeans e couro marrom.

…….

Kiltie Tassel Brogue

Sapato Brogue - Kiltie Tassel Brogue

Geralmente adornado pelo wingtip perfurado, o kiltie tassel brogue chama atenção por causa dessa língua de couro (chamada aqui de kilt) recortada em fitas (como tassels ou borlas) que se dobra sobre o peito do pé. É o tipo de calçado que desperta olhares, principalmente no Brasil, onde é raro de se encontrar. Ao contrário do exemplo mostrado acima, muitos deles apresentam cadarços que ficam ocultos sob peça de couro.

…….

Ghillie Brogue

Sapato Brogue - Ghillie Brogue

É um sapato inspirado em calçados usados para dança em certas regiões da Escócia, sua característica principal é a maneira de amarrar com diversas linguetas de couro por onde passam os cadarços, estes são geralmente longos e amarrados na altura das canelas, podendo, inclusive, ter os tassels nas pontas. Uma busca na internet mostra claramente que são parte da indumentária típica da Escócia, com kilt e tudo mais.

…….

Em outros modelos de sapato

Antigamente os brogues eram mais comuns apenas em oxfords, mas hoje eles são encontrados em loafers, botas e até tênis. Os nomes vão de acordo com os detalhes do calçado, podemos ter, por exemplo, um tassel full brogue saddle shoe ou um kiltie double monk straps brogue, parece mais complicado do que nome de personagem do Game of Thrones, e é mesmo! ;P

Veja abaixo alguns exemplos de brogues que geram nomenclaturas extravagantes e curiosas:

sapato-masculino-oxford-wingtip-medallion

Este é um oxford wingtip medallion. A designação nem é das piores, mas note que ele não se encaixa em nada descrito antes.

…….

bota-masculina-full-brogue-wingtip

Já que nós falamos das botas, acho cabível um exemplo de full brogue derby boot de cano alto.

…….

sapato-masculino-whole-cut-oxford-medallion

Este é simples, trata-se de um oxford whole cut medallion. Whole cut porque o cabedal é feito de uma única peça de couro.

…….

sapato-masculino-onk-strap-full-brogue

Este é um double monk straps full brogue.

…….

sapato-masculino-tassel-loafer-brogue

Aqui temos um tassel loafer brogue. Apesar do nome pomposo, é uma sapato casual.

Uma coisa bacana dos brogues é que eles atendem a todos os gostos. Se você quer algo discreto, pode optar por um quarter brogue, se prefere algo mais chamativo pode calçar um kiltie tassel brogue. Este tipo de calçado também se adapta a ocasião, um oxford brogue preto de verniz pode acompanhar uma roupa formal, um derby de camurça ou nobuck vai bem com um jeans moderno mesmo tendo as clássicas perfurações.

Também é bom lembrar que muita gente confunde oxford (modelo) com brogue (estilo/detalhe), já vi chamarem um sapato sem furos de brogue só porque era um oxford, isso acontece porque é comum encontrar o modelo adornado dessa maneira, então vem um e fala “olha, um sapato brogue!”, vem outro e diz “que belo oxford!” e quem está por perto pensa que são dois nomes para um mesmo calçado, assim como derby e blutcher. Já falamos sobre isso neste post.

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

4 Responses to “Quais São os Tipos de Sapato Brogue?”

  1. Edjenn says:

    Onde eu consigo encontrar sapatos brogues ?
    voce tem algum site para indicar ??

  2. David says:

    Eu tenho um sapato que se assemelha a primeira imagem, mais o meu é um sapato caramelo com uma parte preta logo abaixo do cadarço, só naquela região. Gostaria de um dica o que posso usar, obrigado.

    • Ricardo says:

      David,
      fica dificil dizer sem ver o calçado, mas é provável que ele seja levemente casual, combinando melhor com calças chino e de alfaiataria combinandas com uma camisa elegante, mas não com terno ou costume, esses trajes exigem o oxford ou derby de uma só cor.

      Abs.

Deixe um comentário