A Motorola/Lenovo já havia impressionado, pelo menos a mim, com o Moto Z Play lançado no ano passado. O conjunto de recursos oferecido pelo smartphone agradava quando fazíamos a comparação custo benefício, sobretudo se focarmos na bateria de 3600 mAh.
Agora com o lançamento do Moto Z 2 Play a empresa deu um upgrade no modelo, mas acabou excluindo algumas coisas que me agradavam, como o acabamento em vidro e a bateria de 3.600 mAp, mesmo assim acredito que o saldo final é bastante positivo.
Moto z 2 Play – Design e acabamento
Se você achava o Moto Z Play meio parrudinho provavelmente vai gostar do Moto Z 2 Play: ele tem apenas 6 mm de espessura e a diferença é fácil de sentir ao comparar os dois aparelhos.
O acabamento lateral continua o mesmo, mas a tampa traseira passou a ser de alumínio ao invés de vidro como era o caso de se antecessor, resultando em um visual não tão luxuoso, mas ainda assim moderninho.
A parte frontal está igual, com a mudança apenas no botão com leitor de digitais que aumentou de tamanho devido ao recurso que permite deslizar o dedo para a esquerda e voltar uma tela, ir para a home com um toque ou ver todos os aplicativos abertos deslizando para a direita, aliás esse recurso me conquistou, simplesmente abandonei os botões de navegação convencionais.
No geral ele é um belo aparelho que compete muito bem com seus concorrentes na mesma faixa de preço, sendo até mais bonito que alguns deles.
Moto Z 2 Play – Tela
A tela tem 5,5 polegadas com tecnologia Super AMOLED, cores vívidas sem exageros e resolução 1920X1080. O brilho permite leitura mesmo sob sol intenso e o branco extremo, quase azulado, me agrada muito.
Usei o smartphone para assistir filmes e séries, além de vídeos no Youtube, e a experiência foi bem agradável, sem cores lavadas e boa profundidade nas cenas.
Moto Z 2 Play – Câmera
Na teoria a câmera de 12 megapixels melhorou bastante, inclusive no sensor que passa a ter abertura de f1/7 contra f2/0 do Moto Z Play, mas na prática a qualidade das fotos ainda não mostrou um salto qualitativo em relação aos lançamentos anteriores da Motorola.
As fotos noturnas ainda deixam muito a desejar, dando trabalho para acertar o clique, principalmente quando comparadas as diurnas que tem um resultado muito bom, mas esse é um velho problema que a Motorola precisa superar.
Não me entenda mal, não é uma câmera ruim, mas poderia ser bem melhor se levarmos em conta que muita gente compra seu smartphone baseado nesse quesito.
Veja algumas imagens captadas com a câmera do Moto Z 2 Play:
Moto Z 2 Play – Bateria
Aqui temos um downgrade no hardware: o modelo anterior tinha 3.600 mAh, o modelo atual oferece 3.000 mAh, mas antes de reclamar tenho que dizer que aconteceu algo curioso, pois a bateria continuou com a mesma autonomia nos meus testes. Não sei se houve alguma alteração no software que deu maior vida útil a ela ou se as versões atualizadas do Android passaram a sugar menos energia, a verdade é que eu estou há quase 30 horas sem recarregar o aparelho e ele ainda tem 17% de carga!
Outra coisa linda dos aparelhos da Motorola é o carregador TurboPower™ para até 7 horas de bateria em 15 minutos de carregamento. Em qualquer lugar que você consegue uma tomada basta deixar o smartphone conectado alguns minutos para ganhar quase metade de um dia de autonomia. Para mim esse é um dos grandes atrativos no Moto Z 2 Play, eu odeio ficar sem carga e sair procurando um local para ligar o carregador!
Moto Z 2 Play – Desempenho e Hardware
O hardware de respeito entrega uma experiência tranquila, sem engasgos ou travamentos. São 4 GB de RAM e processador Snapdragon 626, o que rendeu ao Moto Z 2 Play bons resultados nos testes de benchmark, além de 64 de espaço para guardar suas mídias. A não ser que você queira o gadget para jogos muito pesados, ele deve te atender muito bem por muito tempo.
Moto Z 2 Play – Snaps
Claro que um dos grandes atrativos deste aparelho é a capacidade de receber os Snaps que aumentam sua capacidade e melhoram a experiência de uso. Já testei alguns deles e falei sobre isso aqui, mas agora estou com o Snap de câmera da Hasselblad e em breve vou fazer um review sobre este módulo específico.
Mas os Snaps pesam na decisão de compra?
Depende, se você precisa ou quer um Snap específico provavelmente vai acabar optando por um aparelho dessa linha no final das contas.
Obs: se você já tinha Snaps que usava com um modelo anterior, eles continuam funcionando no Moto Z 2 Play.
Moto Z 2 Play – Preços
Como eu estou fazendo esse review algum tempo depois do lançamento do produto já é possível encontrar o Moto Z 2 Play por R$1.600,00 nas Lojas Americanas. O valor é extremamente honesto para um celular desse nível e aconselho fortemente a considerá-lo se você quer um aparelho com boa tela, bateria de longa duração, belo design e uma câmera que vai atendê-lo no dia a dia satisfatoriamente.