Testamos: Smartphone Moto Z e Moto Snaps

21/10/2016 Sem comentários por

motoz-design-cores

O chegada do Moto Z, mais recente lançamento da Lenovo dentro da linha Moto, foi precedida de muita expectativa, em parte por causa do visual e das configurações do smartphone que finalmente pareciam apontar para um aparelho do segmento premium, mas também pela chegada dos Moto Snaps, gadgets que podem ser acoplados magneticamente ao Moto Z, oferecendo funções como projetor, câmera com zoom ótico, power bank e potentes caixas de som, o que pode ser considerado uma verdadeira inovação no universo dos celulares, já que há um certo tempo não vemos nada de realmente novo e empolgante.

Juntamente com o Moto Z recebemos 3 Snaps para teste (+ 1 Style Shell), o power bank, o projetor e os alto-falantes da JBL, mas primeiro vamos falar do aparelho:

Moto Z – Design e acabamento

motoz-design-cores-2

A primeira coisa que se nota ao tirar o Moto Z da caixa é que se trata de um produto com design elegante e acabamento superior. Seu corpo delgado, que dá ao modelo o título de mais fino smartphone premium (até o momento), as laterais arredondadas pela moldura de metal e a traseira também metálica mostram que a equipe de design trabalhou duro para entregar algo que enchesse os olhos.

Infelizmente o protuberância causada pela câmera e as insistentes marcas de dedos na parte de trás desagradaram muita gente, mas não chegaram a me incomodar, até porque que gostei de usar o smartphone com a Style Shell de madeira acinzentada que resolve os dois problemas.

Na parte frontal o modelo branco perde em design por causa dos diversos sensores que se tornam aparentes, no Moto Z preto o resultado é bem melhor, só o flash e a câmera são notados.

…….

Moto Z – Tela

motoz-tela-verso

A tela Super AMOLED de 5,5 polegadas traz cores fieis e um bom nível de brilho, mantendo a legibilidade mesmo sob forte fonte de luz, mas o destaque mesmo vai para preto real, não aquele cinza que vemos nas telas LCD, resultando em uma qualidade de imagem superior. A resolução é Quad HD 1440p (2560 x 1440) e vai dar conta de quem gosta de ver vídeos ou jogar games com imagens vivas e sem perder nenhum detalhe.

Especificações da tela:

Super AMOLED de 5,5 polegadas
Quad HD 1440p (2560 x 1440)
535 ppp
Corning® Gorilla® Glass

…….

Moto Z – Câmera

motoz-foto-camera

Aqui encontramos um dos maiores atrativos deste aparelho, aliás, quem não preza por uma boa câmera de celular hoje em dia? Afinal com as constantes atualizações de redes sociais e selfies muitas vezes elas são o item mais importante do aparelho.

Neste caso temos uma câmera traseira de 13 MP e abertura de ƒ/1.8, o foco laser é automático e muito rápido, o Flash de LED duplo equilibra as cores quando a luz é fraca ou inexistente, assim como no Moto G4 é possível controlar as configurações da câmera (HDR, macro, velocidade, etc.) usando o modo profissional.

motoz-foto-teste-camera-01

Se seu negócio é gravar vídeos, poderá fazê-lo nas seguintes configurações: em 1080p HD video (60 fps), em 4K (30 fps), em slow motion, em HD 1080p (60 fps), em HDR (1080p e 4K).

Foi a melhor câmera que testei em um smartphone da linha Moto até agora, não chega ainda a ser a melhor do mercado, mas foi uma bela evolução para a marca. Veja abaixo algumas fotos tiradas em modo automático, em um local com baixa iluminação e sem receber nenhum tratamento posterior:

…….

Moto Z – Bateria

Se levarmos em consideração que o Moto X Force e o Moto Max ofereciam uma bateria com autonomia de aproximadamente 36 horas e o Moto Z Play promete 45 horas de duração, as 24 horas em uso misto (a gente sabe que não vai chegar a isso) do Moto Z foram um pouco decepcionantes, mas entendo que se trata de um sacrifício feito em favor da espessura do aparelho, neste caso o design estava acima da funcionalidade. Mesmo assim ele consegue chegar ao final do dia sem a necessidade de uma carga urgente, o que já é um feito se comparado a outros smartphones do mercado.

Especificações da bateria:

Uso misto de até 24 horas (2600 mAh)
TurboPower™ para até 7 horas de bateria em 15 minutos de carregamento

…….

Desempenho e hardware

motoz-design-cores-3

O Moto Z tem um hardware capaz de lidar com qualquer tarefa sem nenhum problema, os testes com jogos, vídeos e aplicativos mais pesados foram extremamente positivos, apesar de alguns deles mostrarem um gasto de bateria um pouco exagerado, mas sabendo administrar dá para fazê-la render até o final do dia numa boa. A captura de fotos e gravação de vídeos não apresentou nenhum travamento ou delay e a edição dos mesmos é feita em tempo real com facilidade, o que ajuda muito quando você está ansioso por colocar algum conteúdo on-line ou enviar uma mídia para alguém.

O smartphone vem equipado com Processador Qualcomm® Snapdragon™ 820 com CPU quad-core de até 1,8 GHz e GPU Adreno 530, memoria ram de 4GB, 64 GB de armazenamento que pode ser expandida para até 2 TB via cartão microSD,

……..

Mas e os Moto Snaps?

Bem, não dá para negar que o grande diferencial deste aparelho, além de sua espessura e seu design, é a possibilidade de receber módulos que aperfeiçoam a experiência de usá-lo ou mesmo adicionam funcionalidades que ele nem tinha.

Ao contrário do aparelho da LG que traz módulos complicados de serem acoplados, o Moto Z conta com um engenhoso sistema magnético que acopla facilmente os Moto Snaps como se fossem uma capa, é por isso que existem os contatos na parte inferior da traseira, eles prejudicam um pouco o visual, mas não chegaram a me incomodar, pois, como já disse, preferi usar o aparelho com a capa de madeira na maior parte do tempo.

Quais são os Snaps? Eles funcionam bem?

Até o momento tive a oportunidade de testar os seguintes Snaps:

Incipio offGRID Power Pack

moto-snaps-incipio-offgrid-power-pack

Um power bank que se encaixa no celular magneticamente, parece uma ideia simples, mas por motivos óbvios ela ainda não havia sido colocada em prática, agora com o Moto Z você pode recarregar seu gadget com uma bateria de 2.200 mAh. O smartphone fica bem mais grosso com ela, mas garanto que em um momento de necessidade ninguém vai ligar para isso.

…….

Moto Insta-Share Projector

moto-snap-insta-share-projector

Este módulo é o meu preferido, ele possibilita a projeção de uma tela de até 70 polegadas em qualquer superfície plana. Se não há como colocar o aparelho perpendicular a parede ou alguém movê-lo de sua posição incial, não tem problema, um sensor mede o ângulo e adapta a imagem para que fique perfeita. Minha grande diversão foi projetar no teto do quarto e ficar assistindo filmes deitado na cama! Mas você também pode usá-lo para apresentações de slides ou vídeos em reuniões por exemplo, só é necessária uma superfície plana

…….

JBL SoundBoost

moto-snap-jbl-soundboost-speaker-lenovo

Outro Moto Snap que pode agradar muita gente, principalmente quem gosta de reunir os amigos e ouvir boa música.  O JBL SoundBoost não só transforma o seu Moto Z em um speaker como ainda adiciona mais 10 horas de bateria, ou seja, também atua com power bank! O som tem boa qualidade e potência, mas tem que ser carregado a parte, quando acoplado ao gadget ele adiciona muito volume e não vai ser no bolso da bermuda que você vai levar os dois juntos! 🙂

……..

Hasselblad True Zoom

moto-snap-hasselblad-true-zoom

Infelizmente ainda não recebi esse Snap para testes mais específicos, mas pude fazer uma experimentação básica na apresentação na sede da Lenovo/Motorola e pude sentir um pouco do que é capaz essa câmera da conceituada marca suéca Hasselblad. Neste acessório temos uma lente com zoom óptico de 10X, e flash de Xenon, os controles se assemelham aos das câmeras profissionais, possibilitando um controle de zoom e cliques muito mais precisos, além da pegada mais segura graças ao volume extra e a ergonomia do Snap.

……..

Style Shell

moto-style-shells-2

Enquanto as capas dos demais aparelhos da linha Moto precisam de alguns cliques e encaixes para se afixarem no Moto Z a troca é feita de maneira ridiculamente fácil graças ao sistema magnético. Os modelos disponíveis trazem madeira, nylon balístico e couro.

…….

Onde vou usar isso tudo?

moto-snaps-group

Imagine que você foi passar um fim de semana na praia, durante o dia você levou seu Moto Snap Hasselblad True Zoom para tirar fotos em cenários incríveis; a tarde organizou um churrasco com a família e/ou amigos e colocou uma música bacana para embalar a festa usando o JBL SoundBoost; a noite reuniu a galera para ver as fotos que foram tiradas durante o dia, mas em vez de ficar todo mundo amontoado olhando para uma telinha você usou o Moto Insta-Share Projector para expor as imagens na parece da sala de estar, e antes de dormir ainda convidou a galera para assistir um episódio de sua série favorita. No outro dia, na volta para casa, notou que havia esquecido de carregar o Moto Z e não encontrou o carregador, provavelmente perdido em alguma mochila, mas com o Incipio offGrid Power Pack você não precisa se preocuparem procurar uma tomada de última hora.

Na minha opinião esse tipo de aditivo (acessório, módulo, sei lá) tem dois destinos: o cara que vai comprar por entusiasmo, mas vai usar pouco, e o sujeito que comprou por necessidade e tem consciência das oportunidades, seja no lazer ou no trabalho, de colocar em ação seus Snaps e tirar o máximo de proveito deles. A verdade é que os dispositivos são bem desenvolvidos e abrem um mar de possibilidades, principalmente pelo fato da Lenovo oferecer kits de desenvolvimento que dão a qualquer empresa o poder de desenvolver um Snap, eu mesmo gostaria de ver alguém criar uma Style Shell que viesse com lentes acopladas, imagine que bacana adicionar uma macro a sua câmera de celular sem precisar daqueles kits xing-ling!

…….

Preços

O Moto Z conta com um pack que inclui, além dos acessórios costumeiros (carregador, fones de ouvido, bumper, adaptadores), 1 Moto Style Shell e um Snap Incípio offGridtm Power Pack Preto, tudo isso por R$3.199,00.

Existem pacotes com Moto Snaps adicionais que deixam os módulos muito mais acessíveis. Você pode comprar o pack do Moto Z + o JBL Sound Boost por R$3.499,00 (só o Snap custa R$698,00), se fizer o mesmo com o Snap da Hasselblad ou o Insta Share Projector, o valor sobe para R$3.999,00, mas é bom lembrar que cada acessório custa R$1.499,00, ou seja, se você investir em um combo vai adquirir um Moto Snap por metade do preço.

Mais informações: www.motorola.com.br

Leia também:

Destaques, Tecnologia, Wishlist

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “Testamos: Smartphone Moto Z e Moto Snaps”

Deixe um comentário