Grifes Top de Moda Masculina: Ermenegildo Zegna

04/06/2014 3 Comentários por

ermenegildo_zegna_destaque

É comum falarmos em grifes luxuosas ou dizer que uma marca é cara ou chique, mas para entender a razão de tanta pompa é necessário conhecer a história e os métodos de criação que a tornam tão especial. Neste post você vai saber um pouco mais sobre a Ermenegildo Zegna, uma grife de moda masculina dedicada a criar os melhores ternos com o melhor tecido, tudo desenvolvido dentro de suas instalações. Saiba como isso é possível:

Breve histórico

ermenegildo_zegna_fabrica

Fundada em 1910 na cidade de Trivero, Itália, pelo alfaiate e empreendedor de mesmo nome, a Ermenegildo Zegna inicialmente só produzia ótimos tecidos de lã, foi só em 1938 o inicio da produção de ternos sob medida para serem vendidos apenas em Nova York, essa situação muda em 1968 quando os herdeiros de Ermenegildo Zegna, Aldo e Angelo, lançam a venda de ternos prontos. Ainda hoje a marca possui uma linha premium onde os costumes são feitos sob encomenda.

…….

Diversificação

ermenegildo_zegna_sport

Sinônimo de moda masculina séria, elegante e sofisticada, a Ermenegildo Zegna atualmente conta com outras linhas que levam a qualidade da marca para peças mais casuais e esportivas, como a Zegna Sport e Z Zegna, esta última voltada para o público jovem. A diversificação não ficou apenas restrita a confecção, em 2003 a grife lançou seu primeiro perfume Essenza di Zegna, em 2004 calçados em parceria com a Salvatore Ferragamo e em 2005 a coleção de óculos escuros e receituário contando com a colaboração da italiana De Rigo.

…….

Presença no Mundo

ermenegildo_zegna_lojas

Além de contar com fábricas na Itália, Espanha e Suíça, a Ermenegildo Zegna possui endereços de venda em países como França, Alemanha, Turquia, México, Estados Unidos, Hong Kong e Austrália, totalizando mais de 500 pontos. No Brasil, a primeira loja chegou em 2001, no Shopping Iguatemi, em São Paulo, mas antes disso já era possível encontrar os belos ternos da grife graças a uma parceria iniciada em 1998 com a Daslu.

…….

Qualidade

ermenegildo_zegna_zzegna

A fama dos ternos Zegna não vem somente da rica história da marca, mas também da alta qualidade de seus 450 tipos de tecidos cuja produção ainda é feita em Trivero e supervisionada desde seleção da lã, a chegada do produto às mãos do cliente. Além disso, o caimento perfeito que valoriza a silhueta masculina, o corte impecável e o acabamento incomparável já se tornaram verdadeiros ícones da grife – não é a toa que suas criações são cobiçadas por homens de todo o mundo, sendo usadas por príncipes, estadistas, astros de Hollywood e grandes empresários.

…….

Como é produzido um terno Ermenegildo Zegna?

ermenegildo_zegna_measure

Até chegar ao seu guarda roupas um costume da marca passa por aproximadamente 500 mãos, desde o produtor de lã que recebeu incentivos (e até prêmios) para produzir fios cada vez mais finos – e, consequentemente, um tecido mais leve e macio – até os artesãos que vão dar os últimos acabamentos, como costurar a entretela, uma espécie de molde interno, garantindo que ele assente perfeitamente no seu corpo, ao contrário de outras marcas que usam cola nesse processo, endurecendo o tecido e prejudicando o caimento. Todos esses cuidados com a elaboração do terno Zegna colocam o traje entre os de melhor confecção e qualidade no mundo, e apesar de encarecerem seu preço, garantem àquele que o adquire o que há de mais perfeito em termos de vestuário formal masculino.

ermenegildo_zegna_grifes_top1

Nos ternos sob encomenda (os mais caros) a coisa é ainda mais elaborada: suas medidas são tiradas e enviadas para a Suíça onde 10 artesãos vão trabalhar nas 80 peças cortadas com precisão milimétrica, o tecido utilizado nele é examinado sob iluminação especial para garantir que não haja nenhuma mínima imperfeição em sua superfície, a entretela que dá sustentação ao paletó é feita de pelos de cabra, camelo ou cavalo e costurada a mão. Normalmente um terno passa por 180 etapas em sua confecção, os sob encomenda podem passar por 500 etapas! Não é a toa que um costume da marca feito dessa maneira custe a partir de 16 mil reais!

…….

Curiosidades

  • Michelangelo Zegna, pai de Ermenegildo, era relojoeiro, mas quando casou-se pela segunda vez recebeu seis teares como dote. Assim nasceu um novo negócio na família!
  • Ao herdar o negócio do pai em 1907, Ermenegildo Zegna começou a trabalhar na escolha de matéria prima de primeira para tirar das mãos do ingleses o título de melhores do mundo em tecidos de lã. Em poucos anos a empresa do talentoso jovem seria referência mundial no segmento;
  • Até hoje a empresa é familiar, ao contrário de muitos de seus concorrentes que abriram capital ou foram comprados por conglomerados;
  • O lanifício em Trivero produz mais de dois milhões e meio de metros de tecido, esse material é usado tanto pela Zegna quanto por outras grifes que usam a lã da marca para confeccionar seus ternos;
  • Na Austrália, para preservar os fios ainda nas ovelhas os criadores as cobrem com casacos especiais por nove meses até o momento da tosa;
  • Em 1932 Ermenegildo Zegna construiu o Centro Zegna, um complexo com biblioteca, cinema, teatro, piscina pública e até hospital. Hoje também existe a Panorâmica Zegna, um roteiro turístico de 14 KM que vai de Trivero até os alpes de Bielmonte, na Suíça;
  • A Fundação Ermenegildo Zegna é responsável por diversos projetos ligados a ecologia e cultura por todo o mundo, a marca também mantém o Oasis Zegna, uma reserva florestal de 100 KM² onde é permitido esportes como ciclismo e escalada;
  • Desde sua fundação a empresa já criou mais de 32 tipos diferentes de tecido;
  • O faturamento da grife é de 870 milhões de euros, seu lucro estimado é de 17 milhões de euros;
  • A Zegna possui mais de 500 lojas próprias em 86 países;
  • Por incrível que pareça a grife só abriu sua primeira loja em Paris no início dos anos 80.

…….

Leia também:

Destaques, Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

3 Responses to “Grifes Top de Moda Masculina: Ermenegildo Zegna”

  1. Allan Moreira says:

    Ótimas escrito. Acompanho o canal semanalmente.
    Obrigado pelas informações.

  2. Rafael says:

    Vocês poderiam falar algo a respeito de cintos trançados?Grato.

  3. Reginaldo Cardoso de Sousa says:

    Gostaria muitíssimo de conhecer a linha de produção destas preciosidades. Um grandiosíssimo privilégio, sem dúvida.

Deixe um comentário