Quando escrevi o artigo sobre como combinar camisas e gravatas comentei por alto um principio básico da moda masculina: estampas e padrões grandes sempre tem aparência mais casual e o contrário também é válido, quanto menor o padrão, mais ele contribui para a formalidade do traje, principalmente se estivermos falando do traje social.
Portanto quando for deixar de lado a casualidade e sentir a necessidade de algo mais austero, seja para trabalho ou para algum evento importante, procure optar por xadrezes como o vichy miúdo ou o “checked plaid” que é o termo em inglês para aquela estampa quadriculada semelhante ao window pane, mas bem pequena, com linhas finas e discretas, dessa maneira você consegue um visual menos “plano” sem parecer informal. O mesmo vale para listras verticais, o estilo “risca de giz” sempre é mais sério do que as camisas com faixas largas e acaba deixando seu combo com um ar clean, bem adequado para ambientes conservadores.
Porém, se o objetivo é montar uma combinação casual, todos os tipos de padrões e estampas são bem vindos, mas, na maioria das vezes, os maiores atingem resultados mais descolados, mesmo que no mix entrem peças de alfaiataria com cores sóbrias. Aqui xadrezes como o madras ou o tartan e listras largas e até mesmo assimétricas só vem a contribuir com o look.
Espera aí, tem mais…
Como ficam estampas como o paisley, argyle, poás, micro-estampas, padrões geométricos e listras horizontais?
Com exceção da micro-estampa, todos estes fazem a balança pender para o casual, você até pode adicioná-los ao seu terno, seja em uma camisa, gravata ou até em uma malha nos tempos de frio, entretanto isso sempre vai quebrar um pouco da austeridade do conjunto, o que, acredite, pode ser bem positivo, desde que seja na hora e local adequado.
Não acabou ainda…
Temos também o falso liso como o “espinha de peixe” que de longe parece um tecido plano, mas na verdade é formado por diversas linhas transversais que se encontram formando o desenho realmente parecido com a espinha de um peixe. Justamente por serem tão discretos, estes padrões (note que na maioria da vezes não se trata de uma estampa) não interferem radicalmente no resultado, emprestando um pouco de charme e criando uma certa textura ao tecido da peça de roupa que pode deixar seu visual mais interessante.
Resumindo:
- Padrão ou estampa grande look casual;
- Padrão ou estampa pequena look formal;
- Paysley, argyle, poás, microestampas sempre farão a balança pender para o casual, mas é possível usá-los com trajes formais, desde que se saiba dosar;
- Falso liso como o “espinha de peixe” é versátil e se encaixa em quase todo look.
Olá, sou bem novo aqui no site e não entendo muito de roupas, assim, não sei nomes e modelos por exemplos, mas sei mais ou menos como usá-las, e gostaria de saber, qual o nome da peça que o rapaz está usando por cima da camisa xadrez na ultima foto?
Olá Daniel,
a peça em questão é um blazer.
Abs.
Ricardo,
Parabéns pela publicação de extremo bom gosto. A moda masculina é muito difícil de ser abrangida, pode facilmente ficar caricata. Você deu dicas muito boas e úteis, eu tinha muita dificuldade no estilo social e em não deixá-lo perder a seriedade e ainda assim ficar estiloso. Muito obrigado.