Combinar gravatas e camisas que possuem padrões ou estampas é uma das maiores dúvidas fashion do homem. No começo tudo era mais simples, as camisas, em sua maioria, eram lisas e pouca massa cinzenta era necessária para combiná-las com as gravatas, pois a indumentária era mais séria, abrindo pouco espaço para a imaginação. Hoje as camisas variam suas padronagens entre o listrado, xadrez, poá e quadriculados (e as gravatas não ficam atrás) causando dúvida e até um certo temor no público masculino acostumado com a zona de conforto, entretanto existem algumas regras simples para fazer este tipo de combinação, basta entendê-las para não errar nunca, veja abaixo:
Guia básico para combinar padrões de estampas em gravatas e camisas
1 – Escolha padrões ou estampas com proporções diferentes. Por exemplo: uma camisa com xadrez vichy pequeno e uma gravata com listras largas.
2 – Preferencialmente a camisa deve ser em um tom mais claro do que a gravata. Como de costume, essa regra pode ser quebrada, mas é preciso uma boa dose de bom senso para fazer o contrário resultar em algo bacana, portanto se você prefere o caminho seguro, é melhor não arriscar.
3 – Quanto maior o padrão da camisa mais casual fica o look, já nas gravatas o mesmo não acontece, as de listras transversais são clássicas não importando o tamanho delas.
4 – Estampas com muita informação, mesmo que em proporções diferentes, podem deixar o visual poluído, se você escolher uma camisa em xadrez madras, tente uma gravata em microestampa.
…….
Veja abaixo algumas sugestões de combinações entre camisas e gravatas com padrões e estampas:
Camisa listrada
Melhor com » Poá, listras largas, microestampa.
…….
Camisa Xadrez Vichy
Melhor com » Xadrez grande, listras largas.
…….
3 – Camisa Xadrez Madras
Melhor com » Poá, listras finas, microestampa e heraldic club (brasões pequenos).
…….
Evite
As combinações abaixo tem maior probabilidade de dar errado, justamente devido aos problemas de proporção e da quantidade de informação em cada peça:
Mas se você é ninja…
Provas de que dá para quebrar as regras e obter um bom resultado:
Não se trata de sorte, quem tem conhecimento suficiente consegue burlar as regras e chegar a resultados como os vistos acima, mas esse assunto fica para outro post!
Ótima matéria,estive pensando nisso a poucos dias e de repente minhas dúvidas acabaram.Parabéns Ricardo!
Prezados,
Parabéns pelo site.
Sugiro a criação de “palavras-chaves” para organizar os tópicos similares, por exemplo: “ternos”, “gravatas”, “sapatos” etc.
Atenciosamente,
Eu sempre adotei um caminho seguro quanto a isso, tipo camisas lisas usava gravatas estampadas e camisas estampadas gravatas lisas, fico com muito medo de combinar fora disso, mas o post, mostrou algo legal pra min.
Obrigado
Que bom! \o/
Boa tarde!
Comprei uma camisa e uma gravata e estou na dúvida…
Terno preto, camisa é roxa, quase preta… E a gravata é lilás.
Será que combina?
Pablo,
tenho um pé atrás com esse negócio de terno escuro + camisa escura + gravata clara. Prefiro usar uma camisa clara, serve para qualquer ambiente e não fica pesado, visualmente falando. Esse look que você citou não seria apropriado para um casamento formal ou para trabalhar, por exemplo.
Abs.
Ah Ricardo,
Vou ser do contra.
É bonito usar terno escuro e camisa clara, mas estravagar de vez enquanto é bom.
Pode até parecer estranho, mas gosto muito também, usar camisa da mesma cor da gravata, só que, a gravata não pode ser lisa.
Sempre recebi elogios pelas combinações e querendo ou não, muitos dos meus colegas de trabalho, tentava inspirar no meu modo de vestir.
Penso, temos que quebrar a barreira do medo e vestir, olhar no espelho e se surgir um “ohhh” ou um “leve sorriso no rosto significando gostei”, devemos usar.
Abração.
É muito bom ficar navegando no seu site!!!
Tenho dúvidas entre usar uma camisa rosa clara de risca é uma gravata rosa pink bordada.
Levi,
É tom sobre tom, vai chamar atenção, mas não está errado.
Abs.
Posso usar a camisa e a grava na mesma (mesma) cor/cinza? terno slin preto.
Ludmilson,
gravata e camisa exatamente na mesma cor foi uma moda que teve sua vez no final dos anos 90. Há uns 3 ou 4 anos tentaram trazer essa tendência de volta mas não pegou, a falta de contraste deixa o visual muito monótono.
Dá para combinar se a camisa for cinza mas em um tom bem mais claro que o da gravata, ainda assim acho mais bacana uma camisa branca ou em um tom bem suave como azul, rosa ou lavanda, com a gravata cinza chumbo e o terno preto.
A parte boa dessa combinação é que o terno e a gravata são neutros, então dá para combinar com a cor de camisa que você quiser.
Abs.