Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento

18/05/2017 2 Comentários por

Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento

Você já reparou que calças jeans com cortes similares podem ter caimentos totalmente diferentes, as vezes acontecendo em peças de uma mesma marca e modelo? Sim, estou dizendo que duas Levi’s 501 podem ter caimento diferente no seu corpo e isso se deve a gramatura do jeans e, principalmente, a composição do tecido.

Gramatura do jeans Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento

O jeans pode ser mais pesadão e assentado ao corpo se for de alta gramatura, ou seja, terá acima de 12 onças (OZ), de 10 a 12 OZ é um tecido médio e de 5 a 10 pode ser tratado como leve. No caso do denim especificamente eu acredito que acima de 10 OZ o resultado é melhor no corpo do homem.

Nas etiquetas não vem especificada a gramatura, mas dá para sentir só de pegar no tecido, apenas por sua espessura, sendo o resultado visual um pouco mais rude que o material leve, marcando muito menos bolsos e o underwear, além de, é claro, detalhes de sua anatomia, se é que você me entende…

Composição: Algodão e fibras sintéticas

Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento

Jeans com maior porcentagem de elastano: veja como os efeitos são mais superficiais e não parecem tão naturais.

Outro elemento que influencia, e muito, o caimento do jeans é o elastano (à base de poliuretano), ele torna o tecido mais elástico e adaptável ao formato do corpo. Geralmente o jeans stretch recebe 1% ou 2% de elastano em sua composição e é impressionante como tão pequena quantidade pode mudar tanto o comportamento do material, tornando-o mais confortável e macio.

Basicamente dá para dizer que não haveria jeans skinny se não fosse o elastano, pois nem todo mundo se adapta as calças feitas com denim de algodão puro, devido a um certo desconforto e limitação de movimentos que ela pode causar.

Existem calças que recebem uma porcentagem de poliéster além do elastano, mas longe de melhorar algum aspecto no uso da peça ele está lá só para baratear a matéria-prima.

Efeitos e detalhes

Um coisa curiosa do tecido mesclado é que os efeitos como desgastes e rasgos não ficam tão naturais, apesar de chegarem bem perto em certos casos, as fibras sintéticas não permitem um efeito envelhecido tão perfeito, mesmo com as avançadas técnicas de lavanderia e tratamento de jeans atuais, nesse caso o denim puro ainda é imbatível.

E por falar em jeans skinny

Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento

Jeans justo, mas com caimento natural. Provavelmente tem alta gramatura e pouco ou nenhum elastano.

Esse modelo é o que mais transparece o mix de fibras e a gramatura, já que é muito justo – o que não agrada a todos – mas dá para notar que existem jeans skinny que se comportam de maneira diferente, alguns vestem como se fossem uma camisinha tamanho “P” e outros são acertados ao corpo, entretanto não fazem parecer que você está sendo engolido por uma jibóia.

Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento

Esse é quase uma segunda pele, parece até que o cara é assexuado!

Muito da má impressão do jeans skinny vem do fato de que o elastano possibilita a compra da peça extremamente apertada, há quem opte até por um número menor, sem nem se preocupar em como ficarão acomodadas suas partes baixas (ouch!). É aí que as opiniões se dividem: alguns adoram o jeans justíssimo, outros preferem algo sem tanto exagero, eu voto pela segunda opção!

Verifique a etiqueta

A composição do tecido é um item obrigatório em qualquer peça de roupa, então é uma boa começar a prestar atenção aos componentes do jeans e aprender qual é a fórmula que funciona bem para você, isso pode te poupar muito tempo experimentando ou arrependimentos posteriores.

Resumindo:

  • Jeans leves com elastano são mais confortáveis, mas marcam mais o corpo, algumas vezes de maneira exagerada e geralmente em calças muito justas;
  • O denim puro e pesado tem um caimento bonito, sobretudo para os homens, mas não tem elasticidade, logo não é tão confortável;
  • Efeitos de lavagem, rasgos e desgastes são mais naturais em tecidos de algodão sem nenhuma fibra adicional, enquanto os com a presença de fibras sintéticas não atingem os mesmo resultados;
  • Sinta a gramatura do tecido e verifique a composição na etiqueta, isso vai te ajudar a identificar o jeans que cai melhor em você;
  • Quanto menos algodão, mais barato o tecido, mas isso não influenciará necessariamente o preço da peça, muitos fatores são levados em consideração nesse caso.

Opinião do autor:

No caso de calças mais justas (skinny e slim fit) eu prefiro jeans com 1% de elastano: na batalha entre a mobilidade/conforto versus caimento o blend ainda leva vantagem. Para peças mais folgadas não vejo tanta necessidade da mescla de fibras, mas isso tudo é muito pessoal, para cada um o jeans funciona de uma maneira.

…….

Só para encerrar…

Só tem uma coisa que, ao meu ver, é uma lei universal da moda masculina, jeans não pode embalar o corpo a vácuo! Fique com essa imagem perturbadora logo abaixo como exemplo do mau uso do elastano…

…….

Mais sobre jeans

Quer saber mais sobre corte e caimento de jeans e qual funciona melhor no seu corpo? Clique aqui nos links abaixo:

Guia de Lavagens de Jeans, Como e Onde Usá-las

Guia de Como Comprar o Jeans Masculino Ideal

…….

Leia também:

Moda Masculina

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.

2 Responses to “Dica: Composição do Jeans Influencia o Caimento”

  1. frank kiliel says:

    Fique com essa imagem perturbadora rsrsrsrsrsr
    essa foi boa!!!!!!!!! realmente Ricardo

  2. Cristiano says:

    Ricardo, realmente, essa imagem é muito perturbadora e chocante! kkkkkkkk
    Abraço e parabéns pelas dicas.

Deixe um comentário