O Look Certo: Mistura Ousada do Formal Com o Casual

26/02/2016 Sem comentários por

look-certo-escolhas-inusitadas-casual-chic

Nem sempre as regras da moda masculina devem ser seguidas a risca, mas, antes de tudo, é importante ressaltar que quebrá-las requer uma boa dose de bom senso e conhecimento do assunto. O look que escolhemos para essa semana reúne alguns elementos que poderiam muito bem ter dado errado, mas que contaram com uma dose extra de habilidade (ou muita sorte, sei lá) e resultaram em um look bacana.

Por que funciona?

Antes de tudo vamos enumerar as decisões arriscadas: a calça clara chama atenção demais para a parte de baixo, especialmente com o blazer escuro dando uma “apagada” no dorso, a gravata é do tipo muito usado em casamentos e raramente vista em combinações diurnas e casuais, além disso tudo temos as cores das peças fatiando a silhueta, o que não ajuda se você é baixo.

Por outro lado a gravata ajudou a chamar o olhar para o tórax e o rosto, a calça iluminou o look e o blazer deixou o visual alinhado. Vale uma menção a charmosa bota chelsea e o simpático lenço no bolso. A camisa de colarinho italiano, bem aberto, deu um toque moderno a produção e caiu bem com o restante dos tons neutros usados nas demais peças.

Não seria a mesma coisa se…

Ele tivesse escolhido uma gravata escura ou o blazer fosse de alfaiataria tradicional, pois o look perderia seu estilo casual e equilibrado.

Experimente…

Um brogue de camurça no lugar da bota e um belo relógio com pulseira de couro para arrematar o look co classe.

Resumindo:

  • É bom saber quando e como quebrar as regras da moda masculina;
  • Erros podem se tornar acertos se você souber usar o que as peças tem de melhor;
  • Cuidado com cores muito claras na parte de baixo e escuras em cima, isso pode desviar o olhar de seu rosto;
  • Acessórios podem ajudar a equilibrar a combinação, foi o caso da gravata;
  • Mesmo com todos os acertos (propositais ou não) pense muito antes de quebrar a silhueta dessa maneira se você não é alto.

Dicas adicionais:

Para gordinhos – a calça clara pode engrossar demais suas pernas, pense em uma opção mais discreta, que combine com o blazer, como uma chino castor.

Para baixinhos – o contraste também não é bom para você, ele deixa a silhueta toda cortada, mas você pode tentar resolver isso se optar por calça e sapatos em tons próximos. O caçado pode ter uma sola mais parruda.

Para altões – o look funciona muito bem para quem é bem alto, o corte feito pela calça em contraste com o blazer faz parecer que você não é tão alto e os acessórios bem escolhidos chamam atenção para o rosto.

Leia também:

Destaques, Estilo

Sobre o autor

Ricardo Terrazo Junior acredita que com bom senso e iniciativa qualquer homem pode se vestir bem. Quando não está escrevendo aqui divide seu tempo entre seu trabalho como designer gráfico e seu outro site, o Bazar Pop.
No Responses to “O Look Certo: Mistura Ousada do Formal Com o Casual”

Deixe um comentário